1 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003
2 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia A Agenda APIMEC Bradesco 2003
3 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
4 Highlights de Resultados Resultado Bruto da Intermediação Financeira 1S021S03 % ,7 R$ Milhões Lucro Líquido (3.738) (3.738) (4.455) (4.455)19,2 Receitas de Prestação de Serviços ,2 Despesas de Pessoal e Administrativas Resultado Operacional Resultado não Operacional ,9 (10)(777)7.670, ,6
5 Evolução dos Ativos 154,5 142,8 110,1 94,9 80,3 39,6% 37,3% 40,3% 41,0% 41,3% 34,3% 41,0% 40,4% 35,6% 34,3% S03 R$ Bilhões Ativos Totais TVM e Aplicações Interfinanceiras Carteira de Crédito
6 R$ Milhões Grandes Empresas 44,4 PME 28,6 1S02 Pessoas Físicas 27,0 Carteira de Crédito PME 29,2 Grandes Empresas 43,6 Pessoas Físicas 27,2 R$ Milhões 1S03 % %
7 * Fonte: Banco Central do Brasil * Fonte: Banco Central do Brasil Qualidade da Carteira Bradesco Privado * Financeiro * Ratings AA-C / Carteira de Crédito 91,1 90,8 87,5 90,2 89,5 1S021S03 86,7 %
(6.518) (2.461) (1.572) R$ Milhões Crédito Total no 1S02 CréditosLiquidados Baixas contra Provisão Apropriação de Receitas e Variação de Saldo dos Devedores do 1S02 Saldo dos Devedores Remanescentes do 1S02 Créditos Oriundos de Aquisições (BBV) Novosdevedores Crédito Total no 1S03 -12,4%-4,7%-3,0%20,1% 7,6% 13,4% 0,9% Movimentação da Carteira entre 1S02 e 1S03
9 Rating AA - C D - H TOTAL Devedoresremanescentes desde 1S02 Carteira de Crédito no 1S03 NovosDevedores entre 1S02 e 1S03 entre 1S02 e 1S03 Novos Devedores por Aquisição entre 1S02 e 1S03 (BBV) , , , , , , , , , , , ,0 R$ Milhões % Evolução da Carteira de Crédito em 1 Ano %
10 2T023T024T021T032T03 Provisão Específica Provisão Genérica Provisão Excedente ,2% 48,8% 55,7%53,0% 49,8% 28,6%33,2% 29,6% 8,2% 19,9% 11,1% 13,8%20,6% 31,3% Provisão para Crédito R$ Milhões
11 Tipo Pessoa Física Pessoa Jurídica Total Geral Saldo1S ,4 3,0 4,7 PerdaLíquida% Saldo1S03 11,8 6,2 7,7 PDD% 1,26 2,07 1,64 Índice de Cobertura Margem para Cobertura de Perdas R$ Milhões
12 Recursos Captados 140,2 120,6 100,1 89,5 75,0 40,5% 46,7% 41,0% 40,8% 46,3% 59,5% 53,3% 59,0% 59,2% 53,7% S03 Total de Recursos Captados Depósitos Totais Fundos e Carteiras Administradas R$ Bilhões
13 À Vista 43,2 36,5 1S03 20,3 Poupança A Prazo % À Vista 42,8 37,2 Interfinanceiro 1S02 19,7 0,3 Poupança A Prazo % Abertura dos Depósitos
14 BRAM Institucionais Corporate Private Perfil dos Clientes Rede 40,5 % 47,2 7,0 2,9 Outros 2,4 Ativos Administrados R$ Bilhões 49,9 70,0 1S021S03 Fonte: ANBID Clientes e Ativos Administrados 1S03
15 Melhor Administradora de Recursos pela Revista Exame FGV - Fundação Getúlio Vargas Critério BRAM Varejo Alavancados Ações Multiriscos Renda Fixa Atacado Cambiais Fundos 5 Estrelas Varejo Alavancados Ações Multiriscos Renda Fixa Atacado Cambiais Fundos 5 Estrelas 1º 5º 2º 10º 6º 4º 11 1º 5º 2º 10º 6º 4º 11 1º 2º 4º 5º 6º 19 1º 2º 4º 5º 6º 19
S03 Alavancagem R$ Milhões Excedente do PL PL Mínimo Obrigatório
17 Mínimo Obrigatório Nacional - 11% Mínimo Obrigatório Internacional - 8% Alavancagem 11,9% 13,8% 15,8% 14,5% S03 Índice de Basiléia Bradesco
18 US$ Bilhões 6,2 6,5 1S021S03 2,0 2,7 1S021S03 9,8%12,2% Área Internacional US$ Bilhões Fonte: Banco Central do Brasil MarketShare 21,4%19,1% MarketShare Exportação Importação
