Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. Como enfrentar os casos de ocultação e manipulação de informações São Paulo 8 de julho de 2002 Seminário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
Advertisements

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
Experiência brasileira
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Indicadores de Performance Macroeconômica
PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
4ª CONTROLADORIA ADMINISTRATIVA
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Metodologia Científica Aula 6
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
CENSO ESCOLAR 2007.
Pesquisa HOSS, Osni.
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Segurança e Auditoria de Sistemas
PRIMEIROS RESULTADOS DO CENSO 2010
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
Jornada de Trabalho e Arranjos de Tempo de Trabalho 1) Apresentação 2) As recomendações e o debate recente 3) A investigação das horas trabalhadas nas.
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
A Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, disciplina o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Fundamentos Legais da Avaliação
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Certificação na Secretaria da Receita Federal
Sistema Estadual de Meio Ambiente
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Catálogo de Sistemas e Bases de Dados (CSBD) Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai ago.2012.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial Prof. Dr
Definições importantes
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
O futuro da internet Lei nº /06
Projeto Agilizar Licitações
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
Metodologia para textos completos
CONAPE Comitê Temático Desenvolvimento e Gestão da Pesca Continental
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Direito de acesso a informação: legislação, problemas práticos e como agir para obter informação A situação no Brasil Fernando Rodrigues Folha de S.Paulo.
Estudo de Caso de Hospital Geriátrico
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Transcrição da apresentação:

Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. Como enfrentar os casos de ocultação e manipulação de informações São Paulo 8 de julho de 2002 Seminário ANJ

4 problemas 4 histórico (o Estado não se preocupa com o assunto) 4 cultural (os servidores públicos não se sentem obrigados a dar informações) 4 legal (a lei existe, mas não na prática) 4 tecnológico (dados arquivados são precários)

Restrição ao acesso 4 casos simples também são ou foram problemas recentes: - valor da dívida externa - salários de funcionários públicos - tamanho das bancadas na Câmara

Soluções parciais 4 Internet/tecnologia resolveu o básico: - dívida externa está no BC: - bancadas dos partidos estão na Câmara: - já os salários continuam um mistério, na maioria dos casos...

Um exemplo prosaico - IBGE 4 centro de excelência - principal fonte de dados estatísticos do país 4 é a radiografia do país 4 fonte maior: PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)

Precariedade dos dados IBGE começa a fazer a PNAD anualmente 4 Antes, só havia os Censos a cada 10 anos a PNAD só em algumas regiões PNAD em todo o país, mas o IBGE só fazia tabulação para alguns Estados. Não há como recuperar os dados não-tabulados!!!

Era moderna (sic) da estatística só a partir desse ano o IBGE passa a fazer, tabular e divulgar dados da PNAD para todos os Estados do país 4 Problema metodológico- pesquisas contêm perguntas diferentes de um ano para o outro 4 Exemplo: fogões - em um ano pesquisou-se o combustível. No outro, só a existência de fogões.

Políticos manipulam dados 4 exemplo: Roseana Sarney - Maranhão 4 “acesso adequado à água” em ,3% das casas 4 “esgotamento sanitário adequado” em ,3% das casas

Documento oficial do Maranhão

O dado verdadeiro - água 4 só 30,67% têm acesso (e não 41,3%)

O dado verdadeiro - esgoto 4 só 9,21% têm acesso (e não 28,3%)

Dados do Tesouro Nacional 4 investimentos dos Estados

Tempo dessa apuração 4 em Brasília, no IBGE, duas semanas 4 no Rio, no IBGE, uma semana 4 processamento digital, uma semana 4 total: 4 semanas para obter dados que não são sigilosos.

Métodos definir com clareza a informação que precisa ser obtida 4 conversar informalmente com funcionários do órgão responsável 4 fazer requisição formal (ainda que pareça inútil) 4 trabalhar com dados informatizados (no caso de números)

Métodos Na requisição formal, citar o decreto presidencial que regula o tema. 4 Em última instância, fazer o pedido por via judicial.

Legislação Constituição 4 Constituição (1988) 4 Artigo5°, parágrafo 33: “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestados no prazo da lei, sob pena de responsabilidade (...)”

Legislação Lei ordinária 4 Lei (8.jan.1991) 4 Artigo 22: “É assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos”. 4 Artigo 23: “Decreto fixará as categorias de sigilo que deverão ser obedecidas pelos órgãos públicos na classificação dos documentos por eles produzidos”.

Legislação Decreto 4 Decreto presidencial (24.jan.1997) 4 Artigo 32: “Os órgãos públicos e as instituições de caráter público custodiadores de documentos sigilosos terão prazo máximo de sessenta dias para constituir e instalar sua Comissão Permanente de Acesso, a partir da data de publicação deste Decreto”.

Fim 4 obrigado 4 Fernando Rodrigues