Globalização da Marca ABMN – RJ Agosto de 2005
O que é “globalização” ? O que são marcas “globalizadas” ? Seria tudo a mesma coisa ?
Ou, por que a dão muito mais certo que o ?
Globalização: Processo mercantil / financeiro onde se diminuem ou eliminam barreiras para o comércio entre países. Eficiência de custo para as grandes corporações. Forte influência de fatores políticos e econômicos das nações e das empresas. Marcas globalizadas: Marcas de produtos que estão presentes de forma significativa em vários mercados/países. O consumidor é o rei. E o consumidor é local....
Pergunta: A globalização é boa para a sociedade ? Resposta: Depende da sociedade Para a Americana e a Chinesa, sem dúvida !
Pergunta: E Marcas Globais, são boas para os Consumidores e as Empresas ? Resposta: Depende.... Depende da Marca e, principalmente, depende da Empresa.
Carro popular Brasileiro Esportivo Europeu Van Americana
Vestuário MexicanoVestuário Africano... enquanto no Brasil
Paris Nova Iorque Índia
As águas da Noruega... e as do Rio
Comida Japonesa Nossa Feijoada
Portanto, uma marca só será verdadeiramente Global, à partir do momento que sua “imagem” ou “alma” possa refletir valores locais.
O Global, Global, muito em moda hoje, está fadado ao fracasso.
Enquanto as Empresas que perceberam a realidade local:
Fortalecimento Imunidade Desenvolvimento (criança) México Ásia Brasil
A turma do Sustagen Kids (Global)
Brócolis (Local)
2005 / 2004 Awards ABMN – Competindo como melhor comercial de TV de 2005 ADVB/ Grandes Sacadas – Melhor estratégia de Marketing de 2005 “O Estado de São Paulo” - Melhor comercial de TV de 2004 ABP – Medalha de Ouro em 2004 Data Folha / M&M – Marca preferida Top 10 – Junho de 2005
... a beleza de um povo está em suas diferenças, e não em suas semelhanças com os demais. Afinal...
Além do que se Globalização fosse a solução, como “Jesus Cristo” se encaixaria nesta estratégia ?