S03 Área Internacional US$ Milhões Emissões Externas
20 Seguros, Previdência e Capitalização Auto / RE 18,7 Prêmios Totais: R$ 4,3 Bilhões Saúde26,6 Capitalização9,9 Vida e Previdência 44,8 Provisões Técnicas: R$ 15,2 Bilhões % Provisões Técnicas: R$ 22,7 Bilhões Prêmios Totais: R$ 5,7 Bilhões % 1S02 1S03 Capitalização9,7 Auto / RE 17,0 Saúde22,2 Vida e Previdência 51,1
21 Grupo Segurador Índice Combinado Ampliado Índice Combinado 104,8 100,3 102,3 102,0 106,9 99,1 94,6 95,4 91,8 96, S03 %
22 1S03 Diversificação de Receitas Resultado da Intermediação - Financeiras Resultado da Intermediação - Financeiras 54,1% 54,1% Resultado da Intermediação e Operacional - Seguros 14,7% Conta Corrente 7,6% Rendas de Cartão 5,9% Cobrança 4,2% Administração de Fundos 3,6% Outras Receitas de Prestação de Serviços 6,0% Operações de Crédito 3,9%
23 Funcionários X Índice de Eficiência Funcionários X Índice de Eficiência 78,1 74,4 65,7 65,8 63,5 57,7% 60,5% 54,3% 54,6% 55,6% S03 Índice de Eficiência Funcionários Milhares
24 2 o Grau 33% Superior 66% Outros 1% Formação Recursos Humanos 1S03 Idade Média - 32,4 anos Tempo Médio - 9,6 anos
25 Treinet: Início em Mil Participantes até o 1S Mil Participantes até o 1S03 * Investimentos Anualizados Investimento em Treinamento 100,0 170,6 217,6 288,2 352, S03 * Índice Base 100
26 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
27 Rentabilidade 17,1% 18,6% 22,2% 17,4% 16,3% 1,4% 1,4% 2,0% 1,3% 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25, S03 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 ROA ROE 1,4%
28 Valor de Mercado 1,4 1,4 1,8 2,5 2,3 13,3 17,4 16,2 15,1 15,8 1,0 1,5 2,0 2,5 3, S R$ Bilhões Valor de Mercado Preço / Valor Patrimonial (PN)
29 Liquidez * ONs + PNs ** ADRs Equivalentes em PNs S03 R$ Milhares Bovespa * NYSE ** Total Volume Médio Diário 6,1%5,8%13,9% Participação nos Índices Ibovespa IBX 50 IGC
30 Remuneração aos Acionistas ,1% 6,3% 5,2% 5,6% 6,5% S03 R$ Milhões Retorno em Dividendos Dividendos Pagos e Provisionados Dividendo Mínimo estatutário de 30% Dividendo mensal desde 1970 Majoração do Dividendo mensal em 20% em março de 2003
31 Aumentos de Capital Aumento de Capital por Subscrição Preço da Subscrição (R$) - A Valor de Mercado (R$)* - B Ganho Potencial Subscrição – (B)/(A) % Subscrito pelos Acionistas R$ Milhões ,0011,9170,1%94,64017,5010,6842,4%95,45017,509,8331,1%95,1 * Média das Ações ON e PN
32 Reaplicação de Dividendos desde 1984 Compra de Ações Programada via SANA desde 1993 Início das Operações via SANA em 1993 Compra Mensal Programada via Agências desde 1994 Fomento ao Pequeno Investidor
33 2 Conselheiros Independentes com Reconhecimento Internacional Comissão de Divulgação e Certificação Governança Corporativa em 2003 Código de Ética
S021S S021S03 Reuniões com Analistas Contatos Telefônicos + 56% 906 Atendimentos a Analistas no 1 S03 -0,8% Governança Corporativa
35 ESTATÍSTICAS 2003* Novidades RI *Dados referentes ao 1S03 Governança Corporativa Site de Relações com Investidores
36 Prêmios
37 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
38 Agências PABs e PAEs Correspondentes Total de Pontos de Venda ATMs Rede de Atendimento Maior Rede Privada de Atendimento do Brasil
39 13,8 Milhões 6,5 Milhões 28,7 Milhões 8,9 Milhões 2,7 Milhões Clientes de Contas Correntes de Cartões de Crédito de Contas Poupança de Segurados de Quotistas de Fundos
