Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
– 1 © 2005 McGraw-Hill Interamericana de España. Todos os direitos reservados. CAPÍTUL0 11 Macroeconomia em Economia Aberta.
Advertisements

MACROECONOMIA.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Macroeconomia Aula 2.
4. Flutuações Económicas
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Introdução à Macroeoconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 17/6/2003.
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2005/2006
Moeda e mercado cambial
Modelo do Multiplicador
Moeda e mercado cambial
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Política Macroeconómica no curto prazo com câmbios fixos
Política Macroeconómica com câmbios flexíveis
Preços e produto numa economia aberta
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Fundamentos de Economia
MACROECONOMIA ABERTA: TAXA DE CÂMBIO.
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Fundamentos de Economia
Anos 1980: Rumo perdido.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Instrumentos de Política Macroeconômica
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO DE CÂMBIO (Taxa de Câmbio)
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Economia Internacional CEAV Parte 7
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
II - A Evolução Recente da Economia Portuguesa. II - A Evolução da Economia Portuguesa 1) Os choques políticos e internacionais em e os Acordos.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Parte II: Determinantes do Produto
Instituto de Economia – UFRJ
Economia Internacional Exercícios - IS-LM-BP
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Flutuações Económicas
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 26/04/07.
Estabilização Macroeconômica, Retomada do Desenvolvimento e Crise Mundial Domingos R. Pandeló Jr
Desenvolvimentos Recentes Principais Agregados Monetários e Financeiros Departamento de Estudos Económicos e Estatística.
POLÍTICA CAMBIAL.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
O Setor Externo da Economia
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
POLÍTICA CAMBIAL.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
CENÁRIO ECONÔMICO. MUDANÇA DE RUMO DE POLITICA ECONÔMICA  FIM DE POLITICAS ANTICÍCLICAS BASEADO NO ESTIMULO DA DEMANDA  AJUSTE FISCAL  REALINHAMENTO.
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
Moeda e política monetária Procura e oferta de moeda.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
© 2009 Pearson Addison Wesley. Todos os direitos reservados.slide 1 Resumo 17 1.Mudanças no balancete de um banco central resultam em mudanças na oferta.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Transcrição da apresentação:

Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio Capítulo 5 Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio

Quais os objectivos da política macroeconómica em economia aberta? Qual a eficácia das políticas macro num regime de câmbios fixos: Política fiscal; Política monetária; Política cambial.

Objectivos Equilíbrio Interno: pleno emprego e estabilidade de preços; Equilíbrio Externo: equilíbrio no mercado de divisas. Num regime de câmbios fixos implica o equilíbrio da balança de pagamentos. Num regime de câmbios flexíveis implica a estabilidade da taxa de câmbio.

O saldo da CAB é um objectivo? CAB=0 ? Implica prescindir dos ganhos de comércio numa perspectiva inter temporal. CAB>0 ? Implica uma acumulação de activos externos e baixos níveis de investimento interno. Aumenta a pressão externa para reduzir as exportações e abrir os mercados internos. CAB<0 ? Implica financiamento externo e uma grande dependência da percepção externa dos riscos da economia.

O equilíbrio geral é: uma coincidência? Um automatismo da economia? Um objectivo de política económica?

Equilíbrio Interno Devido ao declive negativo da curva IS e ao declive positivo da LM e da BOP esta intersecta sempre estas curvas mas não obrigatoriamente no mesmo ponto.

Politica macroeconómica de curto prazo Em que circunstâncias os instrumentos de politica económica estão disponíveis e são eficazes?

Objectivos e instrumentos O objectivo global da política macroeconómica numa economia aberta é levar a economia a atingir uma determinada performance. Os objectivos podem ser atingir simultaneamente o equilíbrio interno e externo. Os instrumentos possíveis incluem a política fiscal, gastos do estado e impostos, política monetária, gestão do stock monetário, e política cambial. O objectivo da nossa análise é determinar em que circunstâncias cada política está disponível e é eficiente.

Política Macroeconómica com capital imóvel

Défice da BOP e mecanismos de ajustamento LM* LM Equilíbrio Interno e deficit da BOP. Banco Central vende divisas E diminui as suas reservas. Stock monetário contrai. IS QIB=QEB QIB

Politica Fiscal com imobilidade de capital BOP LM1 LM0 IS1 Aumento dos Gastos estado IS0

Política fiscal Aumento de G ou diminuição de T; Curva IS0 para IS1; Taxa de juro aumenta; BOP <0; Intervenção do Banco central redução da oferta monetária; Rendimento volta ao nível inicial mas a sua composição altera-se; Efeito de crowding out devido à imobilidade de capital. Politica fiscal ineficaz para expandir economia e atingir equilíbrio interno.

i BOP LM0=LM2 LM1 Política monetária Expansionista desloca LM0 para LM1 IS0 Q

Efeitos da política monetária Aumento do stock monetário; Redução da taxa de juros; Aumento de investimento; Aumento da despesa causa aumento do rendimento; Aumento do rendimento aumenta importações e causa déficit da BOP; Intervenção no mercado de divisas reduz oferta monetária e LM volta à posição inicial.

Esterilização monetária Variação de M=mm *(var. GB+var.FXR)=0 Logo –var FXR= var GB O efeito final é uma alteração no portfolio de activos do Banco Central. A politica a seguir nestas circunstâncias é comprar mais títulos para contrabalançar a redução nas reservas de divisas e aumentar a oferta monetária. Esta é uma politica de esterilização. Enquanto o governo prosseguir esta política a economia não atinge uma posição de equilíbrio externo; Neste caso os objectivos de politica doméstica sobrepõem-se aos objectivos externos.

Politica cambial Efeito da desvalorização BOP0 LM0 IS0

Efeitos da desvalorização Encoraja as exportações e diminui as importações; A desvalorização desloca a BOP e a IS para a direita; Inicialmente a economia move-se para uma posição superior de equilíbrio interno; O superhavit da BOP leva o Banco central a comprar o excesso de divisas aumentando o stock monetário; A curva LM desloca-se para a direita gerando um situação de equilíbrio geral consistente com um nível de rendimento superior;

Conclusão Com taxa de câmbio fixa e capital imóvel: Politica fiscal ineficaz; Politica monetária ineficaz; Politica cambial eficaz para alterar o nivel de rendimento de equilibrio.