Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta ou no conhecimento, provocada pelo treino, pelo estudo ou pelo exercício. Aprendizagem processo de fixação, retenção e recordação do que se aprendeu. Memória
A percepção • Liga-nos ao mundo. • Organiza e interpreta as sensações de modo a reconhecermos e identificarmos o que se passa à nossa volta. Captação de estímulos realizada pelos órgãos sensoriais. SENSAÇÃO Processo de organização e interpretação da informação sensorial que nos permite identificar objectos e acontecimentos. Percepção
A organização perceptiva Segundo os psicólogos da gestalt: • a percepção é sempre de figuras ou formas salientes e vivas que se inscrevem em fundos reentrantes e neutros. • a tendência inata do ser humano é de organizar os estímulos de modo a construir boas formas, ou seja, figuras simples, regulares e simétricas. • na leitura que fazemos do mundo, temos tendência a resistir a certas mudanças, percepcionando as coisas como se estas se mantivessem constantes.
A aprendizagem Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo. Há dois modelos de aprendizagem: modelo comportamental modelo cognitivo considera que o sujeito aprendeu quando dá prova de saber fazer o sujeito pode ter aprendido sem ter oportunidade de o mostrar na prática condicionamento clássico e operante insight e aprendizagem social
Condicionamento clássico reflexo condicionado Ivan Pavlov - 1904 Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo não condicionado e um estímulo natural, de modo a que o indivíduo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estímulo natural. Processos implicados no condicionamento: Extinção Recondicionamento Generalização do estímulo Recuperação espontânea Reextinção Discriminação
AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV HTTP://WWW. YOUTUBE. COM/WATCH AS EXPERIÊNCIAS DE PAVLOV HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?GL=BR&HL=PT&V=YHYZJL-NI7U HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=V6EU9PMDEDQ&FEATURE=RELATED (PAVLOVIANA) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=FMJJPBRX_O8&FEATURE=RELATED (BD SOBRE CONDICIONAMENTO CLÁSSICO PAVLOV) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=BNBAU6FL8S8&FEATURE=PLAYER_EMBEDDED (BEBÉ RESPONDE A ESTÍMULO) HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=EHNSVMXT7RW&FEATURE=RELATED
Condicionamento operante Skinner (1904-1990) “caixa de Skinner” Processo de aprendizagem dinamizado pela obtenção do reforço e que é baseado na sua associação à resposta operante. Estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência. Reforço Qualquer estímulo desagradável que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua ocorrência. Castigo
A caixa de Skinner http://www. youtube. com/watch
caracteriza-se pela compreensão rápida e inesperada de um problema e do modo de o resolver. Aprendizagem por insight Köhler faz-se com base na observação e imitação das outras pessoas. Aprendizagem social Bandura Modelagem Aprendizagem vicariante
Aprendizagem por insight Kohler Aprendizagem social A. Bandura http://www.youtube.com/watch?v=fPz6uvIbWZE&feat ure=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=FcBGAWNCipI&fea ture=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=fN1PgOeYO6I&feat ure=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=vU0RZFCrCfk&NR =1 http://www.youtube.com/watch?v=Ah-BVy- LdCg&feature=endscreen&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=quqkR_LlQ5U &feature=fvsr
A memória • é o suporte essencial das nossas aprendizagens. • conserva aquilo que se aprendeu. Segundo modelo de inspiração cibernética inclui quatro momentos essenciais: Recepção e codificação Armazenamento Recuperação Esquecimento
A memória regista as impressões visuais, auditivas, olfactivas ou tácteis sem as processar, e conserva-as durante um quarto de segundo. Memória sensorial é o centro consciente por onde passam as lembranças de que nos servimos em dado momento. Estas são aí “visíveis”por escassos minutos. Memória a curto prazo Memória a longo prazo é o armazém de um grande número de informações.