40 Banco Private Clientes Bradesco Corporate Banco Prime Bradesco Empresas Bradesco Consórcios Banco Postal Finasa Bradesco(Varejo) Segmentação
41 Início em: Público Alvo: Missão: Apoio/Parceria dos Bancos BBVA, BES e UFJ 1999 Empresas com mais de R$ 180 milhões de faturamento anual (1.159 Grupos presentes no País) Atender às necessidades dos clientes, desenvolvendo um relacionamento de longo prazo de forma ética, criativa e em equilíbrio com os interesses dos acionistas
42 Vendas / Originação: Consultoria / Distribuição: - Corporate: 21 Setores - Agribusiness: Açúcar, Álcool e Café - Asian Desk: Empresas com Capital Asiático - Euro Desk: Empresas com Capital Europeu - Mercado de Capitais e Operações Estruturadas
43 Head Count: Diferenciação: - Originação: 87 RMs - Estruturação: 60 analistas / consultores - Número de Grupos por RM: 8 - Melhor Banco de Relacionamento (PIF-USP) - Maior Penetração no Mercado-alvo: 79% (PIF-USP) - Cash Management (Líder) - Entre os 3 Maiores do Mercado de Capitais
44 Início em: Público Alvo: Quantidade de Gerentes de Relacionamento: 35 Agências Empresas 70 Agências, 400 Gerentes de Relacionamento e 18 mil Clientes Empresas com Faturamento entre R$ 15 e R$ 180 Milhões por ano 250 Estrutura: Principais Objetivos Propostos: 2002
45 Início em: Público Alvo: Gerentes: São Paulo e Rio de Janeiro Completo Portfolio de Produtos e Serviços tanto na Área Interna como Externa Pessoa Física com mais de R$ 1 milhão em Investimentos 70 Estrutura: Atuação: 2000
46 Início em: 2003 Início em: 2003 Público-Alvo: - clientes com renda a partir de R$ 4 mil ou com investimentos a partir de R$ 50 mil Público-Alvo: - clientes com renda a partir de R$ 4 mil ou com investimentos a partir de R$ 50 mil Gerentes de Relacionamento: 561 Gerentes de Relacionamento: 561 Estrutura: 110 agências ( no final de 2004) Estrutura: 110 agências ( no final de 2004) Produtos e Serviços Diferenciados: Produtos e Serviços Diferenciados: consultor on-line de investimentos site de internet exclusivo serviço de courrier
47 Rede de Agências Banco Postal Call Center ShopFácil Parcerias Estratégicas DistribuidoresFabricantes Convênios e Acordos Revendas e Lojas de Veículos Redes de Lojas Conveniadas Parcerias Estratégicas Clientes Correntistas e Não Correntistas Clientes do Ponto de Venda Base de Clientes Financiamento ao Consumo
48 Financiamentos CDC FINAME LEASING FINAMELEASING Veículos Novos e Usados Veículos Novos e Usados Caminhões e Tratores Caminhões e Tratores Máquinas e Equipamentos Máquinas e Equipamentos Bens de Consumo e Serviços Bens de Consumo e Serviços Consumo e Produção
de Pontos de Vendas Nichos Pontos de Venda Assistidos 1 Milhão de Clientes Administrados Base de Clientes Segmentados (Agilidade e Escala) Especialização em Produtos Customizados Foco nos Pontos de Venda e Entendimento do Mercado Diferenciais Estratégicos Diferenciais Estratégicos
50 Produto1SO2 LEASING 16,5% 1SO3 16,6% BNDES 13,7% 15,3% CDC 15,7% 18,8% Participações de Mercado
51 Consórcio Início das Vendas em Janeiro de 2003 R$ 1 bilhão de Faturamento Cotas Vendidas e 841 Contemplados Evolução do Faturamento R$ Milhões 1.010,5 810,4 599,0 388,5 196, Jan/03Fev/03Mar/03Abr/03Mai/03Jun/03
52 Banco Postal Perfil da Renda (R$) 59,2% 19,0% 12,2% 6,0% 3,6% > 1601 Público-Alvo = 45 milhões de pessoas Milhares Contas-Correntes (Acumulado) Jun/02Set/02Dez/02Mar/03Jun/03
