FEEDBACK - RETROALIMENTAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

FEEDBACK - RETROALIMENTAÇÃO

USO DE FEEDBACK FEEDBACK: É um tipo particular de informação que indica ao indivíduo a ocorrência de erros em seu próprio desempenho. Ao considerarmos a percepção de erro como estímulo, temos a latência de resposta correspondente ao tempo de reação. TEIXEIRA (2006, p.9).

CIRCUÍTO ABERTO DE FEEDBACK São tarefas em que há poucas chance de que o ciclo “percepção de erro – correção de resposta” seja completado antes da ação ter sido concluída. Nesses casos, as correções dos erros só poderão ser feitas na tentativa seguinte, por meio de uma melhor seleção dos parâmetros de movimento. CIRCUÍTO FECHADO DE FEEDBACK - São tarefas em que o tempo disponível durante a execução é suficiente para que os movimentos sejam corrigidos. Há tempo suficiente para detecção de erros, tomada de decisão sobre a correção mais apropriada, organização dos movimentos corretivos, e por fim para tradução de todo esse processo em movimentos. TEIXEIRA (2006, p.10)

Organização da resposta Tomada de decisão Detecção de erro Organização da resposta Movimento Correções Feedback

Conhecimento de resultados(CR) Feedback Feedback Intrínseco à Tarefa Feedback aumentado Visual Auditivo Proprioceptivo Táctil FeedbackIntrínseco à tarefa Conhecimento de resultados(CR) Conhecimento de desempenho aumentado CD) Por exemplo, o, sistema visual fornece informações sobre o sucesso ou as falhas do desempenho de uma pessoa que caminha por um aposento cheio de obstáculos. Uma outra fonte de informação está fora do próprio sistema de feedback sensorial da pessoa.

Feedback intrínseco: Informação sensorial que normalmente ocorre quando os indivíduos produzem movimentos; pode originar-se de fontes externas ao corpo (exterocepção) ou internas ao corpo (propriocepção). (Schimidt, p.271)

Exterocepção: Informação sensorial que tem como origem principal fontes externas ao corpo de uma pessoa. (Schimidt, p.271) Propriocepção: Informação sensorial originada internamente ao corpo de uma pessoa que sinaliza a posição e o movimento do corpo e membros; semelhante a cinestesia. (Schimidt, p.271) China, 14/11/2007 - Medalhas trazem inscrição dos Jogos de Pequim 2008 China, 10/12/2007 - A Holanda se destacou na etapa da Copa do Mundo

O feedback intrínseco á tarefa, que consiste no feedback sensorial disponível durante ou depois de a pessoa desempenhar uma habilidade e que é uma parte da própria situação de desempenho da habilidade que ocorre naturalmente.

O feedback aumentado, por outro lado, sempre se refere ao feedback que provem de fontes externas e acrescenta ou aumenta o feedback intrínseco à tarefa. (Magill, p.199) Se o feedback aumentado for dado enquanto o movimento está em andamento ele é chamado de feedback aumentado concomitante.Se ele for fornecido depois de a habilidade ter sido desempenhada, é chamado de feedback aumentado terminal. (Magill, p. 200)

O feedback aumentado ou extrínseco - pode melhorar, dificultar ou não afetar a aprendizagem de habilidades. Magill (2000), utiliza o termo feedback como um termo genérico que descreve a informação que a pessoa recebe sobre o desempenho de uma habilidade durante ou depois de seu desempenho. Rio de Janeiro – Thiago Pereira é especialista em 200m medley e 400m medley

China, 16/11/2007 - Combinado com estudos, escola oferece treino em período integral e moradia Schimidt (2001), afirma que as informações que aparecem como resultado do movimento (e que são repassadas ao executante) são tecnicamente as informações que os cientistas chamam de “feedback” , que pode ser intrínseco ou extrínseco.

Feedback extrínseco: Informação sensorial advinda de uma fonte externa, somando-se àquelas que normalmente ocorrem quando indivíduos produzem movimentos; também conhecido como feedback aumentado. (Schimidt, p.271) Feedback aumaentado: Outra denominação para feedback extrínseco. (Schimidt, p.271) Feedback aumentado quando o professor diz a um aluno o que ele fez certo e o que ele fez errado e o que ele deverá fazer para corrigir as falhas, o feedback provém de uma fonte externa ao praticante. Esse tipo de feedback é sempre acrescentado ao feedback fornecido pelo próprio sistema perceptivo-sensorial da pessoa e é conhecido como feedback aumentado. (Magill, p.199) É conveniente pensar em duas fontes de feedback relacionadas ao desempenho de uma habilidade, uma interna e outra externa. (Magill, 1999)

Para Schimidt (p. 272) o Conhecimento de resultados (CR) refere-se á informação extrínseca, geralmente verbal, que diz aos aprendizes alguma coisa sobre o sucesso de suas ações em relação à meta ambiental pretendida. (...) o treinador pode dizer a um atleta: “Você errou aquele arremesso”. (...) O (CR) que duplica o feedback intrínseco quando os indivíduos podem percebê-lo e interpreta-los sozinhos, é de pouco valor ou pode ser ainda irritante para os aprendizes. A categoria Conhecimento de Resultados (CR), consiste em informação apresentada externamente sobre o resultado do desempenho (objetivo) de uma habilidade ou sobre a obtenção da meta do desempenho. (Magill, p.200)

Conhecimento de desempenho (CD) dá informação a respeito das características (descrição) do movimento. Além de ser fornecido verbalmente, o CD pode ser fornecido de várias outras formas não-verbais. Por exemplo, as fitas de vídeos são um método popular de mostrar o sucesso obtido pela pessoa no desempenho de uma habilidade.

O vídeo permite que a pessoa veja o que ela realmente fez durante o desempenho que levou ao resultado obtido. (Magill, p.200)

Aplicação Procure se lembrar da época que você começou aprender uma atividade física. Como você se saiu ao passar pelas primeiras tentativas? Provavelmente, você não se saiu muito bem.Quando tentou, melhorar devem ter surgido varias perguntas que alguém teve que respondê-las para ajudá-lo a entender melhor o que você estava fazendo errado e o que você precisava aprender para melhorar seu desempenho.

Aplicação Como essas perguntas foram respondidas? Se você esteve em uma classe ou teve aulas particulares com um instrutor, você provavelmente obteve essas respostas de seu instrutor. Embora você pudesse ter resolvido muitas das suas dúvidas por si mesmo, à medida que ia tentando diferentes possibilidades durante os treinamentos, você percebeu que estaria economizando tempo e energia se perguntasse ao seu instrutor. (Magill, p.198)