Questionário de Avaliação Tipológica -QUATI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
Universidade Federal de Pelotas
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
CONCEITOS ELEMENTARES
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.


“Feliz aquele que transfere o
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Metodologia Científica Aula 6
Sustentabilidade na DOW
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
QUATI Questionário de Avaliação Psicológica
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Metodologia Científica
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Componente Curricular
Componente Curricular
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Ensino fundamental e Mudanças
Trabalho nas regras ABNT
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Avaliação Institucional Análise Estatística dos Cursos de Graduação da FURG Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida Profª MSc. Suzi Samá Pinto Comissão.
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Conhecimento Científico
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
PERSONALIDADE Estudo da Psicologia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Teste de atenção concentrada
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Teste Não Verbal de Inteligência
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA-QUATI EQUIPE: Ana Carolina Costa Camila Simões Christianne Viana Maiara Alves Nayara Ferraz.
Transcrição da apresentação:

Questionário de Avaliação Tipológica -QUATI Psicometria Questionário de Avaliação Tipológica -QUATI Equipe: Euselene Rodrigues Paulo Henrique Flavia Castro Silvia Lemos Nila Mara C. Carvalho Vanesse

História É um teste psicológico conhecido por avaliar a personalidade segundo os tipos psicológicos de Jung; Isso é feito através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. sua tipologia não é um fim em si mesmo, mas está intimamente ligada às concepções de homem e mundo desenvolvidas por Jung em sua teoria da personalidade. Para que haja um melhor aproveitamento desse sistema tipológico, por parte de quem a utiliza, é necessário se ter um profundo conhecimento da psique à luz da teoria analítica.

Construção O QUATI foi desenvolvido no Brasil, em meio pesquisas desenvolvidas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Professora Dra. Anna Mathilde P. C. Nagelsehmidt, desde 1989; Baseado na tipologia junguiana dirigido à população brasileira; Sua validade é obtida por meio de teste-reteste, e em correlação com o teste Myers-Briggs Type Indicator – MBTI, que também tem base na teoria de Jung.

Autor O autor do teste é José Jorge de Morais Zacharias, psicólogo. Concluiu o doutorado em Psicologia Social em 1994 e o mestrado em Psicologia da Personalidade, Desenvolvimento e Aprendizagem em 1989, ambos pelo IPUSP. Tem especialização em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 1994 e é membro trainee da Associação Junguiana do Brasil - IAAP.

Os tipos Junguianos Jung escreveu em 1921 o importante livro "Tipos Psicológicos", que na época foi fruto de mais de 20 anos de observação e de exercício da Medicina Psiquiátrica e da Psicologia Prática. Ele distinguiu duas formas de atitudes: a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (Tipo denominado de Extrovertido, do latin extra + Vertere = “virar” para fora; sing.: que se expande etc). E a pessoa que prefere focar a sua atenção e no mundo interno de representações e impressões psíquicas (Tipo denominado de Introvertido, part. De introverter; sing.: voltado para dentro, absorto etc).

Eixo das Atitudes Extrovertido Introvertido

Os tipos Junguianos Além dos dois tipos de atitude, Jung verificou que havia uma diferença entre as pessoas de um mesmo grupo, ou seja, um introvertido poderia diferir muito de outro introvertido. E a pessoa não é o tempo todo um tipo ou outro. Ao lado das atitudes Jung estabeleceu também as funções psíquicas que juntas constituem os Tipos Psicológicos. Jung distinguiu quatro funções psíquicas: Sensação, Intuição, Pensamento e Sentimento. Existem duas maneiras através das quais percebemos as coisas - Sensação e Intuição - e existem outras duas, que usamos para julgarmos os fatos- Pensamento e Sentimento.

