desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Estilo do formador no grupo de formação Lippit e white
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
ad – direção para, tendência para;
Coordenação (Cont. Organização)
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Valor Consultoria Empresarial
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
LIDERANÇA.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
CAPÍTULO 12 Liderança.
O Grupo Toda agente tem a necessidade de se relacionar com os outros.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LIDERANÇA E DE TRABALHO DE EQUIPA
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Normas de Gestão na CARE
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
Organização, Sistemas e Métodos
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Competências Gerenciais
Empreendedorismo.
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Processo de Decisão de Tomadas
TRABALHO EM EQUIPE I.
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização – conceitos introdutórios
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A Liderança e seus Conceitos
Liderança e Comportamento Organizacional
Como Administrar na Sociedade Moderna
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
A Liderança transformacional
Para refletir sobre liderança...
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Comportamento Organizacional
Habilidades e características do líder
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Liderança e Relacionamento.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Gestão e Empreendedorismo Profa. Ms.Miriam Justino
Transcrição da apresentação:

desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa Estilos de liderança Definições de liderança Funções do Líder Motivação de Equipas

Sucesso de uma organização Boa arquitectura organizacional Tecnologias de ponta Sistemas de informação potentes e modernos Uma boa estrutura de custos Adequada diversificação e melhoria de produtos e serviços As Pessoas.....

Estilos de Liderança Liderança Autoritária Liderança Democrática Liderança Laissez-Faire

Liderança Autoritária Todas as directrizes de trabalho são ditadas pelo líder, no momento em que ele decide O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro Não se envolve activamente no trabalho do grupo É bastante impessoal e, por vezes, hostil Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder Provoca tensão e frustração no grupo Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo

Liderança Laissez-Faire É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipa São raros os comentários sobre a actividade do grupo, a não ser quando solicitados Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos

Liderança Democrática As actividades são planeadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo Os passos na direcção dos objectivos do grupo são esquematizados com o grupo O líder é objectivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho O líder tem comportamentos de orientação e apoio O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa

Liderança Participativa Liderança de Equipas Supervisão Liderança Participativa Liderança de Equipas Dirige as pessoas Envolve as pessoas Gera confiança e inspira o trabalho em equipa Explica as decisões Ouve as pessoas antes de tomar decisões Facilita e apoia as decisões Treina as pessoas Desenvolve as pessoas Expande as competências da equipa Gere os indivíduos Coordena o esforço do grupo Cria uma identidade de equipa Controla o conflito Resolve os conflitos Tira partido das diferenças Reage à mudança Implementa a mudança Antecipa e influencia a mudança

a liderança poderá ser definida como: capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns; capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000); um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos (Fachada, 1998).

FUNÇÕES DO LÍDER COORDENAR planear: determinar objectivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar políticas; organizar: determinar as actividades que são necessárias para alcançar objectivos, classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e pelos indivíduos.

FUNÇÕES DO LÍDER DESENVOLVER influenciar: comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objectivos de acordo com as finalidades da organização; controlar: conferir o realizado com o que foi planeado e proposto. Corrigir os desvios verificados.

O líder como motivador da equipa o líder enfatiza o estabelecimento de normas e regras o líder deve animar os membros da equipa a: reunir, programar e combinar as actividades ajudar o grupo a valorizar a qualidade das suas sugestões ou soluções avaliar a qualidade do processo de grupo suavizar a tensão e ajudar os membros a encontrar formas de equilibrar satisfações

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAS estabelecimento de objectivos e definição de tarefas: o líder deve animar os membros da equipa a: colocar o grupo em movimento; clarificar factos e opiniões importantes; promover que cada um dos elementos da equipa clarifique opiniões; criar um clima de união e cordialidade; regular as participações.

Motivação de equipas O que bloqueia a iniciativa: 1. Não ter direito a errar 2.Uma pessoa sabe... Outra não ... 3. Só há uma boa maneira de fazer correctamente... 4. A iniciativa é da responsabilidade exclusiva do formador 5. Ensinar….

