TANDEM Uma forma de ensino e aprendizagem em que duas pessoas se unem para atingir uma finalidade específica: aprender a língua do outro. Tem-se, então,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Universidade Federal de Uberlândia
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
Ponto de partida Capítulo 3
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
Atividade complementar 04 e 05
OFICINA DE CRIATIVIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Por que o jornal na escola?
Docência universitária: repensando a aula
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

TANDEM Uma forma de ensino e aprendizagem em que duas pessoas se unem para atingir uma finalidade específica: aprender a língua do outro. Tem-se, então, a concepção de troca e de trabalho colaborativo que remete à idéia à priori da bicicleta tandem, em que duas pessoas realizam um trabalho mútuo e cooperativo, pedalando, juntas, para atingir um mesmo objetivo. Telles e Vassallo (2006), Panichi (2002) e Girolamo (2003)

E-TANDEM (escrita e leitura) TANDEM: aprendizagem de línguas de maneira autônoma, recíproca e colaborativa. As novas diretrizes ressaltam a autonomia dos cursos de Letras que se tornam mais flexíveis para criarem oportunidades a esse novo profissional de atingir a competência e conhecimentos desejados, desenvolver a autonomia e de ser capaz de promover a articulação constante entre teoria e prática, a fim de que ele se torne um profissional com múltiplas competências e habilidades para atuarem como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes entre outros (CNE/CP Nº 1, 2002). E-TANDEM (escrita e leitura) FACE-A-FACE TELETANDEM A reforma do Ensino Superior de 2004 enfatiza a geração e divulgação, pelas universidades, de conhecimentos culturais, científicos e técnicos bem como valoriza a extensão como mediadora entre as instituições de ensino superior e a universidade. A universidade deve oferecer uma formação continuada para o professor, uma vez que a educação é vista como um processo contínuo que não termina no momento em que o professor se licencia. ●Chat ● Áudio ●Vídeo

“ Nós pensamos que talvez o Teletandem deveria reproduzir a riqueza do tandem face-a-face em contato com outros, em bases práticas e livres, por meio de interações síncronas on-line e áudio-visuais por meio da utilização do MSN Messenger” . Pontos questionáveis à formação dos professores. ● Há ainda uma ênfase no conteúdo teórico em detrimento à formação prática, desvencilhando a relação intrínseca existente entre teoria e prática. (Cavalcanti e Moita Lopes, 1991; Vieira-Abrahão, 2007; Oliveira e Paiva, 2005) ● Lacunas na formação desse profissional, uma vez que desconhecemos qualquer disciplina relacionada à tecnologia presente na grade curricular dos programas dos cursos de graduação em Letras de universidades conceituadas (TELLES; VASSALLO, 2006b, p. 3) ● Dificuldade de se implementar e desenvolver a prática reflexiva nos programas de formação pré e em serviço, embora haja grande entusiasmo no que se refere às idéias de ensino reflexivo.

PROJETO TELETANDEM BRASIL O projeto TELETANDEM BRASIL é um projeto de pesquisa educacional na área de ensino de línguas estrangeiras à distância da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Objetiva colocar pares de alunos universitários estrangeiros em contato com alunos universitários brasileiros para aprenderem as línguas um do outro por meio dos recursos de leitura, escrita, áudio e vídeo.

PROJETO TELETANDEM BRASIL A PESQUISA Três objetivos de pesquisa (1) verificar o uso do aplicativo MSN Messenger como instrumento pedagógico para o ensino de línguas in-tandem à distância; (2) verificar as características lingüísticas, culturais e pedagógicas da interação entre os pares de aprendizes; e (3) Refletir sobre os quesitos necessários para a formação de professores e o papel do professor mediador nesse novo contexto de ensino e aprendizagem de línguas. O ENSINO Os departamentos de português das universidades estrangeiras e a equipe coordenadora do projeto TELETANDEM Brasil da Universidade Estadual Paulista apresentam os pares para que aprendam as línguas uns dos outros. http://www.teletandembrasil.org/page.asp?Page=25

VANTAGENS DO TELETANDEM. Interação: ► em múltiplas modalidades: falar, ler, escrever e ouvir ► com outras nacionalidade, culturas e países ► real sem sair de seu espaço físico A língua é usada como instrumento de comunicação.

Bate-papo ou conversa informal com amigos Tandem Bate-papo ou conversa informal com amigos Encontros regulares Encontros ocasionais e não planejados Encontros tandem são uma espécie de compromisso Os participantes escolhem se desejam ou não interagir naquele momento. Há uma certa liberdade para romper com as regras de polidez e com os princípios conversacionais Regras de polidez e princípios conversacionais deveriam ser respeitados O parceiro mais proficiente tem responsabilidade para com o menos proficiente A responsabilidade para com o outro não existe Os participantes desenvolvem habilidades para prestarem atenção no que o seu parceiro diz e como ele diz O desenvolvimento destas habilidades é praticamente inexistente Diferentes níveis de competência não são obstáculos para o desenvolvimento das interações A língua alvo do falante mais proficiente predomina. O objetivo é o desenvolvimento da competência linguística e cultural O objetivo é o sucesso da interação

Princípios do Teletandem. Princípio da igualdade: usar a língua na mesma quantidade (tempo), ter as mesmas condições dos recursos tecnológicos etc. Princípio da reciprocidade: Ambos devem beneficiar-se da parceira. Recebe-se ajuda, mas ajuda-se também. Princípio da autonomia: espera-se que o aprendiz de LE seja capazes de desenvolver ações independentes, refletir criticamente, tomar decisões, negociar questões com seu parceiro etc.

Conversação sobre um ou vários assuntos (aproximadamente 30 minutos). Sessões de Teletandem. Uma sessão de TELETANDEM pode durar no mínimo duas horas: uma hora para cada uma das línguas. Cada hora é composta por três fases básicas: . Conversação sobre um ou vários assuntos (aproximadamente 30 minutos). Você e seu parceiro conversam sobre qualquer coisa que desejarem. b) feedback de língua (aproximadamente 20 minutos). É sempre feito nos últimos 20 minutos. Esta é a parte da aula na qual você irá usar as notas que tomou enquanto seu parceiro estava conversando com você. c) avaliação da sessão (aproximadamente 10 minutos). Inicialmente, pergunte ao seu parceiro/a como ele/ela se sente ao falar sua língua. Ouça com atenção seus sentimentos, medos e problemas. Somente depois que ele/ela tiver expressado seu ponto de vista sobre seu próprio desempenho, você deveria fazer breves comentários sobre isso. Encoraje-o/a, procure pontos positivos, elogie suas tentativas e conquistas. Fique atento(a) para possíveis competições e comparações entre o desempenho de seu parceiro e o seu.

PROFESSOR MEDIADOR Devido ao desenvolvimento da tecnologia, a função do professor sofre constantes modificações. Neste projeto, ele está sendo visto como uma espécie de mediador das sessões do tandem institucionalizado, que é o tipo tandem que não ocorre livremente, independente, mas que se desenvolve dentro de uma universidade ou escola. ► Interagente no papel de mediador da aprendizagem de seu parceiro ► Professor -mediador e formador de professores (professores mestres e doutores/doutorandos).