REVISÃO DE LITERATURA OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

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Citações e Referências
Transcrição da apresentação:

REVISÃO DE LITERATURA OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ROESCH, Cap. 6 Profª. Flávia Santos flavia@udc.edu.br

Conteúdo da seção Engloba tudo que for relevante e necessário para esclarecer e justificar o problema; Tudo que servir para orientar o método do trabalho e os procedimentos de coleta de análise de dados; É bastante flexível.

EX: Análise Competitiva 1º apresentar diversos autores 2º comparar ou contrastar as perspectivas 3º concluir justificando o conceito que será utilizado no projeto.

EX: O papel da ARH nas organizações Pode ter vários subtítulos 1 Objetivos das área de RH 2 Área de RH na prática 3 O papel que a área deve assumir 4 Mkt interno das atividades de RH Entre outros

Na UDC... 3.1 ADMINISTRAÇÃO Funções e Habilidades do Administrador Áreas de Atuação do Administrador Teorias da Administração 3.2 Iniciar sobre seu tema

Revisão de literatura: não tem início e fim; Geralmente o inicio se da pelo levantamento de textos sobre o tema, mas nem todos serão úteis; Filtrar; Com o redirecionamento da pesquisa novos textos serão acrescentados

Principais dificuldades dos alunos Cópia pura e simples de textos de autores – nem ordem lógica Não há subtítulos separando conteúdos diversos – quando há não há frases de ligação Textos que não têm ligação direta com o tema Faltam citações de autores – plágio Normas de citações são ignoradas

Pesquisa Bibliográfica Seleção, leitura e análise de textos, seguido de relato por escrito; Abordagens: -Leitura eficiente -Leitura analítica

Leitura Eficiente (Wallace, 1980) Leitura Normal Leitura Explorando texto Leitura seletiva Buscando informações específicas

1. Lendo com propósito: por que estou lendo. O que espero aprender 1. Lendo com propósito: por que estou lendo? O que espero aprender? Depois: consegui responder minhas perguntas? O que aprendi? Passar rápido por algumas partes e estudar com detalhes outras mais relevantes Se a informação não estiver naquele texto, é bom saber o quanto antes.

2. Utilizando o título: para selecionar quais leituras realmente fará 3. Explorar o livro: O texto é relevante para o assunto? Todo o texto ou uma parte? Qual? É escrito por um autor conhecido, cujo julgamento é confiável? Está atualizado? A discussão está no nível requerido?

4. Explorando um capítulo: ler o primeiro e último parágrafo 5. Buscando informação específica: sumário 6. Compreender a organização do texto: Problema Hipótese Experimento Conclusões

Leitura Analítica Na revisão de literatura espera-se encontrar uma interpretação da leitura e não uma cópia de textos de vários autores. Análise crítica dos autores.

Redação Científica Espera-se: definição dos termos-chaves do projeto; descrição de modelos, teorias ou enfoques; comparação entre autores e discussão a esse respeito. 1. Definição: o autor do projeto deve optar pela definição de determinado autor, que julgar mais abrangente ou apropriada para o projeto, mas deve deixar isto claro.

2. Ilustração: ilustrar um tópico com exemplos ou analogias (para explicar algo abstrato ou difícil ou para dar suporte á um argumento); 3. Narrativa: contar como um fato acontece depois de outro; segue uma ordem cronológica (normalmente no problema); 4 . Comparação: comparar (semelhanças) e contrastar (diferenças)

5. Descrição estática: -ordenada: do geral para o particular -clara: cada parágrafo com uma idéia -precisa: insalubre -especifique a temperatura, níveis de ruído em decibéis - completa: não omitir aspectos importantes

6. Descrição de processo *Como fazer algo -arranjar a informação da maneira que o processo possa ser descrito até o final

7. Causa e efeito: explicar como um fato causa outro -ao explicar um acontecimento, não contar com uma única explicação -pode-se ter uma causa relacionada á vários efeitos Ex: Por que a qualidade é baixa? Causa------------------efeito Desleixo baixa qualidade dos operadores

Causas ---------------- Efeitos Baixa qualificação Baixo salário qualidade baixa Equipamento obsoleto

8. Discussão: apresentar fatos, evidencias, para basear diferentes argumentos Na fundamentação teórica o aluno deve fazer uma análise interpretativa do que está lendo e citando de autores Não ficar no ctrl+c ctrl+v

Lista para avaliação do texto, tanto para criticar outros autores como para analisar seu texto Autor estabeleceu o problema de forma clara? Todos os termos importantes foram definidos? Ele apresentou evidencias para embasar seus argumentos? A evidência é relevante? Ele fez bom uso de exemplos? Usou analogia de forma correta, para clarificar? O texto apresenta lógica? Ele tornou seu ponto de vista pessoal claro?

Estilo da redação recomendado o uso da impessoalidade, evitando-se o uso de verbos na primeira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural (analiso, analisamos, observei, observamos); As sílabas não deverão ser separadas ao final de uma linha. Deverá ser utilizada a função justificada do editor de textos, exceto nas referências, que devem ser alinhadas à margem esquerda;

Citações Diretas São transcrições exatas de palavras ou trechos de outro autor, podem ser apresentadas de duas formas: diretas curtas ou diretas longas; a) Direta Curta (até 3 linhas): incorporada ao texto, transcritas entre aspas, com indicação das fontes de onde foram retiradas (autor, ano e página)

b) Direta longa(mais de 3 linhas): são transcritas com espaço simples entrelinhas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, letra Arial 11 e sem aspas, com indicações das fontes de onde foram retiradas.

Citações Indiretas São reproduções das idéias de um outro autor, sem que haja transcrição do texto o uso de aspas é dispensável, devendo, contudo indicar a fonte de onde foi retirada a idéia. A identificação do número da página é opcional na citação indireta.