CiaClass Plataformas Colaborativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Instituto de Computação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Ferramentas de Mediação no Moodle
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Comunidades da rede de bibliotecas do MCTI
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Informações sobre o Teleduc
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Ambientes Virtuais na Educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
CONSELHOS GESTORES E SAÚDE: empoderamento e impacto na gestão pública Águeda Wendhausen Maria Elisabeth Kleba.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Formação de Tutores a Distância
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
Ferramentas de monitoramento de ações em de Redes Sociais Slides baseados em: content/uploads/2012/11/Para-Entender-o- Monitoramento-de-Midias-Sociais.pdf.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Inovações tecnológicas
Soluções para universidades corporativas
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
vídeo
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

CiaClass Plataformas Colaborativas Wilton Pinheiro Diretor Executivo B2Learn Parceiro Ciatech

Colaboração “Colaboração é um processo recursivo onde duas ou mais pessoas ou organizações trabalham conjuntamente para atingir um objetivo comum, através do compartilhamento de conhecimento e aprendizado.” Fonte: Wikipedia

O que é necessário para criar uma Plataforma Colaborativa?

Relevância / Surpresa / Novidade 1 Propósito Por que eu estou aqui? O que eu ganho com isso? O que eu perco? Relevância / Surpresa / Novidade

2 Existir Ser reconhecido como participante do grupo Exibir atributos para qualificar interações

3 Comunicação Interagir com outros membros individualmente Interagir com o grupo

Plataformas Colaborativas Mundo Real Mundo Virtual Evento CiaClass Propósito: Aprender mais sobre Colaboração e Aprendizado Existir: Acesso ao hotel Características humanas Roupas e Gestos Comunicação: Fala SMS, BBM, WhatsApp Facebook Propósito: Ficar conectado aos amigos Existir: Foto Perfil / Interesses Comunicação: Wall Status Mensagens Instant Messaging

No contexto da Educação Corporativa 70% *Jay Cross, Internet Time Alliance 20% 10% Aprendizagem por Experiência Aprendizagem por Outras Pessoas Aprendizagem por cursos Facilitado por sistemas e processos de Aprendizagem Colaborativa e Social

É assim que FUNCIONA:

= + = + = Rede Social Corporativa Salas / Grupos Virtuais Pessoa se reconhece virtualmente Criar conexões gera maior engajamento Realidade dos jovens (Geração Y) + Salas / Grupos Virtuais = Ferramentas para compartilhar conhecimento Estudante é um ator ativo e relevante Maior motivação e retenção + Gestão Colaborativa = Aplicação de metodologias de estímulo Gestão da convergência das discussões Knowledge Base próprio do B2Learn

Eu existo na rede social!

Comunicação Individual

Comunicação em Grupo

Salas Virtuais – Propósitos por grupo

Sala Virtual - Colaboração

Gestão Colaborativa

... Modelo de Governança Ambiente Gestor Sala Sala Moderador Especialista Moderador Especialista

Modelo de Governança Gestor Moderador Especialista Controle da política e bom uso do ambiente Gestão dos usuários e conteúdos no ambiente Coordenador dos tutores Relatórios e controle do Engajamento Moderador Facilitador da sala – suporte aos usuários Avalia e executa ações para incentivar engajamento Ações para estimular e motivar a sala Organiza e monitora o andamento das ações de aprendizagem Especialista Tira dúvidas sobre o tema Fornece conteúdo para ações do tutor Discute e participa dos bate papos como referência sobre o tema Sugere conteúdos e bibliografia

Relatórios Quantitativos Qualitativos Posts por usuário Comentários por post Posts por tópico do fórum Número de acessos Page views Conectividade Mensagens trocadas Quantidade de tags Relevância ao tema Profundidade da discussão Novidades Nuvem de palavras Análise do moderador

Conectividade

Nuvem de Palavras

Análises do Gestor e Moderador

Obrigado wilton.pinheiro@b2learn.com.br