UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE FEITOSA DE SOUSA E MARIA DA GUIA LIMA DIAS BRITO. ORIENTADORAS: MARIZÂNGELA REIS SOUZA E KLÍVIA DE CÁSSIA SILVA. JUNHO/2010

TÍTULO DO ARTIGO O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA CONTEXTO INVESTIGADO: ESCOLA MUNICIPAL ZECA BARROS PERÍODO DA PESQUISA: OUTUBRO DE 2009 À ABRIL DE 2010

TÍTULO DO ARTIGO O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA  Como tornar transparentes as ações do Conselho Escolar na Unidade Escolar Municipal Zeca Barros, no município de Araguaína – TO OBJETIVO GERAL  Analisar o Conselho Escolar tornando mais democrático e fortalecendo a importância para a melhoria do ensino na escola de modo que suas decisões predominem e sejam concretizadas em tempo hábil, de maneira transparente para a comunidade escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Promover a interação entre a comunidade escolar e os conselheiros.  Analisar a atuação do conselho escolar enquanto propositores de políticas educacionais.  Participar e elaborar ações democráticas levando a construção de uma educação de qualidade e emancipadora.  Fortalecer suas decisões tornando eficaz e visível o Conselho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Tipo de pesquisa: De campo e bibliográfica Instrumentos utilizados: Questionário aberto a comunidade, reuniões e eventos.

ESTRUTURA DO ARTIGO  Folha de Rosto  Resumo  Palavra – chave  1 Introdução  2 Conselho Escolar  Gestor escolar e as práticas democráticas  3 Principais Ações Desenvolvidas pelo Conselho Escolar na Escola Pesquisada  4 Considerações Finais  Abstract  Key words  Referencias Bibliográficas

RESULTADOS Com a realização da pesquisa, pode-se afirmar que o Conselho Escolar dentro de suas limitações, obteve êxito na Escola Municipal Zeca Barros apresentando assim 70% de uma iniciativa no seu desenvolvimento para uma cultura participativa, notando-se um colegiado co-responsável pelas suas ações de modo transparente a comunidade.

REFERÊNCIAS Brasil. Ministério da Educação. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Cadernos 1,2,3 e 5. Brasília: MEC/SEB, Paro, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática.2004 Regimento Escolar. Escola Municipal Zeca Barros. Implantação e implementação das ações do Colegiado Escolar: Art Araguaína To (Digitado) Sites Visitados: spaceblog.com.br/71199/O-Conselho- Escolar acesso dia 1/06/2010 ás 17h. com.br/gestãoescolar. acesso em 05/04/2010 ás 18:h acesso em 05/04/210 acesso em 05/04/210