A cultura de massa é policultural, pode ser inserida, controlada e censurada por outra cultura, Pode corror e desagregar outras culturas. Teoria Culturológica.

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Transcrição da apresentação:

A cultura de massa é policultural, pode ser inserida, controlada e censurada por outra cultura, Pode corror e desagregar outras culturas. Teoria Culturológica

Contradição entre técnicas de padronização e a natureza inovadora do homem Faz-se uso de esteriótipos porém é preciso inovar a forma como é apresentado Essa contradição é amenizada por uma denominador comum Homogeneização do conteúdo Teoria Culturológica

Teoria Culturológica O novo público dos media Classe emergente Classe C e D O conteúdo homogêneo é o lugar comum para todas as classes sociais Teoria Culturológica

O poder dos media reside em adequar seus conteúdos às: Necessidades e; Aspirações da audiência. Ricos em novelas Pessoas bem sucedidas em publicidades Teoria Culturológica

Teoria Culturológica A cultura de massa age em duas direções: Os personagens vivem por nós, nos desviam da nossa vida e consolam-nos pela vida que temos; Criam exemplos a serem seguidos. Criam caminhos para a felicidade Teoria Culturológica

Cultural Studies Inglaterra Universidade de Birmingham Centro de Estudos Culturais Contemporâneos Cultural Studies

Cultural Studies Estudar o papel ideológico dos media Estudar a representação da mulher e da ideologia da feminilidade Cultural Studies

Cultural Studies No conceito de cultura estão incluidos: os significados e valores de um grupo social; A prática que expressa os significados e valores. Cultural Studies

Ao analisar os media deve-se ter em conta as relações entre: Sistema Social Continuidade e transformação da cultura Controle Social Cultural Studies

É preciso perceber como os media sustentam e reproduzem a estabilidade cultural Cultural Studies

A primeira empresa sobre a matéria foi publicada na prestigiada revista Réseaux, em Novembro-Dezembro de 1966, com a elaboração de um bem fundamentado dossier, aliás indicado na capa. São quase 40 páginas de análise, assinada pelos dois professores, a que se seguem outros textos escritos por Phil Cohen, Dick Hebdige, David Chaney e Raymond Williams (que polarizariam algumas das ideias principais dos estudos culturais) e Brigitte Le Grignou. Cultural Studies

Os trabalhos dos fundadores dos cultural studies tinham em vista estudar o impacto das operações de renovação urbana do East End, o nascimento das novas cidades e os efeitos desestruturantes sobre a sociabilidade popular, com a degradação de espaços de convívio – ruas, praças, jardins, pubs – e a alteração da ecologia das relações de vizinhança, parentesco e geração. Cultural Studies

Surge um segundo objectivo, o das relações entre gerações, as formas de identidade, as subculturas específicas, com estudos sobre a crise política e económica nos anos de governo de Thatcher e da desindustrialização massiva dos anos 1980. O pânico moral provocado pelas lutas entre mods e rockers levou ao estudo da juventude e da autoridade, em Cohen (1972). Por seu lado, Hebdige analisou o quotidiano dos punks e dos mods (1979) e o valor simbólico atribuído à scooter italiana (1988), enquanto Corrigan descreve a ociosidade dos adolescentes que permanecem dentro da cidade sem terem nada para fazer (1993). Resumindo: o interesse dado às práticas culturais levou os investigadores a ver a diversidade dos produtos culturais consumidos pelas classes populares. Cultural Studies

Birmingham será um dos primeiros centros a atrair a atenção das ciências sociais sobre áreas como a publicidade e a música rock. Mas serão os media audiovisuais e os seus programas de informação e entretenimento os que merecem mais estudo. O destaque vai para o texto de Hall (codificação e descodificação, escrito em 1973, e a que voltarei amanhã), em que o funcionamento de um meio não se limita à transmissão mecânica (emissor e receptor) mas dá forma ao material discursivo (discurso, imagens, relato). Aqui, intervêm dados técnicos, condições de produção e modelos cognitivos. A noção de descodificação indica que os receptores têm um estatuto social, uma cultura. Escutar um mesmo programa não quer dizer ter uma interpretação única. Cultural Studies

Os cultural studies são o exemplo de uma escola fecunda, porque: 1) tornaram a cultura um terreno de acção e erudição, 2) combinaram investigação e compromisso, 3) articularam disciplinas distintas como a análise literária, a etnografia e a sociologia do desvio. Notam-se, porém, algumas debilidades nesta corrente. Por exemplo, estão pouco familiarizados com a sociologia, incluindo a da cultura, e a economia. Não vêem a criação cultural como um espaço de concorrência e interdependência entre produtores, em que é fundamental a noção de campo (de Bourdieu). Por outro lado, o aparecimento da revista Media, Culture & Society, lançado por investigadores de Leicester e Londres, defenderá o estudo da economia (política), por oposição a Birmingham. Cultural Studies