Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.

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Transcrição da apresentação:

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de Fafe 17 de Janeiro de 2007

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa conceito de blogue; 2 - vantagens dos blogues em relação às páginas "tradicionais" da web; 3 - utilização de blogues enquanto ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem das Ciências: - requisitos técnicos; - metodologias de utilização; 4 - criação e alojamento de um blogue (prática). Estrutura da sessão

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa "o blog enquanto ferramenta é a evolução natural das diversas técnicas e tecnologias que, a ritmo alucinante, marcaram a última década na informática pessoal. É a síntese mais perfeita – e cujo aperfeiçoamento continua! – daquilo que de mais revolucionário a Internet e as Tecnologias de Informação nos deram: a liberdade de nos exprimirmos e obtermos resposta. Querido, Paulo e Ene, Luís: Blogs; Centro Atlântico; 2003 Conceito de blogue 1

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Blog é uma abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registavam os eventos das viagens), ou seja, weblog. Web representa a World Wide Web e log os registos escritos (ou outros formatos mais modernos). Em Portugal, o termo foi adaptado para blogue. Conceito de blogue 1

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Assim, podemos considerar que um blogue é um diário virtual, frequentemente actualizado, em que há um registo cronológico associado. Esta ferramenta é bastante versátil pois podem ser disponibilizados vários tipos de conteúdos (imagens, factos, opiniões, etc.), com os quais os leitores têm a possibilidade de interagir. Blogues vs. páginas tradicionais 2

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa O blogue difere duma página pessoal na interactividade. Outra vantagem dos blogues é que estes podem ser individuais, ou podem ser geridos por um grupo de pessoas com interesses comuns. Blogues vs. páginas tradicionais 2

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Em contexto escolar, os blogues são mais uma ferramenta que os professores podem usar para motivar os alunos para as novas tecnologias, promovendo a multidisciplinaridade e a comunicação. Esta pode ser utilizada como estratégia de ensino, possibilitando a criação de situações que desenvolvam, em sala de aula, a motivação e o interesse pela disciplina. Utilização educativa dos blogues 3

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Através de um blogue, é possível criar comunidades em que os alunos e/ou professores partilhem opiniões, troquem ideias, construam um projecto, mostrem o desenvolvimento de determinada actividade, etc. Utilização educativa dos blogues 3

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues 3 Resumos das aprendizagens Desenvolvimentos de um projecto Apresentação de portefólios e trabalhos Publicação de artigos e notícias Comentários e sínteses criativas Resolução de problemas e desafios

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues 3 Resumos das aprendizagens Em articulação com o professor, um aluno ou grupo de alunos publica no blogue da turma um resumo escrito ilustrado ou não, sobre determinada matéria curricular. Os colegas comentam e contribuem com informação complementar.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Desenvolvimentos de um projecto Utilização educativa dos blogues 3 Regularmente, os alunos envolvidos divulgam, no blogue do projecto, registos das actividades que vão desenvolvendo. Os outros podem comentar e sugerir novas actividades.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Apresentação de portefólios e trabalhos Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos apresentam, no seu blogue pessoal, um trabalho ou portefólio pedido pelo professor. O professor avalia e comenta os conteúdos apresentados.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Publicação de artigos e notícias Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos divulgam, no blogue pessoal, da turma, ou num blogue temático, sínteses de artigos e notícias sobre um dado tema, a partir da leitura de jornais e revistas. O professor e os colegas comentam.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Comentários e sínteses criativas Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos apresentam, num blogue pessoal ou temático, opiniões e reflexões sobre um dado tema, em regra gerador de polémica. O professor e os colegas comentam.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Resolução de problemas e desafios Utilização educativa dos blogues 3 O professor publica, no seu blogue pessoal, um problema ou desafio a que os alunos procurarão responder, comentando. Os alunos podem sugerir novos desafios.

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues Apresentar aos alunos a necessidade de uma constante actualização do conhecimento em Ciências; Discutir as vantagens da partilha de informação; Sugerir a criação de um blogue como um meio para tal fim; Definir a metodologia de trabalho; Estabelecer regras e critérios claros de avaliação; Explicar os procedimentos básicos para criar um blogue; Alertar para os cuidados na linguagem, na estética e salvaguarda dos direitos de autor; Acautelar dificuldades individuais na concretização; Incentivar regularmente à colocação de conteúdos. Implementação da metodologia – sala de aula

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues Criar um blogue central, do professor, com sugestões, informações úteis, e ligações para recursos e outros blogues; Visitar regularmente os blogues dos alunos e, eventualmente, deixar comentários; Avaliar os blogues com base nos critérios estabelecidos; Dar a conhecer aos alunos a avaliação efectuada; Ajudar a resolver problemas. Implementação da metodologia – extra-aula

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Utilização educativa dos blogues

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa O processo de criação de um blogue é bastante simples e rápido. Qualquer pessoa que disponha de acesso à Internet, saiba ler, escrever e manipular um rato, um teclado e um browser pode ter o seu blogue. Na maioria dos casos, estes serviços são gratuitos e oferecem todas as funcionalidades de que se precisa a um nível mais básico. Uma vez criado, em segundos pode fazer a sua primeira entrada, ou post, e publicá-la para que todos possam ler. Criar um blogue 4

Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Alguns dos serviços de alojamento mais populares em Portugal: Criar um blogue 4

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Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Criar um blogue 4 Escolher bem a temática Trabalhar regularmente Rever o que está feito Divulgar para que tenha utilidade Colocar gadgets úteis Cuidar da componente estética Trabalhar os links