Ciência e Explicações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Uma palavra tão linda já quase esquecida se faz relembrar: Contendo sete letrinhas e todas juntinhas se lê ?cativar?! Cativar é amar; é também.
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Deus Módulo III Objetivo Geral
DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
Trabalho Escolar de Filosofia
Pensamento crítico 2008/9 Aula 6,
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
O PLANO ESPIRITUAL.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Fases do método indutivo Observar os fenômenos –Pedro, José, João,... são mortais. Descobrir a relação entre estes fenômenos –Pedro, José, João,... são.
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
AXIOMATIZAÇÃO Equipe: André Augusto Kaviatkovski, Daniel Elias Ferreira, Vinicius Zaramella.
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
Métodos e técnicas da pesquisa científica
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Deus Módulo III Objetivo Geral
Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
PROVAR UMA TEORIA Um grande passo do conhecimento racional.
O SEGREDO DA VIDA PLENA. O SEGREDO DA VIDA PLENA.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Nenhum livro deve ser fechado ou ignorado antes
Karl Popper O Falsificacionismo
O QUE É FILOSOFIA ?.
O conhecimento científico
Lógica Matemática Introdução.
Trabalho realizado por:
Plano de Aula Para que serve isso de Metodologia?
A Codificação Espírita Roteiro 3
Economia comportamental a psicologia das atividades econômicas, com ênfase nas irracionalidades regulares.
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Filosofia moderna.
Compreender que Deus é nosso médico, é o remédio em si mesmo, capaz de potencializar a ação de todos os conselhos que nos foram dados.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
A Ciência e suas características
Deus e a Criação do Universo
Concepções e Formas de Conhecimento
Professor: Suderlan Tozo Binda
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
O que é conhecimento?.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
Transcrição da apresentação:

Ciência e Explicações

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses Observação guiada por conhecimento prévio Começamos pela hipótese mais simples Testar, e reformular a hipótese Escolher a mais simples que explica o observado

Formular Hipóteses Testar uma hipótese requer hipóteses auxiliares: - As cordas não esticam - Ninguém altera a configuração ... Podemos sempre proteger uma hipótese sacrificando as auxiliares.

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [...] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes

Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos

Método científico Dedução Indução Abdução Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos Dedução Indução Abdução

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [...] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes O método experimental é mais que indutivo A apresentação de hipóteses é essencial.

Espiritismo: Ciência? «Ele verificou, através da vidência, que o mundo espiritual, para onde vamos após a morte, se compõe de várias esferas, representando graus de luminosidade e felicidade. Cada um de nós irá para aquela que se adapte à nossa condição espiritual. Somos julgados, automaticamente, por uma lei espiritual de similitudes.» (Caderno1)

Espiritismo: Ciência? “Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência.[...]. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.” O Livro dos Espíritos, Pag 82 Método científico?

Espiritismo: Ciência? Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” O Livro dos Espíritos, Pag 52

Espiritismo: Ciência? O método científico, como é ensinado nas escolas, decompõe-se em várias fases: 1. Observação; 2. Formulação de hipóteses explicativas do fenómeno; 3. Segue-se a fase em que se testa experimentalmente a hipótese tida como reveladora do mecanismo do fenómeno; 4. Enunciação da lei. (Curso Básico de Espiritismo, Caderno 2, p 35)

Ciência Explicar o que se observa (abdução). Hipóteses testáveis, porque têm que ser informativas. Começar pela mais simples e ir complicando (parcimónia) Eliminar o que é desnecessário (Lâmina de Occam, entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem) Ser conservador. Mudanças radicais só se a evidência o exigir.

Psychology of the Séance Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance

Método Científico Realidade Modelo Dados Previsão Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Psychology of the Séance Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance Qual o aspecto da realidade que cada um focou? Qual o modelo? Que previsões fez? Quais as observações? As previsões concordam com o que se observa?

Psychology of the Séance Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance O que é uma observação? Os relatos dos videntes são observações? Os relatos dos participantes na sessão são observações? De quê?