Eixos das Funções Sensação Intuição Dimensão Perceptiva Dimensão Avaliativa Pensamento Sentimento

Combinações possíveis dos tipos Junguianos TIPO: DISPOSIÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO AUXILIAR > FUNÇÃO TERCIÁRIA > FUNÇÃO INFERIOR TIPOS PENSATIVOS ESTJ: extrovertida pensamento sensação intuição sentimento ENTJ: extrovertida pensamento intuição sensação sentimento ISTP: introvertida pensamento sensação intuição sentimento INTP: introvertida pensamento intuição sensação sentimento TIPOS SENTIMENTAIS ESFJ: extrovertida sentimento sensação intuição pensamento ENFJ: extrovertida sentimento intuição sensação pensamento ISFP: introvertida sentimento sensação intuição pensamento INFP: introvertida sentimento intuição sensação pensamento

Combinações possíveis dos tipos Junguianos TIPO: DISPOSIÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO PRINCIPAL >FUNÇÃO AUXILIAR > FUNÇÃO TERCIÁRIA > FUNÇÃO INFERIOR TIPOS SENSITIVOS ESTP: extrovertida sensação pensamento sentimento intuição ESFP: extrovertida sensação sentimento pensamento intuição ISTJ: introvertida sensação pensamento sentimento intuição ISFJ: introvertida sensação sentimento pensamento intuição TIPOS INTUITIVOS ENTP: extrovertida intuição pensamento sentimento sensação ENFP: extrovertida intuição sentimento pensamento sensação INTJ: introvertida intuição pensamento sentimento sensação INFJ: introvertida intuição sentimento pensamento sensação

Informações sobre a aplicação: A aplicação do questionário do teste QUATI pode ser individual ou coletiva. Não há tempo - limite; a média de tempo para realização deste questionário é de 45 minutos. A população indicada é adolescente e adultos, com nível de instrução a partir da 8º série.

Procedimento para aplicação: Verificação do ambiente; Entrega da folha resposta; Entrega do caderno de questões; Leitura das instruções; Esclarecendo as dúvidas; Inicia-se o teste respondendo a partir da questão 1.

A Aplicação do Teste Psicológico No momento de aplicação do teste o aplicador deverá observar com detalhes os seguintes elementos: a) o ambiente de aplicação b) o instrumento c) o sujeito que fez o teste

O Ambiente de Aplicação As condições físicas constituem elemento a ser observado pelo aplicador. O ambiente deverá ser confortável e propicie a concentração para a resolução do teste.   Clima e luminosidade controlada, limpeza, silêncio, material disponível, mesa, apoio etc.

O Instrumento O aplicador deverá zelar pelo cuidado com o teste. As regras e as finalidades do teste devem ser conhecidas pelo aplicador e pelo sujeito. O material do teste deverá ser apropriado, original, cuidadosamente respondido.

O Sujeito que fez o Teste O sujeito conhecerá as regras do teste e deverá estar de acordo com as normas de aplicação.  Ao ser concluída a correção é importante ser dada uma devolutiva ao sujeito.  O aplicador deverá ter cuidado para que os resultados do teste seja válidos e não prejudique o sujeito. (cuidados éticos)

Procedimento para correção: Na folha de respostas há seis blocos de respostas, um para cada uma das situações propostas, com resposta A e B. Cada uma das seis situações tem quinze respostas possíveis divididas em A e B, exceto a última, que é o tema PESSOAL, que tem dezoito respostas. Temas: A FESTA O ESTUDO O TRABALHO O LAZER A VIAGEM PESSOAL

QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a 04 a 08 a 12 a b b b QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ A FESTA 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a 03 a 07 a 11 a 15 a 04 a 08 a 12 a b b b O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a 03 a 07 a 11 a 15 a 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ RESULTADO: Qualitativo Quantitativo ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________ R 1 R2 R3 18

CRIVOS PARA CORREÇÃO: Para a correção da folha de respostas utilize os crivos de correção adequados. Os crivos são as folhinhas transparentes que possuem os seis blocos de respostas. Há três crivos, o crivo R-1, R-2 e R-3, cada um deles avalia uma dimensão da personalidade. Crivo R-1 – Avalia a dimensão Introversão/Extroversão (I - E); Crivo R-2 – Avalia a dimensão Intuição/ Sensação (In - Ss); Crivo R-3 – Avalia a dimensão Pensamento/ Sentimento (Ps - St).

