1. Análise do Problema 2. Definição de dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IsiCafés. Gestão e controlo dos Contratos Cálculo das Comissões devidas aos Vendedores Gestão e controlo dos Activos Pontos Chave isiCafés.
Advertisements

Sistemas de Informação
Dez – Sistema de Gestão Empresarial
Premissas do Estudo de Caso
PS3: Sistema para apoio à gestão de produção de PME
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Contrato de compra e venda
Gestão de stock Paulo Martins.
Apresentação TOPgarage. Esquema geral de soluções.
Apresentação TOPconsul.
LISBOA – NORTE – TOPtrans lite.
Distribuição ao Retalho Tendências nos Negócios de Tableware
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Introdução aos sistemas de custeio
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Sistemas de Informação
Qualidade em Produtos e Serviços
Controle geral para comércio
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
A APLICAÇÃO Nº1 DOS BOMBEIROS PORTUGUESES. A APLICAÇÃO Nº1 DOS BOMBEIROS PORTUGUESES.
Custeio da Produção.
Empresa SchoolOne SchoolOne - Software de Gestão de Jardins de Infância - Creches - Externatos – Atl’s – Colégios - Escolas.
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Documentação Comercial Gestão Económica de Compras.
Escola Secundária de Paços de Ferreira
CACIQUE CONFECÇÕES.
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
Tramitação Processual
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
SIGOL – Sistema Gestão Olarias & Cerâmicas.
INTEGRAÇÃO COM ERP PRIMAVERA
Conquiste Agilidade, Melhore a Produtividade!
Gerenciamento de Dados
(Planejamento de Recursos Empresariais) O sistema Kronus é uma ferramenta de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) moderno, eficiente e flexível,
EasyStock Picking.
Tecnologia da informação
Rua Johen Carneiro, Lídice Uberlândia - MG - Fone: (34)
CUSTOS DA MANUTENÇÃO FINALIDADE: Estabelecer o orçamento da secção;
Client Processing 1.2/2012.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Função da Administração:
Formação em Access: Formação em PHP; Formação em Primavera; Formação em Redes; Cronograma de Formação; Orçamento de Formação; Ficha de Inscrição; Folheto.
Apresentação SGO Sistema de Gerenciamento de Operações
Gestão Comercial Clique com o lado direito do mouse e selecione “Tela Inteira”
TOPlog – Apresentação Num mundo onde o consumidor é extremamente versátil, a organização e controlo de processos logísticos, representa para as empresas.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
CUSTOS DA MANUTENÇÃO FINALIDADE: Estabelecer o orçamento da secção;
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Sistemas de Informação
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Universidade Estadual do Piauí SUBSISTEMAS DE MATERIAIS
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
16 anos desenvolvendo soluções criativas GESTOR INDUSTRIAL.
Software ERP (Software de gestão) - Centralgest
ArtSOArtSOFT Professional. Módulos Gestão Comercial Contabilidade Recursos Humanos Gestão de Eventos Análise Financeira/Tesouraria Aprovação de Documento.
Conquiste Agilidade! Melhore Produtividade!. Portal de Transportes B2C – Encomendas Online, Grupagem e Entregas.
Etapas do processo orçamentário
Pedro Sousa ATSIE 2003 B2C Pedro Sousa Ricardo Mendes.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
1 Palestras DEI / Avaliação de docentes universitários: um modelo matemático e um módulo no SIGARRA Gabriel David José Fernando.
5.0 de Organizações e Informática Consultores Associados gestão da informação de cartórios notariais preparado para balcão único.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Aplicações Informáticas para a Gestão de organizações 1. Análise do Problema 2. Definição de dados 3. Esboço e escrita de algoritmos 4. Testes e correcções 5. Distribuição e/ou comercialização

Bases de dados 1. Definição de dados 2. Restrições 3. Procedimentos 4. Construção de repositórios (data warehouse) 5. Extracção de dados (data mining) 6. Bases de conhecimento / Inteligência Artificial

Aplicações Informáticas Construção de Interfaces para inserção alteração remoção consulta listagem estatísticas agregação

Um Exemplo Outras áreas contabilidade orçamentação / projectos gestão de obras gestão de viaturas / combustíveis planeamento e gestão da produção contabilidade gestão de pessoal / salários gestão de vendas / facturação gestão de compras / fornecedores gestão de stocks contas correntes