Motivação de equipas O que favorece a iniciativa: 1. “Aprende-se com os erros” 2. Cada um detém uma parte pertinente do saber 3. Cada um pode encontrar a sua maneira de realizar a tarefa 4. Todos podem ter iniciativa 5. Promover a descoberta

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPAS LÍDER DE UMA EQUIPA: tem uma concepção forte de superior/ subordinado; LÍDER DENTRO DA EQUIPA: integra-se dentro da equipa orientado para a tarefa; pensa em termos do que deve ser realizado; inovador e imaginativo, não é rígido em relação ao que foi planeado; controla o fluxo de ideias; aceita ideias vindas da equipa; planeia o que é necessário fazer; coordenador de actividades; privilegia a comunicação vertical; comunica dentro da equipa (faz team briefings, ...); estabelece os objectivos de trabalho para a equipa; estabelece os objectivos de trabalho negociando com os elementos da equipa;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPAS LÍDER DE UMA EQUIPA: regula, reforça as políticas/ procedimentos organizacionais; LÍDER DENTRO DA EQUIPA: trabalha dentro do grupo para apoiar procedimentos, regras e políticas organizacionais; controla e avalia o resultado do trabalho; encoraja o indivíduos a moni-torizar a qualidade do trabalho; estabelece as regras de com-portamento e reforça a disci-plina; consegue a aceitação das regras do grupo; fornece a solução dos problemas; aceita que os outros no grupo possam ter melhores soluções para os problemas; actua como principal fonte de recursos e conhecimentos, representa o grupo; encoraja a utilização de outras fontes de apoio e assistência;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPAS LÍDER DE UMA EQUIPA: mantém a liderança nas discussões de grupo; LÍDER DENTRO DA EQUIPA: aceita e desempenha o seu mais eficaz papel na equipa; estrutura o ambiente de trabalho para o grupo; estimula o grupo a estruturar o ambiente de trabalho; sente-se menos confortável a discutir sentimentos, assuntos sensíveis e as necessidades dos outros; apoia a criação de uma atmosfera aberta em que se podem exprimir sentimentos; escolhe técnicas e métodos de trabalho; desenvolve e utiliza as com-petências dos membros da equipa, é flexível na metodo-logia de trabalho; avalia a eficácia do trabalho; encoraja a reflexão sobre o desempenho;

ESTILO DE LIDERANÇA DE EQUIPAS LÍDER DE UMA EQUIPA: aceita responsabilidade pelos sucessos e fracassos. LÍDER DENTRO DA EQUIPA: partilha as responsabilidades com a equipa.

não vale queimar os colegas ...

não vale ser “cola” ou andar sempre à boleia ...

é proibido fazer chantagem...

…cuidado com as traições ...

TIPOLOGIA DAS MOTIVAÇÕES CONFORMISTA Principal motivação: SEGURANÇA Procura organizações paternalistas (autoritárias) Obediente, não gosta de assumir riscos Não subscreve a responsabilidade

TIPOLOGIA DAS MOTIVAÇÕES SOCIOCÊNTRICO Principais motivações: SOCIAIS Necessita de camaradagem (Clima de Equipa) Procura igualizar-se aos outros Não gosta de assumir riscos isolado Geralmente deixa-se ultrapassar por outros

TIPOLOGIA DAS MOTIVAÇÕES EGOCÊNTRICO (ou MANIPULADOR) Principal motivação: PRESTÍGIO Jogador: manipula as situações Procura subir Necessita de Controlo (não de fiscalização) Tende a substituir o chefe

TIPOLOGIA DAS MOTIVAÇÕES EXISTENCIAL Principal motivação: AUTO-REALIZAÇÃO Gosta de independência e de autonomia Motivado por tipo de trabalho Gosta de lealdade e franqueza Assume responsabilidade mas exige meios