Darciele de Souza e Luiz Felipe Netto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Advertisements

Sistemas de Informação
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Administração de Sistemas de Informação
SIN - Sistemas de Informação
Co-creation, Crowdsourcing, Peer production, Crowdfunding
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Felipe Carvalho – UFES 2009/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Apresentação da Monografia
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Tendências do mercado Consumidor
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Tendência de Mercado.
Direitos da Personalidade
Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Paulo J Azevedo Departamento de Informática
Aula 5: Compras na Internet.
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
HUMANIZANDO A FAMILIA DO CLIENTE SOB CUIDADOS INTENSIVOS
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Site da Eletronorte
Categorias do E-Business
Sistemas de Informação e Gestão
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
Gerhard M¨unz, Sa Li, Georg Carle Computer Networks and Internet Wilhelm Schickard Institute for Computer Science University of Tuebingen, Germany Traffic.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Alexandre Boteguim Diogo Olivares Túllio Iazetta.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Tecnologia da informação
Desenvolvendo Aplicações Web 2.0 que Funcionam Eduardo Ferreira dos Santos
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
1 Gerenciamento da Informação O que é gerenciamento? O que é gerenciamento? Como uma idéia geral, gerenciamento, gestão ou administração é a atividade.
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento.
ÉTICA PROFISSIONAL CONCEITO
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
O Banco do Futuro na Visão da Geração Y, por ela mesma.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
INE5644 – Data Mining Profa Vania Bogorny
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Marketing Direto como caminho para construção do RELACIONAMENTO
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Mineração de Dados: Introdução
KDD E MINERAÇÃO DE DADOS
O PROCESSO DE KDD Elaborado por: Jader Gustavo de Campos Santos Rhafael Freitas da Costa.
ALUNOS IGOR CAMILO ANDSON SILVA LEVI PEDRO LUCAS VIEIRA.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
sistemas de informação
BIOÉTICA DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Transcrição da apresentação:

Darciele de Souza e Luiz Felipe Netto Mineração de Dados Darciele de Souza e Luiz Felipe Netto

Cronograma O que é mineração de dados. Etapas. Vantagens Profissionais. Aplicações. Análise de clientes. Assistência médica. Poder Judiciário. EAD. Redes Sociais. Tendências.

Cronograma Citação do Código Civil. Como a mineração de dados nos afeta. Utilização da Mineração de Dados. Crime. Imoral. Normal. Políticas de Privacidade. Cuidados em redes sociais. Sugestões de debates. Referencias.

O que é? “Processo, de várias etapas, não trivial, interativo e iterativo, para identificação de padrões compreensíveis, válidos, novos e potencialmente úteis, a partir de grandes conjuntos de dados.” [1] É uma das etapas do Processo de Descoberta do Conhecimento em Banco de Dados KDD (Knowledge Discovery in Database).

Etapas Pré-processamento. Data Mining (DM) ou Mineração de Dados (MD). Pós-processamento.

Aplicações Aprendizado de máquinas; banco de dados inteligente; computação de alto desempenho; estatística; inteligência artificial; visualização de dados; reconhecimento de padrões e sistemas especialista, astronomia, biologia, seguros, marketing, medicina, educação, entre outros.

Vantagens Profissionais A utilização de Data Mining agilizando empresas.

Analise de clientes (Pesquisa de mercado). Quem compra tal produto?

Aplicações para Assistência Médica A pesquisa de padrões nas doenças de vários pacientes e suas relações com o tratamento e resultados.

Aplicações para o Poder Judiciário Beverly Cook, uma pesquisadora da Universidade de Wisconsin em Milwaukee, modelou algumas aplicações Data Mining com o software IDIS para avaliar um processo judiciário que envolvia a pena de morte. [6]

Aplicação em EAD Traçar perfis de estudantes. Melhorar a interação. Verificar necessidade de mudanças Entre outras.

Aplicações em Redes Socias As redes sociais geram um tipo de informação que pode ser chamado de Mídia Social.

Tendências As áreas mais quentes de novas pesquisas em data mining são as que envolvem redes sociais. A empresa poderá monitorar o comportamento dos consumidores nas redes sociais e se comunicar com eles pelas redes e também pelas plataformas móveis, como os celulares. [8]

“A vida privada de uma pessoa natural é de natureza inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.” Código Civil, art. 21.

Como a mineração de dados nos afeta? Por um lado a mineração de dados sobre nossos perfis e gostos pode nos trazer comodidades no dia a dia (as empresas sabem o que você quer, por exemplo), mas até que ponto isso não é invasão de privacidade?

Utilização de mineração de dados O que é crime? O que é imoral? O que é normal?

Crimes Venda de bancos de dados contento informações privadas. Mais comuns: Informações Criminais Informações Trabalhistas Informações Crediticias

Imoral Mesmo não constituindo crime, é comum as empresas visitarem os perfis dos usuários em redes sociais para verificar sua conduta. Isso as vezes é utilizado como forma de eliminação em entrevistas.

Normal Pesquisa de usuários por interesse pessoal. Ex: Procurar alguém que conheceu em uma festa.

Quero me cadastrar em um site, o que devo fazer antes?

LER A POLÍTICA DE PRIVACIDADE!

Política de privacidade? O que é isso? Política de privacidade determina até que ponto suas informações pessoais serão expostas e utilizadas. A maioria das políticas de privacidades prevêem o uso de dados gerais para melhorar a experiência geral do usuário.

Mesmo assim... A administração do site não é a única forma de se obter seus dados, principalmente em redes sociais, suas informações estão abertas ao público, tome cuidado no que vai divulgar.

Debates (sugestões) Utilização de mineração de dados para obter informações sobre funcionários/candidatos. Utilização de mineração de dados na medicina. (Divulgação de doenças e casos de pessoas). Benefícios da mineração de dados em sistemas educacionais. Crimes relacionados a mineração de dados. Traçar perfis de usuários que podem vir a ser inadimplentes.

Referencias [1] FAYYAD, UM; PIATETSKY-SHAPIRO, G.;SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery : an overview. [2] Violação do direito a privacidade pelos Banco de Dados. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/7309/violacao-do-direito-a- privacidade-pelos-bancos-de-dados-informatizados/2. Acesso em: março de 2011. [3] AZARIAS, Priscila; Aplicação da mineração de dados para geração de conhecimento: um experimento prático. Disponível em: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg5/anais/T8_ 0203_0548.pdf. Acesso em: março de 2011. [4] KDD. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kdd. Acesso em: março de 2011.

Referencias [5]Imagem. http://www.fp2.com.br/datamining/wp- content/uploads/2008/10/kdd.jpg [6]Tecnologia da Informação. Disponível em: http://www.sebraepb.com.br:8080/bte/download/Tecnologia%20da%20Infor ma%E7%E3o/162_1_arquivo_datamining.pdf Acesso em: março de 2011. [7]MACHADO, Aydano; FERREIRA, Rafael; BITTENCOURT, Ig; ELIAS, Endhe. Mineração de texto em redes sociais aplicada à Educação a Distância. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/132/ 115. Acesso em: março de 2011. [8]SALGADO, Raquel. A tendência é integrar a mineração de dados com as redes sociais. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI185111- 16382,00- A+TENDENCIA+E+INTEGRAR+A+MINERACAO+DE+DADOS+COM+AS+REDES +SOCIAIS.html. Acesso em: março de 2011.