DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO Powerpoint Templates
Enquadramento
AUTO-AVALIAÇÃO Auto-avaliação Implementação do PAM PAM Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Desenvolvimento e implementação das estratégias Hierarquização das AM, estratégias de melhoria, calendarização, planeamento
O PROJECTO DE AA DEVE: Ter sentido para os envolvidos Ter um envolvimento cada vez mais alargado da comunidade escolar Utilizar instrumentos simples e eficientes Promover a comunicação Registar e até celebrar o caminho percorrido Representar a própria rotina e ser considerada como um instrumento de gestão
PRINCIPIOS DA AA (1) Vontade da Direcção de apoiar o processo AA e de nele participar activamente Participação e envolvimento da comunidade educativa Representatividade da EAA Condições de trabalho da EAA AA sensível ao contexto da escola reorientado as prioridades da AA em função de necessidades identificadas Articulação com pólos que desenvolvem processos avaliativos
PRINCIPIOS DA AA (2) AA como parte integrante do processo de planificação e de tomada de decisão Inclusão da AA nos documentos estratégicos Existência de canais de comunicação para divulgação de processos e resultados Implementação de acções de melhoria e respectiva monitorização Partilha de boas práticas Avaliação e replaneamento da AA à luz dos objectivos da organização escolar Persistência de ciclos consecutivos até existir auto-sustentabilidade consequente
DECISÕES OPERACIONAIS Projecto Educativo Plano Anual de Actividades Relatório da Avaliação Externa Documentação de avaliação do Projecto Educativo Resultados dos questionários
PONTO DE SITUAÇÃO DA AVALIAÇÃO Documentos estruturantes Foi avaliado? Está actualizado? Realizadas todas as actividades previstas? Como foi avaliado? PEE PAA Foi avaliado? Quando foi avaliado? Quando foi avaliado? Por quem foi avaliado? Articulação com a EAA Por quem foi avaliado? Relatório de avaliação? Relatório de avaliação?
ALTERNATIVAS POSSÍVEIS Prioritização 86 metas operacionais transformadas em acções de melhoria Lista de verificação para conhecimento do cumprimento das actividades previstas? Continuidade? Vantagem: enfoque num número reduzido de acções de melhoria/metas (recorrer a critérios de prioritização e resultados dos questionários) Desvantagem: valorização de algumas acções de melhoria em detrimento de outras (pode levar ao não cumprimento do PEE)
ALTERNATIVAS POSSÍVEIS Articulação 86 metas operacionais transformadas em acções de melhoria Lista de verificação para conhecimento do cumprimento das actividades previstas? Continuidade? Vantagens articulação entre os diversos pólos avaliativos fidelização ao PE e à consecução das metas nele consagradas constituído por grupos autónomos que desenvolvem uma acção concertada na prossecução das metas definidas Dificuldade: articulação entre os grupos; monitorização das actividades e envolvimento da comunidade educativa Grupo de Avaliação Interna Coord. DT Coord. diversos Direcção Coord. Departamento Equipa PEE/PAA/RI Outros (BE, AP…)
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DA AUTO-AVALIAÇÃO
1ª ETAPA DA AUTO-AVALIAÇÃO PLANEAMENTO DA AA 1 Definição do âmbito e finalidades da auto-avaliação 2 Constituição da equipa de auto-avaliação 3 Elaboração de um cronograma (tarefas, responsáveis e período de realização) 4 Elaboração do plano de comunicação
1. Definição do âmbito e finalidades AA Exemplo Missão: Avaliar o estado actual da organização, tendo em vista projectar no futuro um projecto de melhoria das suas práticas educativas, de forma a garantir uma educação e ensino de qualidade. Âmbito: Análise e avaliação das práticas inerentes ao funcionamento do Conselho Pedagógico e das Estruturas de Orientação Educativa, e da eficácia dos respectivos instrumentos de acção. Justificação: Espera-se uma radiografia objectiva sobre o estado actual da organização, seus pontos fortes e áreas de melhoria, tendo em vista projectar no futuro um plano de reformulação das suas práticas educativas e dos seus instrumentos de acção. PE, PI, PC, PAA…
2. Constituição da EAA Sugestão de composição – garantir representatividade Um docente coordenador da Equipa (Coordenador) 2 ou 3 docentes representantes dos diferentes níveis de ensino (ou departamentos) Um representante dos pais/EE Um representante dos alunos Um representante dos assistentes técnicos Um representante dos assistentes operacionais Um representante da Direcção (opcional) Coordenador da Biblioteca Escolar (opcional) Um representante da comunidade (opcional)
3. Cronograma geral
4. Fases/Responsáveis/Datas Planeamento 1. Definição do âmbito e finalidades da AA Direcção Setembro 2. Constituição da EAA 3. Formação EAA Consultor externo 4. Elaboração cronograma Equipa 5. Elaboração Plano de Comunicação
PLANO DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAR Como comunicamos o que é importante dentro da nossa escola? Projecto educativo? Projecto de Intervenção? Metas estratégicas? Resultados? Auto avaliação da escola? Gerir a comunicação é gerir o conhecimento É convidar os actores educativos a participar, de forma esclarecida
A COMUNICAÇÃO NA AUTO-AVALIAÇÃO A AA não pode ser um acto solitário, mas uma acção de toda a escola e um processo transparente dado a conhecer a todos Deve ser planeada com antecedência e começar logo no início do processo de AA Se a comunicação sobre os objectivos e as actividades relacionadas com a AA não for clara e adequada, o processo será entendido como “mais um projecto” ou “apenas um exercício da gestão” Clima tanto mais favorável quanto melhor informados estiverem os actores educativos: finalidades, destinatários e o papel de cada um no desenrolar do processo A comunicação deve ser proactiva e não reactiva
PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO Para quem? Alunos? Pais/EE? Parceiros? PD? PND? Outros? Podemos usar mediadores comunitários nessas populações? O quê? O que é importante comunicar a cada público? Com que objectivo? Informar? Convidar? Grau de importância? Por quem? Quem deve ser o responsável pelo contacto? Que estatuto (o estatuto define o grau de importância)? Como? Com que suporte? Carta? Email? Viva voz? Jornal escolar? Quando? Com que antecedência? Durante quanto tempo? Que Avaliação? Como medir o impacto e eficácia da comunicação? Inquérito? Reunião? Entrevistas?
Comunicação electrónica CANAIS DE COMUNICAÇÃO Instrumentos Desdobrável Jornal Página WEB Painéis informativos Moodle Newsletter Comunicação electrónica Viva voz (reuniões)
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FIM