Métodos de Decisão 2008/2009 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia.

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Métodos de Decisão 2008/ José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Motivação Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo. Confúcio, 151 a.c.

Objectivos da disciplina de MD Dotar os alunos com competências para: identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Programa de MD O que é a Investigação Operacional? História da Investigação Operacional. Metodologia da Investigação Operacional. Teoria da Decisão. Modelização em Programação Linear. Programação Linear. Programação Inteira. Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas. Problemas de Afectação. Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo. Outros problemas em redes. Problemas de Decisão Multicritério. Filas de espera. Simulação.

Mudança de paradigmas Ensino Aprendizagem O que é importante é que os alunos aprendam Aulas teóricas com recurso a técnicas de Aprendizagem Activa Avaliação sumativa avaliação formativa TRABALHOS DE CASA (TPCs) e Exercícios Todas as pessoas trabalham mais e melhor: se se sentirem motivadas se receberem feedback do seu trabalho se se sentirem recompensadas pelo seu trabalho

Avaliação Trabalhos de casa (TPCs) e Exercícios 5 propostas de TPCs 7 Exercícios nas aulas práticas TPCs e Exercícios avaliados com 1 ou 0 Máximo: 10 valores Frequência: mínimo de 4 valores Exame final escrito Até 10 valores (mínimo de 40%) 2 horas Com consulta

Objectivos dos TPCs Estudo continuado e distribuído ao longo do semestre; Criação de hábitos de rigor no trabalho desenvolvido (classificação 0 ou 100%); Incentivo e desenvolvimento da criatividade; Promoção da ligação das matérias leccionadas às aplicações concretas (tema do ano).

Características dos TPCs Trabalhos individuais; Abrangem toda a matéria leccionada; Distribuem-se homogeneamente ao longo do semestre; Prazos de entrega extremamente rígidos; Classificação com 1 valor (100% correctos) ou 0 valores; Trabalhos entregues fora do prazo de entrega não são corrigidos; Tema do ano; Não têm enunciado idealizar uma situação concreta, verosímil dentro do tema do ano e onde a matéria em causa nesse TPC possa ser aplicada; criar o seu próprio enunciado (tipicamente um texto com 1 página); formular o problema; resolver o problema com os algoritmos apropriados; trabalho limitado a uma folha A4, frente e verso, obrigatoriamente manuscrita.

Código de conduta TPCs Os TPCs proporcionam-lhe a oportunidade de praticar as competências de modelização e de análise introduzidas nesta disciplina; "feedback" sobre o seu domínio das técnicas e algoritmos. Todos os TPCs entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio. Pode usar ideias sugeridas pelos seus colegas, mas não pode copiar o trabalho deles. Os TPCs devem ser entregues na caixa do correio do docente da sua turma prática até à data e hora limites definidas para cada trabalho. TPCs entregues fora de prazo não serão corrigidos.

Temas 2006/2007 Os Parques Naturais de Portugal 2007/2008 A LIPOR 2008/2009 World Food Programme

Na página da disciplina podem encontrar: Todos os textos de apoio para as aulas; Todos os exercícios com as respectivas resoluções; Todos os exames com enunciados e resoluções; Um filme sobre o que é a IO; Apontadores para páginas de associações ligadas à IO para páginas de disciplinas relacionadas com a IO para páginas relacionadas com a IO Os enunciados dos TPCs e as respectivas datas de entrega

Na página da disciplina podem encontrar ao longo do semestre: As avaliações dos TPCs e Exercícios Os TOP_TPCs Novos apontadores relacionados com IO ou com o tema do ano

Alguns comentários finais Ninguém pode aprender por ninguém, só o próprio o pode fazer. Queremos ser facilitadores da vossa aprendizagem… …juntamente com os vossos colegas, as aulas (teóricas e práticas), os livros, os TPCs, a net, etc. Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo. Confúcio, 151 a.c.