INSTRUMENTOS DE REVISÃO DA COISA JULGADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES ARBITRAIS
Advertisements

TCC: Monografia e/ou Artigo
PROCEDIMENTOS ESPECIALS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
Coisa julgada.
Coisa julgada.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Procedimento ordinário.
Intervenção de terceiros
SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
DA AÇÃO RESCISÓRIA.
SENTENÇA art. 458 a 466 do CPC Conceito: é o ato do juiz que implica algumas das situações previstas nos arts. 267 e 269 do CPC .
I – SENTENÇA I – ETIMOLOGIA: Do latim: sententia, sentire: sentimento, verdade, sinceridade etc.
Nulidades processuais
Meio de revisão da coisa julgada
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
Liquidação de sentença
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
Conceito CF: art. 5º, XXXVI: “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. Prima pela segurança jurídica. Assegura.
Posição enciclopédica do direito processual
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
Aula 07 – Recurso Adesivo. Princípios recursais.
Prática Jurídica I Contestação.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
1. Marque a alternativa CORRETA:
Processo de conhecimento:
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 05 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 5 PROAB.
Ação de Prestação de Contas
Produção antecipada de provas
EMBARGOS INFRIGENTES Após a reforma o artigo 530, do CPC, dispõe: “Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de.
Teoria Geral do Processo
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
DO JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO art. 329
AÇÃO PROCESSO CIVIL.
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
Ação negatória de paternidade
Juizado Especial Cível
Providências Preliminares
DISCIPLINA PROCESSO CIVIL V 2009 CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO - METROCAMP LARISSA B. B. PRADO
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
COISA JULGADA Considerações iniciais
Profº Carmênio Barroso
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Professor: Milton Correa Filho AULA 07 Tema: EMBARGOS INFRINGENTES 1.CONCEITO Recurso interponivel.
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
TEORIA GERAL DO PROCESSO – 2009 Profa. Ms. Meyre E. C. Santana.
Segundo Elpídio Donizetti
A Tutela jurisdicional fenômeno do plano processual que visa a tutela dos direitos fenômeno do plano material.
COISA JULGADA Considerações iniciais Considerações iniciais: A coisa julgada é instituto jurídico que integra o conteúdo do direito fundamental à segurança.
Sílvia Ozelame Rigo Moschetta. Verdade afetiva não pode obstaculizar a pretensão de descobrir a verdade genética, não revelada em anterior demanda. Pode-se.
PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS RECURSOS
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
Ação autônoma de impugnação.
Saneamento do Processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS - FDA Processo Civil I Pressupostos recursais genéricos: objetivos e subjetivos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL TEMA DA AULA: COISA JULGADA PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (henriquemouta.com.br)
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA ( Maio de 2011.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTOS DE REVISÃO DA COISA JULGADA Admite-se em nosso sistema, como instrumento de revisão da coisa julgada material: a) a ação rescisória; b) a querela nullitatis (art. 741, I, do CPC); impugnação com base em existência de erro material; d) a impugnação da sentença inconstitucional (art. 475, L, 1º, e, art. 741, p.u. do CPC); e a possibilidade de revisão da coisa julgada p denúncia de violação à Convenção Americana de Direitos Humanos formulada perante a Corte Internacional de Direitos Humanos.

INSTRUMENTOS DE REVISÃO DA COISA JULGADA A ação rescisória é uma ação autônoma de impugnação de decisão de mérito transitada em julgado, quando inquinada por vícios rescisórios (previstos no art. 485, do CPC). Deve-se respeitar o prazo decadencial de 2 anos, cujo termo inicial é a data do trânsito em julgado.

INSTRUMENTOS DE REVISÃO DA COISA JULGADA A querella nullitatis é o meio de impugnação de decisão judicial maculada por vícios transrescisórios, quando: a) a decisão for proferida em desfavor do réu em processo que correu à sua revelia por falta de citação; b) a decisão for proferida em desfavor do réu em processo que correu a sua revelia por ter sido a citação defeituosa (art. 475, L, I, e art. 741, I, do CPC). Esta ação é imprescritível.

RELATIVISAÇÃO DA COISA JULGADA Um dos exemplos que a doutrina tem usado para dar fundamento à tese “ é o da ação de investigação de paternidade, cuja sentença, transitada em julgado, declarou que o autor não é filho do réu (ou o inverso), vindo depois um exame de DNA a demonstrar o contrário. Diante disso, e para tornar possível a rediscussão do que foi afirmado pela sentença transitada em julgado, argumenta-se que a indiscutibilidade não pode prevalecer sobre a realidade, e que assim deve ser possível rever a conclusão formada.

A BASE DA RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA MATERIAL Em favor da relativização da coisa julgada argumenta-se a partir de três princípios: o proporcionalidade, o legalidade e o instrumentalidade. No exame desse último, sublinha-se que o processo, quando visto em sua dimensão instrumental, somente tem sentido quando o julgamento estiver pautado pelos ideais de Justiça e adequado à realidade.

A BASE DA RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA MATERIAL Em relação ao princípio legalidade, afirma-se que, como o poder do Estado deve ser exercido nos limites lei, não é possível pretender conferir a proteção a uma sentença totalmente alheia ao direito positivo.

A BASE DA RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA MATERIAL Por fim, no que diz respeito ao princípio proporcionalidade, sustenta-se que a , por ser apenas um dos valores protegidos constitucionalmente, não pode prevalecer sobre outros valores que têm o mesmo grau hierárquico. Admitindo-se que a pode se chocar com outros princípios igualmente dignos de proteção, conclui-se que a pode ceder diante de outro valor merecedor de agasalho.

A IMPORTÂNCIA DA COISA JULGADA MATERIAL A é atributo indispensável ao Estado Democrático de Direito e à efetividade do direito fundamental de acesso ao Poder Judiciário – obviamente quando se pensa no processo de conhecimento. Ou seja, de nada adianta falar em direito de acesso à justiça sem dar ao cidadão o direito de ver o seu conflito solucionado definitivamente. Por isso, se a definitividade inerente à pode, em alguns casos, produzir situações indesejáveis ao próprio sistema, não é correto imaginar que, em razão disso, ela simplesmente possa ser desconsiderada.

O exame de "DNA" capaz de alterar o resultado da sentença na ação de investigação de paternidade Assim, nos casos em que a investigação de paternidade ocorreu na época em que o exame de DNA ainda não existia, não há dúvida que o laudo de DNA pode ser equiparado a um "documento novo". Seria correto concluir que a sentença ação de investigação de paternidade somente pode ser rescindida a partir de prazo contado ciência parte vencida sobre a existência do exame de DNA.