Epistemologia genética – Jean Piaget

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Formação Docente Aula 07.
Piaget- Teoria Psicogenética
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Professora Suraia Rahmé
Estuda o desenvolvimento do ser humano
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Teorias do conhecimento
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Teoria Cognitivo-Desenvolvimental: Jean Piaget
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Teorias da aprendizagem
Mitos sobre o ato de escrever
Estágios de desenvolvimento cognitivo
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

Epistemologia genética – Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980), doutor em Ciências Naturais, foi professor de Psicologia, Sociologia, Filosofia das Ciências e do Pensamento Científico. Seu primeiro artigo foi publicado sobre a biologia em 1907, com 11 anos. Em 1920, aos 24 anos de idade, já havia publicado vinte e cinco trabalhos, todos sobre Biologia. Entretanto, pesquisou e escreveu sobre Biologia, Filosofia, Psicologia, Lógica, Sociologia, História da Ciência, Física e Matemática.

A grande questão: Como os homens constróem conhecimento??? O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.

Piaget batiza sua teoria de epistemologia (filosofia da ciência – é a parte que estuda o fenômeno do conhecimento) genética (gênese - evolução, construção). Pesquisa crianças porque acredita que elas são as que mais constroem conhecimento.

Epistemologia genética – Jean Piaget Objeto de estudo de Piaget: desenvolvimento da inteligência. Como a inteligência se desenvolve? Como produzimos/construímos conhecimento? A lógica do desenvolvimento é a busca do equilibro e implica adaptação (Piaget).

Como Piaget concebia a inteligência? O autor via a inteligência como função e estrutura. Função: a inteligência é adaptação. A inteligência busca adaptar-se ao meio físico e social. Estrutura: a inteligência é uma organização. É pela inteligência que os indivíduos intelectualmente organizam o meio.

Como a inteligência se desenvolve? Não é pelo acumulo de informações, mas pela qualidade da reorganização mental; Desenvolver é reorganizar a própria inteligência para ter mais possibilidades de assimilação; A inteligência é algo que é construída na troca do organismo como o meio. Tem que haver essa troca senão não há desenvolvimento.

Conceitos centrais de Piaget: assimilação O sujeito ao entrar em contato com o objeto de conhecimento, retira dele certas informações e incorpora às suas estruturas/esquemas já existentes, possibilitando a ampliação de seu universo cognitivo; Estrutura/esquema é a organização interna que a pessoa tem para conhecer o mundo é capaz de se modificar para dar contar de receber o novo objeto. Para assimilar algo é preciso que o sujeito já tenha construídos certas estruturas; Assimilar é tornar seu alguns elementos do mundo; Assimilação significa interpretação. A assimilação é sempre um recorte. Eu assimilo algumas coisas e deixou outras de lado.

No contanto com o novo objeto, todo o meu conhecimento vem à tona No contanto com o novo objeto, todo o meu conhecimento vem à tona. Isso produz desequilíbrio. O sujeito vê-se obrigado a reestruturar o conteúdo de sua mente para dar contar desse novo conhecimento. Feito isso ele equilibra-se e novamente se desequilibra.

Acomodação Acomodação é a modificação de uma estrutura já existente em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Conhecer o objeto é assimilá-lo. Mas como esse objeto não se dá a conhecer imediatamente, ou seja, impõe resistências ao conhecimento, a organização mental se modifica para dar conta do novo objeto. A isso dá-se o nome de acomodação. Isto é, acomodação é produto de modificação.

Acomodar significa modificação. A inteligência é produto da relação entre assimilação e acomodação Assimilação e acomodação são os motores da inteligência.

Equilibração O objeto de conhecimento não se deixa conhecer imediatamente, isso cria conflito – desequilíbrio - no sujeito. Assim para dar conta de conhecer esse objeto ele precisa acomodar-se isto é modificar-se. O sujeito que entra em contato com um objeto novo, entra em conflito cognitivo; Aprendizagem e, portanto o desenvolvimento da inteligência, implica um processo de desequilíbrio/reequilibração.

Abstrações empíricas e reflexivas Abstração empírica: informações que eu retiro do meu objeto de conhecimento (Tamanho, cor, aparência, medidas física etc). Abstração reflexiva: é o pensar sobre o agir. São as informações que eu retiro não do objeto, mas da minha ação sobre. O sujeito não esta mais em relação direta como o objeto, ele está operando no plano simbólico.

Estágio: a inteligência cresce por saltos, ela muda de qualidade Estágio: a inteligência cresce por saltos, ela muda de qualidade. O desenvolvimento da inteligência tem uma lógica que segue os estágios.