R 1 – INTROVERSÃO (I) – EXTROVERSÃO (E) QUATI – VERSÃO III CRIVO DE CORREÇÃO R 1 – INTROVERSÃO (I) – EXTROVERSÃO (E) A FESTA O TRABALHO a ______ I b ______ E R1 ___ ___

Faça o mesmo procedimento para os outros dois crivos o R2 e o R3 . Resultado da somatória de todos os a dos 6 blocos temáticos. Resultado da somatória de todos os b dos 6 blocos temáticos. No primeiro traço é o resultado da diferença entre a e b. No segundo traço você coloca a letra-código correspondente ao item que teve maior pontuação. a ______ E b ______ I R1 ___ ___ Faça o mesmo procedimento para os outros dois crivos o R2 e o R3

QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a 04 a 08 a 12 a b b b QUATI – FOLHA DE RESPOSTAS NOME: ________________________________________ DATA : ____/____/_____ ESCOLARIDADE: _______________________________IDADE________ SEXO_____ DATA DO NASCIMENTO: ____________________PROFISSÃO :_________________ A FESTA O TRABALHO 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a 04 a 08 a 12 a b b b a ______ E b ______ I R1 ___ ___ 01 a 05 a 09 a 13 a b b b b 02 a 06 a 10 a 14 a b b b b 03 a 07 a 11 a 15 a b b b b 04 a 08 a 12 a b b b RESULTADO: Qualitativo Quantitativo ATITUDE: ___________________ FUNÇÃO PRINCIPAL: __________ FUNÇÃO AUXILIAR:____________ R 1 R2 R3 22

Com o resultado dos crivos R1, R2 e R3 Qualitativo Quantitativo I Ss St 1 13 14 R 1 R2 R3 ATITUDE: ________________ (encontrada entre I ou E) FUNÇÃO PRINCIPAL: _________ (maior pontuação entre R2 e R3) FUNÇÃO AUXILIAR:__________ (menor pontuação entre R2 e R3) Resposta final: _________________

IStSs – Introvertido, Função Principal Sentimento, Função Auxiliar Sensação, Função Menos Preferida Pensamento As pessoas que tem este estilo cognitivo possuem pontos de vista muito particulares sobre a vida, tendendo a julgar tudo e todos a partir de seus ideais e valores individuais... (pág.41) ...Na sua vida cotidiana demonstram tolerância, flexibilidade, adaptabilidade e espírito aberto. (pág.41) ...Tem uma relação toda especial com a natureza e uma grande simpatia pelos animais. (pág.41)

Profissões para este Tipo PALAVRA CHAVE: Artes Retraído, quieto, amigável, gentil e modesto à respeito de suas próprias qualidades e habilidades. Geralmente não se preocupa em liderar, mas são freqüentemente fiéis seguidores. Enfermagem, secretariado, fisioterapeuta, biomédico, servidor público, professor de educação infantil, recepcionista, religioso, desenhista, pedagogo. (pág.55)

Considerações Finais Registro de nossas dúvidas e impressões; Aplicar o Quati foi fundamental para entendê-lo; A dúvida e o tempo: o que significam na avaliação? Perguntas repetitivas: o crivo faz a seleção;

Considerações Finais Categorias psicológicas abrangentes e o uso do termo ‘estilo cognitivo’ para indicar os tipos psicológicos; A forma como dar a devolutiva ao sujeito; Quati estático X Sujeito dinâmico: o perigo do rótulo/estigma. A importância de uma boa fundamentação teórica na Psicologia Analítica;

Referências Bibliográficas JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 1983. JUNG, Carl Gustav. Energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1990. JUNG, Carl Gustav. Obras completas de CG. Jung. fundamentos de psicologia analítica.14 Ed. Petrópoles: Vozes: 2008. SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. ZACARIAS, José J. de Morais. Quati: questionário de avaliação tipológica. (versão II) manual. 5º Ed. São Paulo: Vetor, 2003. ZACHARIAS, José Jorge de Morais. QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica. Disponível em: http://orientandoworkshops.blogspot.com/2007/01/teste-quati.html. Acesso em: 19 de maio de 2010 ZACHARIAS, José Jorge de Morais. Currículo. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp. Acesso em: 24 de maio de 2010.