53 Serviços Captação de Cobrança e Recebíveis X PIB Captação de Cobrança e Recebíveis X PIB 21,3% do PIB 132,0 169,8 1SO21SO3 +28,6% 22,9% do PIB R$ Bilhões Pag For + 43,9% 133,7 92,9 1S021S03 R$ Bilhões 52,4 45,5 1S021S03 Arrecadações + 15,2% R$ Bilhões
54 Faturamento no 1S03 de R$ 4,7 bilhões ( +24,5% comparado com o 1S02) 16% de Market Share dos cartões Visa e Mastercard ( 14% em junho de 2002) 22,6% de evolução na Base de cartões ( R$ 394 milhões de Receita de Prestação de Serviços) Participação de 39% na Visanet Cartões de Crédito
55 Cartões de Débito Faturamento no 1S03 de R$ 2,7 bilhões ( +61,5% no ano) Base de 30,4 milhões de unidades (crescimento de 3,9 milhões em 1 ano) Crescimento do Ticket Médio: +40,8% (migração de talão de cheque)
56 Investimentos em Tecnologia 4, S03 Telecomunicações Informática Infra-Estrutura Total R$ Milhões
57 1S03 Transmissão Eletrônica 14,6 Canal Telefônico 12,5 Débito Automático 1,9 Internet Banking 9,6 Auto Atendimento 43,8 Agências 17,6 Mais de 82% de Transações Eletrônicas Utilização de Canais %
58 2 Sites: Santa Cecília Santa Cecília Osasco Osasco 68 Praças com Telefones de Acesso Local Derivação para Derivação para Atendimento Humano nos Sites Santa Cecília e Osasco e Osasco 2,7 Milhões de Usuários Atendimento Eletrônico: 76,1% das Transações R$ 2,6 Bilhões em Operações Canal Telefônico
máquinas 7,0 milhões de Transações 850 máquinas 3,6 milhões de Transações máquinas 16,5 milhões de Transações máquinas 80,6 milhões de Transações máquinas 9,3 milhões de Transações Centro-Oeste Norte Nordeste Sudeste Sul Rede de Máquinas Pontos Assistidos no Território Nacional R$ 90,7 Bilhões em Operações ATMs
60 R$ 14,8 Bilhões em Operações 5,3 Milhões de Clientes Ativos 41,4% dos Clientes PF dos Clientes PF11% dos Clientes PJ dos Clientes PJ Internet Banking
61 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
62 Fonte: * BNDES (dados até Julho de 2003) * * Banco Central do Brasil(dados até Junho de 2003) Fomentar o Crédito R$ 1,9 bilhão 11,3% em Financiamentos Imobiliários de Participação de Mercado ** em Financiamentos Rurais 16,8% R$ 4,0 bilhões de Participação de Mercado ** em Repasses do BNDES 14,8% de Participação de Mercado * R$ 1,2 bilhão
63 Pessoa Física Possuir Saldo Médio Inferior a R$ Microempreendedores Não Possuir Empréstimos Superiores a R$ Recursos Alocados R$ 220 Milhões Canais de Distribuição Prioritariamente 201 Agências Pioneiras e 919 Correspondentes do Banco Postal Pessoa Física Máximo R$ 500, Prazo de 4 a 12 Meses e Taxa de 2% a.m. Microempreendedores Máximo R$ 1.000, Prazo de 4 a 12 Meses e Taxa de 2% a.m. Prestação Mínima R$ 20 Fomentar o Crédito Exigências da Resolução 3109 Política Bradesco no Microcrédito
64 1,6 2,4 2,1 1,8 1,7 156,6% 103,4% 95,0% 116,4% 159,1% 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3, S03 Impostos e Contribuições Pagos e Provisionados Impostos e Contribuições Pagos e Provisionados / Lucro Líquido Impostos x Lucros R$ Bilhões
65 Um Projeto do Tamanho do Brasil Núcleos de Formação de Mão-de-Obra Rural Escolas da Fundação Bradesco Distrito Federal Proporcionar a formação educacional de crianças, jovens e adultos, sobretudo aos mais carentes, através da instalação de Unidades Escolares em regiões de acentuadas desigualdades socioeconômicas Proporcionar a formação educacional de crianças, jovens e adultos, sobretudo aos mais carentes, através da instalação de Unidades Escolares em regiões de acentuadas desigualdades socioeconômicas