Exemplo : uma fábrica de meias / peúgas Fichas Técnicas cálculo de necessidades em termos de matérias primas para a produção de uma referência por tamanho e cor (custos previstos) determinação das máquinas / grupos de máquinas para a produção do artigo (tempo e custos previstos) operações necessárias ao acabamento do artigo (tempos e custos previstos) Fichas de custeio A partir das fichas técnicas e tendo em conta os custos de produção, indirectos, comercialização e margem de lucro, cálculo do preço de venda recomendado Planeamento cálculo das encomendas a efectuar a fornecedores carga das máquinas a partir dos dados das fichas técnicas

Exemplo : uma fábrica de meias / peúgas - continuação Encomendas dos clientes recepção / prazos de entrega / análise da situação do cliente e acompanhamento da encomenda pelos diversos pontos de fabricação actualização do estado da encomenda a partir da emissão de guias de remessa / factura Acompanhamento da produção Moviementos dos artigos entre os diferentes pontos de stock Cálculo de desvios entre os custos previstos e os custos efectivos actualização dos stocks nos diferentes armazens físicos e lógicos Compras gestão de contas correntes de fornecedores gestão dos artigos comprados a fornecedores, análise e estatisticas extracção de dados a partir do comportamento dos fornecedores (prazos de entrega, preços, devoluções, negociações, etc…)

Exemplo : uma fábrica de meias / peúgas - continuação Vendas gestão de contas correntes de clientes gestão dos artigos vendidos a clientes, análise e estatisticas extracção de dados a partir do comportamento dos clientes (prazos de entrega, preços, devoluções, negociações, etc…) gestão comercial, agentes, exportação, etc... Stocks Gestão de todos os armazens Inventários (quantidade e preços) análises e estatístiticas encomendas temporais a fornecedores, tendo em conta as necessidades em termos da carteira de encomendas, níveis de segurança e de ruptura, parâmetros de re-aprovisionamento, encomendas automáticas, …

Exemplo : uma fábrica de meias / peúgas - continuação Contabilidade contabilidade financeira contabilidade analítica contabilidade orçamental plano de contas, diários movimentação das contas / diários (compras e vendas podem ser lançadas automaticamente) Gestão de pessoal / salários cálculo e pagamento de vencimentos, subsiduos e taxas legais mapas de segurança social, finanças e seguros faltas / assiduidade / atrasos prémios cadastro dos funcionários …

Exemplo : o Ministério Público Tabela de crimes por naturezas para estatística e distribuição por magistrado e secção Tabela de magistrados por secção e acção penal Tabela de funcionários da secretaria e das secções Definição do fluxo dos processos (operações a realizar para uma natureza de processo Entrada de documentos (registo e listagens ou livros) Entrada de processos e distribuição automática por magistrado (sorteio condicionado) Acompanhamento do processo na fase de investigação Objectos associados a processos Saída e regresso de processo para e de entidades externas de investigação Atrasos Associação de processos Arquivamento e acusações Outras operações que alteram a pendência (amnistia, suspensão, reabertura, transmissão interna ou externa)

Exemplo : o Ministério Público - Continuação Registo e acompanhamento do processo na fase de julgamento (processos administrativos) Estatísticas por magistrados, secções, natureza, pendência e tempos Livros informatizados

Exemplo : Base de dados de Jurisprudência Os acordãos do Tribunal Superior são processados, armazenados numa directoria em formato HTML e uma ficha é armazenada por documento numa base de dados documental São criados descritores ou chaves para cada documento O acesso à informação é feito mediante o registo do utilizador, palavra de passe, para o utilizador poder associar aos documentos anotações personalizadas, privadas e susceptíveis de serem consideradas em pesquisas É possível procurar informação por descritores (usando expressões regulares), por autores, anos e anotações pessoais É possível procurar informação tendo em conta a ocorrência de texto em documentos É possível introduzir anotações pessoais (personalizadas e privadas) A introdução do motor de pesquisa e da base de dados na Internet permite a consulta a partir de qualquer ponto do mundo que tenha ligação à Internet Os resultados da pesquisa e os documentos a visualizar são apresentados em HTML, formato universal

Conclusões Construção de bases de dados de forma a permitir o tratamento e interrogação introdução de repositórios (data warehouse) extracção de dados e conhecimento construção de interfaces (APIs) via clientes usando ferramentas heterogêneas construção de interfaces para a Web (Internet) Atenção às questões de privacidade, segurança e integridade facilidade de administração e manutenção Resolução de problemas a partir de informação incompleta