APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP
Produto Processo Aspectos Humanísticos Aspectos Comportamentais Aspectos Ecológicos
Ambiente Acadêmico (FCF) Riscos Potenciais Produtos Químicos c/ distintos níveis de periculosidade Cepas microbianas modificadas ou patogênicas Fatores físicos Estresse Pesquisa Desenvolvimento Otimização Avaliação
Ser Humano EPI EPC Atitudes conscientes Limitações Visualizar/admitir -próprio risco -aquele que ocasiona Minimizar emissões atmosféricas ou efluente Preservar a vida animal ou vegetal
Que legado estará sendo reservado pela comunidade científica às gerações futuras? Qual o impacto ecológico decorrente de nossas atividades? Quais estudos epidemiológicos foram efetuados para conhecimento de dados comparativos de incidência de doenças degenerativas na população USP frente a outros nichos populacionais? Passividade Desenvolvimento de novos modelos ISO 14001
Comissão Assessora de Descartes Laboratoriais Comissão Assessora de Biossegurança Comissão de Prevenção de Acidentes de Trabalho Uso Eficiente da Água (PURA) Uso Eficiente de Energia Elétrica (PURE)
Objetivo: Estabelecer para a FCF - USP uma política ambiental apropriada às atividades, produtos e serviços através do Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à Unidade atingir e controlar sistematicamente o nível de desempenho ambiental visando ao seu aprimoramento contínuo, em consonância com as iniciativas institucionais
definir procedimentos e planos de adequação física das instalações; definir procedimentos e planos preventivos no âmbito de biossegurança e ambiental; definir procedimentos e planos de atendimento a emergências ambientais; estabelecer sistemática estruturada para gerenciar seu passivo ambiental; possuir gerenciamento preventivo das situações de risco potencial; atender a todos os requisitos de uma norma internacional para atividades, produtos e serviços.
O treinamento em Gestão Ambiental como pré- requisito básico aos Membros da Comissão Interna de Qualidade e Produtividade, extensivo a elementos das Comissões Assessoras de Descartes Laboratoriais, de Biossegurança e de Prevenção de Acidentes de Trabalho ISO Interpretação e Implementação Bureau Veritas CURSOS: Legislação ambiental - Aplicada ao SGA Bureau Veritas
ISO Treinamento de Auditores Ambientais Management Consulting Group - MCG Curso Auditoria A DEFINIR identificação de auditores líder e formação dos agentes multiplicadores; avaliação ambiental inicial, considerando: emissões atmosféricas, efluentes em corpos dágua, gerenciamento de resíduos, contaminação do solo, uso de recursos naturais e outras questões ambientais locais e relativas a comunidade; exame de todas as práticas e procedimentos de gestão ambiental existentes; definição de projetos específicos; incentivo às atividades, a ser obtido com a elaboração de monografias e projetos, a serem elaborados respectivamente por alunos de graduação e pós-graduação. Haverá simultaneamente o engajamento de professores, na orientação dos trabalhos; projetos de Educação e Treinamento de funcionários.
Alunos de Graduação Monografias: Tópicos exemplificativos: - CIPA: investigação quanto a mecanismos legais e práticos para o envolvimento do aluno. - Microrganismos Geneticamente Modificados: cuidados no manuseio. - Descarte de material biológico e seu impacto ambiental. - Descarte do material químico e o seu impacto ambiental. Prêmio: Curso/ Treinamento (detalhes a serem definidos) Poderá haver no projeto o envolvimento de alunos e professores
Alunos de Pós-graduação Projetos de pesquisa, relativos a questões ambientais, no âmbito da FCF-USP Meta Meta: Proposta inovadora identificando aplicabilidade e solução Abrangência Abrangência: - Aspectos Químicos: Tratamento - Aspectos Microbiológicos: Inativação Metodologia Metodologia: - Princípios do processo proposto - Recursos Humanos e materiais - Estimativa custo-benefício - Estudo para comprovação da viabilidade do projeto - Cronograma das atividades - Demonstração de plano piloto desenvolvido Poderá haver no projeto o envolvimento de alunos e professores
Projetos de Educação e Treinamento: conscientização ; melhoria de condições ambientais. Funcionários Entrega dos trabalhos: 31/05/2001 Divulgação dos resultados: 23/06/2001 Poderá haver no projeto o envolvimento de alunos e professores
Critérios e Comissão de avaliação das diferentes modalidades de trabalho: a serem definidos durante a Mesa Redonda (23/11/00) Premiação: treinamento e valor em pecúnia para os melhores trabalhos de cada modalidade. Expectativas da segunda etapa: - Treinamento abrangente (Aquisição: equipamento destinado à formação dos agentes multiplicadores e à educação continuada como lap-top e data-show). - Definição de projetos prioritários (estimativas para a terceira etapa, com vistas à implementação dos projetos selecionados)
Implementação e Operação Nesta etapa estarão ocorrendo as implementações de programas propostos pelas Comissões Assessoras de Biossegurança, de descartes, e CIPA, alunos, funcionários e professores, premiados. 1 a etapa: novembro de 2000 a abril de a etapa: fevereiro de 2001 a fevereiro de a etapa: fevereiro de 2002 a fevereiro de 2004