66 R$ 112,1 milhões Aplicados em 2001 Principais Números R$ 123,3 milhões Aplicados em 2002 R$ 128,9 milhões Previstos para Escolas Atendendo todos os Estados Brasileiros Alunos Assistidos em Alunos Previstos para ,0% dos Alunos Pertencem à Comunidade
67 Mais de 15 Anos de Apoio ao Esporte Basquete Feminino Vôlei Feminino Iniciação Esportiva para Crianças e Formação Esportiva para Jovens e Meninas Equipes Femininas de Basquete e Vôlei em Todas Categorias (Equipe Adulta apenas de Vôlei) Estrutura Atual 160 Atletas 81 Núcleos de Formação Esportiva que atendem Meninas de 10 a 15 anos
68 Apoio a Cultura Reforma do Teatro TUCA – Pontifícia Universidade Católica (PUC) Reforma da Basílica do Santuário de Aparecida do Norte Restauração da Catedral da Sé VI e VII Edições do Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita Publicação e distribuição de Livros em Braile (Fundação Dorina Nowill) Orquestra Sinfônica Brasileira
69 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
70 O Bradesco Gestão de Riscos e Compliance possui Diretoria Estatutária atuando de Forma Independente das Áreas Operacionais, de Crédito e de Negócios Eleito o melhor Banco da América Latina em Gestão de Riscos, no ano de 2002, pela Global Finance Promover e viabilizar a gestão integrada e transparente dos Riscos e Controles inerentes às atividades da Organização, zelando pela conformidade dos processos de forma independente e consolidada Missão
71 1 – Risco de Mercado e Liquidez 1 – Risco de Mercado e Liquidez 2 – Risco de Crédito 2 – Risco de Crédito 3 – Risco Operacional 4 – Compliance Responsabilidades
72 Política conservadora, com limites definidos pela Diretoria Executiva Metodologia: VaR (Nível de Confiança = 97,5%) Visão Consolidada Risco de Mercado Acompanhamento da Liquidez dos Instrumentos Financeiros utilizados, incorporando possíveis impactos no Modelo de VaR Acompanhamento da Liquidez dos Instrumentos Financeiros utilizados, incorporando possíveis impactos no Modelo de VaR
73 Risco de Crédito Monitorar os Ativos e o Processo de Crédito Desenvolver e aprimorar Modelos de mensuração de Risco de Crédito Avaliar o Retorno Ajustado ao Risco de Crédito, permitindo a Alocação de Capital Adequada ao Risco
74 Implementar o Modelo Avançado (AMA) Administrar Riscos por Área de Negócio Proporcionar maior Competitividade decorrente da Eficiência Operacional Obter menor Impacto na Alocação de Capital Risco Operacional
75 Compliance Assegurar a conformidade com Leis e Regulamentos Avaliar a efetividade dos Controles em Relação aos Riscos Garantir a Transparência e a Qualidade das Informações Monitorar e analisar as Transações Financeiras, sob o Prisma da Prevenção à “Lavagem” de Dinheiro, com Base em Sistema Proprietário Garantir conformidade à Política e Normas Corporativas de Segurança da Informação
76 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
78 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia
79 Ambiente Econômico Incorporações Segmentação Governança Corporativa Aquisições Eficiência Operacional
80 Ambiente Econômico Incorporações Segmentação Governança Corporativa Aquisições Eficiência Operacional
81 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003