DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
EDUCAÇÃO INFANTIL Georgina Guimarães da Costa Especialista em Educação.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Programa de Ética e Cidadania
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Programas sociais para a infância
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PAIC 2013.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Diretrizes da Educação Infantil MEC
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO 24 de fevereiro de 2015
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 1º REGIME DE COLABORAÇÃO/2016 EDUCAÇÃO INFANTIL Cons. Luziette Amarilha 18/3/2016.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 CURRÍCULO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil

pauta Acolhimento Exibição do curta de animação “A coisa perdida” Um começo de conversa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Trabalho em grupo Socialização Organização da Jornada- questões práticas Avaliação

Alguns documentos que ao longo do tempo contribuem para a discussão da Infância e da Educação Infantil

REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos; Composto por 3 volumes que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que respondam às necessidades das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país; Vol.I Introdução Vol. II Formação pessoal e social Vol.III Conhecimento de mundo.

INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo; Instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de Educação Infantil; Pretende ser uma contribuição no sentido de que as instituições encontrem seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construção de uma sociedade mais democrática.

EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS PROMOTORAS DE IGUALDADE RACIAL Indica que as propostas pedagógicas dessa etapa devem estar comprometidas com o rompimento da relação de dominação étnicorracial. Composto pelo documento e quatro vídeos que apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades: um CEI e uma EMEI. Material resulta de intervenções reais, nas quais todos os envolvidos puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação infantil podem promover a igualdade racial

EDUCAÇÃO INFANTIL, IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE: ASPECTOS POLÍTICOS, JURÍDICOS, CONCEITUAIS Ferramenta útil para o trabalho de elaboração de conteúdos de práticas pedagógicas promotoras da igualdade na Educação Infantil; Descortina alguns dos principais desafios em termos de maior conhecimento e de necessidade de aprofundamento e proposições.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Parecer nº 20 CNE/CEB de 11/11/09 Resolução nº 5 CNE/CEB de 17/12/09

Currículo Conjunto de práticas que buscam articular: experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos 9

Princípios As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais

Proposta Pedagógica (ou projeto político pedagógico) plano orientador das ações da instituição define as metas que se pretende para: - a aprendizagem e - o desenvolvimento das crianças elaborado num processo coletivo, com a participação: - da direção - dos professores - da comunidade escolar deve garantir que as Unidades de EI cumpram sua função sociopolítica e pedagógica:

que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais (condições/recursos); compartilhar e complementar a educação e cuidado com as famílias; convivência entre crianças/entre adultos e crianças – ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas; Igualdade de oportunidades educacionais entre crianças de diferentes classes sociais – acesso a bens culturais; construção de novas formas de sociabilidade/subjetividade comprometidas com a ludicidade, democracia, sustentabilidade do planeta, rompimento de relações de dominação: - etária, socioeconômica, étnicorracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Práticas Pedagógicas da Educação Infantil Devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras e garantir experiências que promovam: Conhecimento de si e do mundo; diferentes linguagens/domínio de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita/ convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Recriem, em contextos significativos, relações quantitativas, medidas, formas, orientações espaço temporais; Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades;

Situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização e bem-estar; Vivências éticas e estéticas que ampliem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade; Incentivem a curiosidade, exploração, encantamento, questionamento, indagação das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

Relacionamento e interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas, gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; Interação e conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras; Utilização de gravadores, projetores, computadores, máq.fotográficas e demais recursos tecnológicos e midiáticos.

Textos utilizados: A pedagogia da escuta, do blog Pedagogia com a Infância; Olhos de criança e alma de “criançólogo”- Francesco Tonucci; Tempo para viver o cotidiano- Maria Carmen Silveira Barbosa

A partir do texto: 1- Quais os destaques sobre currículo que não podemos perder de vista? 2- Quais fazeres cotidianos contemplam as concepções apontadas?

Apresentação dos grupos

Organização da Jornada questões práticas Encontros setoriais CEI/EMEI Que estratégias formativas podem ser desencadeadas para trabalhar com os(as) educadores(as) no dia da jornada, na discussão de um currículo para Infância?

Avaliação O objetivo deste encontro foi o de organizar a Jornada Pedagógica de 17/04/13. Como você avalia este momento?