Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 213 fevereiro 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Resolução de Problemas
OS PROFESSORES NO MEU OLHAR…
Escola em Casa- Conversas em Casa Inspiradas na Escola Ano letivo
Conversas em Casa Inspiradas na Escola.
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Oficina – Matemática é MIL
Expectativas dos Estudantes do
Conversas em Casa Inspiradas na Escola. Em resultado da aplicação de três guiões inerentes ao Projecto Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Monitoria 2013 Informações Gerais.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
PROJETO PEQUENO LITERATOS
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Jardim-de-Infância de Quarteira nº3
DIPLOMA Certifica-se que o aluno Inês da Silva Monteiro, nº 14, da turma C do sétimo ano, participou no Concurso de Ditado, realizado no dia 25 de Novembro.
Jardim-de-Infância da Abelheira
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Conselho de Turma – 12ºCM1 | Caracterização da Turma
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia):
Salas de Matemática.
Escola Básica Integrada de Ribeira Grande
Família Comunidade Do Amor
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Vivência de Orientação com Surdos
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Escola EB 1/JI da Abelheira
Portifólio PIBID – Educação Física
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Procedimentos de referenciação e avaliação
Cronograma de Atividades
Seminário de Integração Profissional IV
Turma: 11ºG Ana Correia, 3; Inês Dias, 14; Inês Filipe, 17; Joana Bancaleiro, 18; Rita Amorim, 26; Soraia Rua, 28 “ Perfil sociodemográfico da população.
Sara Santos e Tiago Costa 10ºM| Nº 20 e /2014 Português M2| Textos expressivos e criativos Agrupamento de Escolas Abel Salazar.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
C o n c u r s o p a r a o l o g ó t i p o r e s u l t a d o s a g r u p a m e n t o a l p h a.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO
1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Diana Mendes nº7 7ºc Prof: Ana Cristina Pereira 2012/2013.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 2014 fevereiro 2015.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO LUZ E ESPERANÇA
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Psicologia da Educação
Educação Financeira para crianças e Jovens
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

Conversas em Casa Inspiradas na Escola novembro 213 fevereiro 2014

Em resultado da aplicação de dois guiões inerentes ao projeto “Escola em Casa – Conversas em Casa Inspiradas na Escola”, no ano letivo de , foi realizada uma análise estatística de uma amostra de 10 guiões devolvidos e identificados por turma. A partir desta análise é possível avaliar de uma forma mais exata a concretização do projeto, nomeadamente a forma como foram realizadas as atividades propostas em cada guião e o grau de satisfação dos intervenientes (alunos e respetivas famílias). A continuidade do projeto no Agrupamento e a forma como este pode ser conduzido no futuro, dependem de uma reflexão fundamentada, em que todos os intervenientes têm um papel fundamental. Alguns dados: Número de guiões: 2 (“À Volta do Estudo e do Aprender”, “À Volta das Novas Tecnologias”) Número de alunos intervenientes: 216 alunos e respetivas famílias (totalidade dos alunos do 4º, 5º e 6º anos) Nº de guiões analisados: 99 do 1º guião e 98 do 2º guião Anónimos: 1 (1º guião); 3 (2º guião)

Turmas4º I 4º J5º A5º B5º C5ºD6º A6º B6º C6º D Total Nº alunos º guião º guião

Análise do número de atividades realizadas 1º guião

Análise do número de atividades realizadas 2º guião

Percentagem de alunos que registaram o grau de parentesco do familiar com quem efetuaram as atividades:

Algumas atividades realizadas:

Internet

Autoavaliação do aluno e familiar

A autoavaliação feita pela criança e pelos familiares revela que as atividades dos guiões de conversas “À Volta do Estudo e do Aprender” e “À Volta das Novas Tecnologias” são interessantes mas “algo difíceis” e a maioria diz que as atividades proporcionaram a partilha de saberes em casa entre pais e os seus educandos.

Alguns Comentários: Ao preencher este guião é uma boa maneira de juntar a família à volta do estudo da criança. (familiar de Maria Inês Oliveira, nº 14, 4º J) Ainda bem que alguém tem ideias tão inspiradas para apoiar as crianças. Maria Marques (familiar de Ana Margarida Mendes, 5º A) É muito interessante este processo de alerta para as crianças… (Familiar de Tatiana Silva, nº 20, 5º A) Adorei este guião sobre a internet. Nuno Costa, nº 23, 6º A

Este guião tem perguntas e desafios interessantes, no entanto, achamos que tem um excesso de questões, deveria ser menor. Pois algumas delas são difíceis e pouco interessantes. Familiar de Diogo Carvalheira, nº 12, 6º A Muito interessante, fiquei a saber que nada sei. (mãe de José Pêgas, 5º B) Havia de haver um curso na escola sobre a internet para os pais. (familiar de Vânia Pereira, nº 24, 6º C Era muito giro, mas ao mesmo tempo difícil. O meu familiar diz o mesmo. Diana Oliveira nº 5, 4º I É interessante para quem não conhece as novas tecnologias. Gostamos muito destes momentos. Todos aprendemos coisas novas. Até ao próximo guião! Salvador Wildschutz, nº 21, 4º I e familiares

Conversas em Casa Inspiradas na Escola junho 2014 Coordenadora do projeto Cristina Sofia Alves Colaboração da professora bibliotecária Hermínia Marques