Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores.
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Desenvolvimento do Comportamento
Características Biográficas:
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
Funções Cognitivas Perceção
Orientação Cinestésica
Teorias de Aprendizagem
Ato reflexo Repostas reflexas medulares
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
1.Consciência (Chalmers,1997)
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
Movimentos da Psicologia
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
2. Condicionamento operante ou instrumental:
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
A teoria Behaviorista sobre as ações
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
A MENTE.
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
O que é Aprendizagem?.
Teorias de Aprendizagem
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
BURRHUS FREDERICK SKINNER
Teorias da Aprendizagem
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (2)
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
Terapia cognitivo comportamental
Emoções Psicologia, 12º ano.
Noções básicas de hereditariedade
PPB - Memória1 PPB Memória. PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
AS EMOÇÕES.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Experimental /1 - Memória
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
(A psicologia da Forma)
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Desenvolvimento da Psicologia Científica
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
W. Wundt O Associacionismo.
Capítulo 7 Direção.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Plasticidade Neuronal
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta ou no conhecimento, provocada pelo treino, pelo estudo ou pelo exercício. Aprendizagem processo de fixação, retenção e recordação do que se aprendeu. Memória

A percepção • Liga-nos ao mundo. • Organiza e interpreta as sensações de modo a reconhecermos e identificarmos o que se passa à nossa volta. Captação de estímulos realizada pelos órgãos sensoriais. SENSAÇÃO Processo de organização e interpretação da informação sensorial que nos permite identificar objectos e acontecimentos. Percepção

A organização perceptiva Segundo os psicólogos da gestalt: • a percepção é sempre de figuras ou formas salientes e vivas que se inscrevem em fundos reentrantes e neutros. • a tendência inata do ser humano é de organizar os estímulos de modo a construir boas formas, ou seja, figuras simples, regulares e simétricas. • na leitura que fazemos do mundo, temos tendência a resistir a certas mudanças, percepcionando as coisas como se estas se mantivessem constantes.

A aprendizagem Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo. Há dois modelos de aprendizagem: modelo comportamental modelo cognitivo considera que o sujeito aprendeu quando dá prova de saber fazer o sujeito pode ter aprendido sem ter oportunidade de o mostrar na prática condicionamento clássico e operante insight e aprendizagem social

Condicionamento clássico reflexo condicionado Ivan Pavlov - 1904 Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo não condicionado e um estímulo natural, de modo a que o indivíduo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estímulo natural. Processos implicados no condicionamento: Extinção Recondicionamento Generalização do estímulo Recuperação espontânea Reextinção Discriminação

AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV HTTP://WWW. YOUTUBE. COM/WATCH AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?GL=BR&HL=PT&V=YHYZJL-NI7U HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=V6EU9PMDEDQ&FEATURE=RELATED (PAVLOVIANA) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=FMJJPBRX_O8&FEATURE=RELATED (BD SOBRE CONDICIONAMENTO CLÁSSICO PAVLOV) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=BNBAU6FL8S8&FEATURE=PLAYER_EMBEDDED (BEBÉ RESPONDE A ESTÍMULO) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=EHNSVMXT7RW&FEATURE=RELATED

Condicionamento operante Skinner (1904-1990) “caixa de Skinner” Processo de aprendizagem dinamizado pela obtenção do reforço e que é baseado na sua associação à resposta operante. Estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência. Reforço Qualquer estímulo desagradável que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua ocorrência. Castigo

A caixa de Skinner http://www. youtube. com/watch

caracteriza-se pela compreensão rápida e inesperada de um problema e do modo de o resolver. Aprendizagem por insight Köhler faz-se com base na observação e imitação das outras pessoas. Aprendizagem social Bandura Modelagem Aprendizagem vicariante

Aprendizagem por insight Kohler Aprendizagem social A. Bandura http://www.youtube.com/watch?v=fPz6uvIbWZE&feat ure=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=FcBGAWNCipI&fea ture=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=fN1PgOeYO6I&feat ure=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=vU0RZFCrCfk&NR =1 http://www.youtube.com/watch?v=Ah-BVy- LdCg&feature=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=quqkR_LlQ5U &feature=fvsr

A memória • é o suporte essencial das nossas aprendizagens. • conserva aquilo que se aprendeu. Segundo modelo de inspiração cibernética inclui quatro momentos essenciais: Recepção e codificação Armazenamento Recuperação Esquecimento

A memória regista as impressões visuais, auditivas, olfactivas ou tácteis sem as processar, e conserva-as durante um quarto de segundo. Memória sensorial é o centro consciente por onde passam as lembranças de que nos servimos em dado momento. Estas são aí “visíveis”por escassos minutos. Memória a curto prazo Memória a longo prazo é o armazém de um grande número de informações.