Indicadores da Qualidade

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Transcrição da apresentação:

Indicadores da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 RUMO À RECERTIFICAÇÃO Módulo 2 Indicadores da Qualidade www.quality.eng.br

Oceano Zacharias Físico, Matemático-esttatísitco e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduação em Administração de Empresas no Brasil e no exterior, com ênfase em Gestão Empresarial - Qualidade, Planejamento, Custos, Produtividade e Responsabilidade Social. Habilitado em Contabilidade Gerencial de Custos. Examinador '93 do Prêmio Nacional da Qualidade. Autor de vários livros, dentre eles: “ISO 9000 – Conhecendo e Implementando”, “Responsabilidade Social – SA 8000 – ABNT NBR 16001” e “01 Minuto com Qualito – Textos de Motivação Profissional”. www.quality.eng.br 2

Somos uma Consultoria fundada em 1o./mar/93 A experiência da Quality Somos uma Consultoria fundada em 1o./mar/93 certificada pela ISO 9001 desde 1.997 em “Consultoria, Auditoria e Treinamento em Gestão Empresarial” Já assessoramos mais de 1000 clientes nas áreas de Qualidade, Produtividade, Custos, Planejamento, Cargos & Salários e Responsabilidade Social e mais de 4000 em cursos e treinamentos. www.quality.eng.br 3

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 1. Cronograma da recertificação www.quality.eng.br

CRONOGRAMA ATIVIDADE JUL AGO SET OUT NOV DEZ TREINAMENTOS SOBRE O SGQ REVISÃO DOS MAPEAMENTOS DOS PROCESSOS REVISÃO DOS DOCUMENTOS DOS PROCESSOS REVISÃO DOS INDICADORES DOS PROCESSOS AUDITORIAS INTERNAS AUDITORIA PARA RECERTIFICAÇÃO www.quality.eng.br

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 2. Eficácia www.quality.eng.br

EFICÁCIA Definições: Eficácia – extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados, alcançados. Eficiência – relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados. www.quality.eng.br

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 3. Processos www.quality.eng.br

CONTROLE Procedimentos EFICÁCIA Eficiência PROCESSO ENTRADA Requisitos SAÍDA Produtos CONTROLE Procedimentos RECURSOS Eficácia www.quality.eng.br

Processo Atividades envolvidas num processo www.quality.eng.br

EMPRESA www.quality.eng.br

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 4. Indicadores www.quality.eng.br

Indicador é o carro-chefe do item a ser controlado! CONSELHO DO QUALITO Indicador é o carro-chefe do item a ser controlado! www.quality.eng.br

Propriedades dos Indicadores Um bom indicador tem que possuir as seguintes propriedades: Facilidade de obtenção Facilidade de compreensão Facilidade de comparação Ser importante para tomada de decisões Não ambigüidade www.quality.eng.br

Propriedades dos Indicadores Não se mede... ... O que não muda ... O que não é administrável ... O que não serve para tomada de decisão ... Para não tomar decisão ... O que não se relaciona com a razão de ser do seu processo/departamento DADO  INFORMAÇÃO www.quality.eng.br

Gráficos e estatística www.quality.eng.br

Gráfico de Indicadores    X JAN FEV MAR ABR MAI . . . MELHOR CONTROLE REAL Problema ! DESAFIO www.quality.eng.br

“Elimine a causa, e o efeito cessará!” CONSELHO DO QUALITO “Elimine a causa, e o efeito cessará!” Dom Quixote - Cervantes www.quality.eng.br

Estatística no Gráfico de Indicadores CAPABILIDADE DO PROCESSO É a faixa de valores dentro da qual o processo produz quando não existem problemas ocasionais. É uma característica do processo. Limite de Controle Inferior CAPABILIDADE = 6 s LCI LCS x Limite de Controle Superior www.quality.eng.br

Capabilidade e Especificação LEI LCI CAPABILIDADE LCS LES TOLERÂNCIA LCI LEI LCS LES CAPABILIDADE TOLERÂNCIA LCI LEI TOLERÂNCIA LES LCS CAPABILIDADE www.quality.eng.br

Capabilidade e Especificação LEI LES LCI LCS x CAPABILIDADE = 6 s TOLERÂNCIA Cp = TOLERÂNCIA = LES - LEI CAPABILIDADE 6 s Cp PROCESSO É > 150% EXCELENTE 100 a 149% CAPAZ 76 a 99% INCAPAZ > 75% TOTALMENTE INCAPAZ www.quality.eng.br

“Diga-me como me medes que lhe direi como vou trabalhar!!!” Indicadores... “Diga-me como me medes que lhe direi como vou trabalhar!!!” www.quality.eng.br

Quality® – Consultoria em Gestão Empresarial Trabalhar não é “fazer coisas”, é “fazer o que agrega valor”. Tchau, muito obrigado, e votos de sucesso a todos . Quality® – Consultoria em Gestão Empresarial www.quality.eng.br Tel.: (11) 5083.0001 www.quality.eng.br