Distúrbios Alimentares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Distúrbios Alimentares
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Transtornos Alimentares
Bulimia e anorexia nervosa
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Distúrbios Alimentares
Transtornos alimentares
higiene nas fases da vida
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
10 dicas para uma alimentação saudável
Alimentação Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Anorexia, Bulimia e Vigorexia
Problemas na Adolescência
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Distúrbios alimentares !
A influência da tecnologia no sedentarismo
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Distúrbios alimentares
Distúrbios Alimentares
Bulimia Sobre.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Distúrbios alimentares
Projecto "Educar para a Saúde"
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
Trabalho elaborado por: Henrique Araújo nº7 Sebastião Pereira nº16 Escola Secundária Dr. António Granjo Educação para a Saúde Ano lectivo:2010/2011.
Dez Passos para ter um Peso Saudável 5 kilos extras podem encurtar sua vida em até um ano.
HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Transtornos Alimentares
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
Distúrbios alimentares
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
Ciências Naturais – 9.o ano
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Transtornos da Alimentação
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
Transcrição da apresentação:

Distúrbios Alimentares Trabalho realizado por: Ana Carolina Nº2 Ana Raquel Nº4

Doenças que afectam os jovens hoje em dia Hoje em dia muitos jovens sofrem de transtornos alimentares, tais como bulimia, anorexia e obesidade.

Tratamento Para tratar um indivíduo bulimíaco e anoréctico é extremamente importante que o indivíduo tenha consciência do seu problema. Inicialmente o tratamento consiste em melhorar os hábitos alimentares e aumentar o peso dos anorécticos. Existem vários tipos de tratamento. Os mais conhecidos são os anti depressivos, as terapias individuais e em grupo e a abordagem multidisciplinar e nutricional.

Alimentação saudável Para se ter uma alimentação saudável deve-se: ingerir no mínimo três refeições completas por dia; Não ingerir grande quantidade de alimentos ricos em gordura; Beber no mínimo um litro e meio de água por dia; Não abusar no álcool;

Curiosidades Num estudo feito no Reino Unido, verifica-se que muitas crianças com nove anos já se preocupam com o seu aspecto físico. Chegou-se então à conclusão que uma em cada cinco meninas de nove anos fazem dieta, devido ao facto de muitos dos seus colegas as gozarem pelo seu aspecto físico.

1- Pequeno-almoço 3-Almoço 5-Jantar 2-meio-da-manhã 4-Lanche 6-Ceia

1-Magro 2-Normal 3-Com excesso de peso

1- Sente-se mal com o corpo e consigo próprio 2-Acha que precisa de emagrecer 3-Sente-se com excesso de peso

Bulimia O que é? Causas A bulimia é um transtorno alimentar no qual o indivíduo come num curto espaço de tempo, uma enorme quantidade de alimentos. Depois utiliza métodos como: Provocação do vómito; Uso de laxantes e/ou diuréticos; Prática de exercício físico em excesso; Não se conhece ao certo as causas da bulimia. Mas sabe-se que estam relacionadas com a aparência física, por isso os bulimíacos utilizam métodos para não adquirirem peso e manterem um corpo esbelto.

Existem dois tipos de bulimia: Consequências Tipos Depressão; Obsessão por exercícios físicos; Comer em segredo; Alimentação excessiva, sem aumento proporcional de peso. Existem dois tipos de bulimia: Tipo purgativo: o bulimíaco provoca regularmente o vómito; Tipo sem purgação: o bulimíaco faz jejum e pratica exercício físico em excesso.

Anorexia Causas O que é? A anorexia é um distúrbio psicológico e alimentar, no qual o indivíduo corta radicalmente com consumo de alimentos pois acha que está com excesso de peso, sendo a principal razão a perda de peso. Os anorécticos são na maioria raparigas adolescentes. Não se sabe ao certo quais as causas da anorexia. Pensa-se que estam relacionadas com factores psicológicos, familiares e culturais. Os anorécticos não se sentem bem com o seu corpo, sentindo-se na obrigação de ter um corpo perfeito.

Consequências Tipos Tipo restritivo: perda de peso através de dietas, jejuns e exercícios excessivos. Tipo Compulsão: é caracterizado por consequentes compulsões em comer, seguidas de purgações . Problemas psicológicos Pele seca e amarela devido à desnutrição Arritmia cardíaca Problemas gastro -intestinais Ausência de menstruação e infertilidade temporária por causa da diminuição das hormonas femininas. Pressão arterial baixa Hipotermia (baixa temperatura corporal)

Obesidade O que é? A obesidade é uma doença caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal, que leva ao aumento do risco de doenças tais como diabetes, pressão arterial, artrite, etc. Uma pessoa é considerada obesa quando o seu peso está 10 a 20% maior do que o peso ideal para o sexo e altura. Na maioria dos obesos, o aumento da gordura tem origem no desequilíbrio entre a alimentação e o exercício físico, ou seja, comem bastante e fazem pouco exercício físico.

Causas Consequências As principais causas que levam à obesidade são: Mau funcionamento de alguns órgão vitais; Uma alimentação errada; Falta de exercício físico. Dietas prejudiciais à saúde. As consequências na saúde da obesidade são muito variadas, tais como: Diabetes tipo II Alguns tipos de cancro Osteoartrose Doenças respiratórias (como apeneia do sono) Doenças cardiovasculares e hipertensão

Tipos Existem dois tipos de distribuição de gordura. A gordura pode concentrar-se da cintura para baixo, Obesidade Ginóide, que é mais frequente nas mulheres. Pode concentrar-se também no abdómen, Obesidade Andróide, que é mais frequente nos homens.

Fim