PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica

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PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – 1920 1920-1930 1930 –1940 1940-1950 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 -2000 Escola Clássica Sistema Toyota e Modelo Japonês Controle da Qualidade Qualidade Total Relações Humanas Enfoque comportamental Cibernética Gestalt Teoria Geral dos Sistemas Enfoque Sistêmico

HENRI FAYOL Ao lado de Taylor e Ford, Fayol é um dos contribuintes mais importantes do desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Seu sistema de administração se dividia em três partes principais: A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição. A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. O sistema de administração pode ser ensinado e aprendido.

OS 14 PRINCÍPIOS DE FAYOL Divisão do trabalho, a designação de tarefas específicas para cada indivíduo, resultando na especialização das funções e separação dos poderes. Autoridade e responsabilidade, sendo a primeira o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer, e a segunda a sanção – recompensa ou penalidade – que acompanha o exercício do poder. Disciplina, o respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes. Unidade de comando, de forma que cada indivíduo tenha apenas um superior. Unidade de direção, um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo. Subordinação do interesse individual ao interesse geral. Remuneração do pessoal, de forma eqüitativo e com base tanto em fatores externos quanto internos. Centralização, o equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados.

CONTINUAÇÃO i.Cadeia de comando ( linha de autoridade ), ou hierarquia, a série dos chefes desde o primeiro ao último escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relações diretas ( a ponte de Fayol ). j. Ordem, um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. k. Eqüidade, o tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. l. Estabilidade do pessoal, a manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento. m. Iniciativa, que faz aumentar o zelo e a atividade dos gerentes. n. Espírito de equipe.

BASES DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA FAYOL Organização da empresa e papel do dirigente FORD Organização do processo produtivo TAYLOR Eficiência do trabalho operacional

MAX WEBER – e a Burocracia Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões de administração que elas devessem seguir. Seu tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva. É um esquema que procura sintetizar os pontos comuns à maioria das organizações formais modernas, que ele constatou com as sociedades primitivas e feudais. Weber descreveu as organizações burocráticas como máquinas totalmente impessoais, que funcionam de acordo com regras que ele chamou de racionais-regras que dependem de lógica e não de interesses pessoais.

MAX WEBER E A AUTORIDADE Há três tipos de autoridade: AUTORIDADE TRADICIONAL AUTORIDADE CARISMÁTICA AUTORIDADE LEGAL-RACIONAL Passa de geração a geração. Baseia-se nos usos e costumes. Depende da crença na “santidade dos hábitos”. Baseia-se nas qualidades pessoais de um líder. Depende de os seguidores admirarem as qualidades do líder. Baseia-se em normas impessoais e racionais. Cria “figuras de autoridade”. Cria direitos e obrigações.