Realizar uma empresa high tech António Câmara YDreams Novembro, 2010
O Mundo não é plano Inovação medida pelo número de patentes O Mundo actual
O Mundo actual Mercados amadurecem mais depressa Vivemos num estado de fluxo contínuo A complexidade é crescente (fonte: Luke W)
Modelo para uma empresa digital Ideias Financiamento Marketing Gestão (incluíndo propriedade intelectual) Interfaces Conteúdos Infraestrutura tecnológica (aplicações, plataformas, sistemas de informação, sistemas operativos, telecommunicações, energia) Adaptado de Philip Greenspuns Ars Digita Layer Cake
Uma empresa no início do século XXI As pessoas são sempre o ingrediente fundamental Factores diferenciadores na economia do conhecimento Propriedade intelectual (geração de patentes e marcas) Know how para a transformar em serviços e produtos Modelo de negócio Três fases em simultâneo: execução, paciência e visão Comunicação baseada na Web
Pessoas Contratação das pessoas certas Paixão Energia Auto-confiança Capacidade de lidar com o stress e a ambiguidade Capacidade de delegar Capacidade de inspirar Capacidade de concretizar Adaptado de Guy Kawasaki, The Macintosh Way, Harper, 1990
Pessoas Compensação Ambiente criativo No trabalho e fora dele Formação Flexibilidade e liberdade Desenvolvimento de produtos para o mercado global
Modelo de negócio We sell computers direct. By building only to order, outsourcing most manufacturing and selling over the Web, we have the lowest cost and highest return on invested capital in the industry Michael Dell
Comunicação Rede social (clientes, parceiros, investidores, media, amigos e inimigos) Eventos Presença na Web (redes sociais, You Tube, blogues)
Liderar uma empresa no futuro A Aventura Sente-se nas universidades e empresas que se situam nas cidades mais bem sucedidas na economia do conhecimento Sente-se nas ruas das cidades que apostam na criatividade Sente-se nos media que reflectem a vida da sociedade Tem que se sentir em Portugal