MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Internacionalização e os Países Emergentes
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Trabalho de sociologia internacionalização
COMPETITIVIDADE GLOBAL
CAPÍTULO 7: COOPERAÇÃO DE BASE TECNOLÓGICA PRINCIPAIS DESAFIOS.
INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
CAPÍTULO 7 GERINDO ACORDOS COOPERATIVOS INTERNACIONAIS.
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
PERSPECTIVAS DE FUTURO: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA
SESSÃO 8 EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES: ALAVANCANDO A CAPACIDADE INOVADORA NUM MUNDO GLOBAL.
SESSÃO 4 EMPRESAS MULTINACIONAIS E ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.
TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL
Estratégia Empresarial
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Administração – Principais correntes
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
ARRANJOS PRODUTIVOS E DINÂMICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Fábio Scatolin, Gabriel Porcile, Marcelo Curado e Nilson de Paula Professores da Universidade.
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: TGA Professora: Ms
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Introdução à Teoria Geral da Administração
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Benefícios da participação em CGV
Conferência Anual AIP/AJEco “Que futuro para a indústria portuguesa?” Centro de Congressos de Lisboa 15 de Dezembro de 2005 PORTUGAL E O INVESTIMENTO INTERNACIONAL.
Estratégia Organizacional
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Capítulo 3. A Função de Organização
Seminário Avançado - Eletiva A
Teoria do Desenvolvimento organizacional
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
Estratégias de internacionalização
CULTURA O QUE É?.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.
Introdução à Administração
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 09_ Dragon multinationals e o paradigma LLL profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.
Tema: a Teoria das Relações Internacionais
Gestão Negociação Internacional
CAPÍTULO 4 PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. 4.1 INTRODUÇÃO.
SESSÃO 9 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS. Aliança Estratégica: Contributos para uma Definição.
CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA: UM RELACIONAMENTO COMPLEXO E MULTI- FACETADO.
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Teorias da Internacionalização de Empresas (do Capital) Considerações Preliminares Assim como o estudo sobre o funcionamento do capitalismo, o entendimento.
CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO CAPÍTULO 2 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA: MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO

CAPÍTULO 2.1. INTRODUÇÃO. CORRENTES TEÓRICAS

DUAS IDEIAS FEITAS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO OPOSIÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO ACTIVA/ INTERNACIONALIZAÇÃO PASSIVA A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO PROCESSO RACIONAL E AUTÓNOMO: PRODUTOS  MERCADOS-ALVO MODOS ENTRADA SERÁ EFECTIVAMENTE ASSIM?

RELAÇÕES INWARD-OUTWARD * “NASCER INTERNACIONAL”: AS SEMENTES DE UMA LÓGICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO * JOINT-VENTURES: INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM SOBRE SISTEMAS DE GESTÃO INTERNACIONAL * REDES DE RELAÇÕES: DO ÂMBITO DOMÉSTICO AO INTERNACIONAL

INTERNACIONALIZAÇÃO Porquê? O Quê? Onde? Como?

Principais Dimensões do Processo de Internacionalização Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990

INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS PERSPECTIVAS A Perspectiva Tradicional (e ainda actual): Uma Lógica Incremental A Tendência Recente: Internacionalização Rápida. As Born Globals

PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS Abordagens Predominantemente Económicas Abordagens Comportamentais

J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander ABORDAGENS PREDOMINANTEMENTE ECONÓMICAS Imperfeições do Mercado: Hymer/Kindleberger Ciclo de Vida do Produto: Raymond Vernon Reacção Oligopolística: F. Knickerbocker Internalização: Peter Buckley & Mark Casson Paradigma Ecléctico: John H. Dunning Perspectiva Evolucionista: J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander

ABORDAGENS COMPORTAMENTALISTAS A Herança de March, Simon e Aharoni A ESCOLA NÓRDICA Processos de Internacionalização: J. Johanson & J. E.Vahlne (I); R. Luostarinen Internacionalização em Redes: H. Hakanson; U. Anderson & J. Johanson; L. Welch; J. Johanson & J. E. Vahlne (II)

O MECANISMO BÁSICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO (segundo Johanson & Vahlne) Conhecimento do mercado empenhamento no Actividades Correntes Decisões de Empenhamento FONTE: JOHANSON & VAHLNE (1977)

PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES CAPÍTULO 2.2 INTERNACIONALIZAÇÃO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES

MOTIVAÇÕES

CAPÍTULO 2.3. MODOS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL

Principais Dimensões do Processo de Internacionalização Fonte: Adaptado, com várias alterações, de R. Luostarinen e L. Welch, International Business Operations, Helsínquia, Helsínki School of Economics, 1990

Fonte: Simões (1998)

MATRIZ DE ANÁLISE DAS FORMAS DE OPERAÇÃO INTERNACIONAL B Recursos Envolvidos e Risco Controle EI ED L FV JV FP

MODOS DE ENTRADA AQUISIÇÕES VERSUS INVESTIMENTOS DE RAIZ “ORGULHOSAMENTE SÓS” VERSUS ALIANÇAS AS VANTAGENS DA COOPERAÇÃO MELHOR COMPREENSÃO DO MERCADO LOCAL ADAPTAÇÃO AOS CONDICIONALISMOS ESPECÍFICOS ALAVANCAGEM DE CAPACIDADES APROVEITAMENTO DE SINERGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, TECNOLÓGICA, COMERCIAL E CULTURAL