PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Elaboração e Análise de Projetos
Engenharia de Software
INCERTEZA A incerteza varia de acordo com o conhecimento sobre o resultado ou a forma de o alcançar Projeto de organização de um congresso Incerteza menor.
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
Para contratação de empresas:
Processo Administrativo
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Planejamento e controle de Projetos
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Gestão de Projetos.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Processos em Manufatura e Serviços
Sistema de Comando em Operações
GESTÃO DE PROJETOS Aula 2 1.
Administração de Projetos
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos
Projeto Definições & Conceitos
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Planejamento e Gerência de Projeto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Gerência de comunicação
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 5.
Professora: Vanessa de Cássia
1. 2 ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 3 CELSO ABREU DE ARAUJO Administração - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrado Adm. Empresas - UDELMAR Telefone:
Modelagem de Processos de Negócio
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
Estruturas Organizacionais
Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins.
Integração.
Processo Decisório Herbert Simon.
do Processo de Administração
Gestão de Projetos Aula 01.
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Certificação e Auditoria
Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS UNIEURO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Administração de Materiais
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
SEJAM TODOS BEM VINDOS!!.
Grupo: Maria Antonieta Ribeiro Marcolino - Nº Usp: Samanta Gabriela Malvino - Nº Usp: Tamiris Ciccilini Guerra - Nº Usp: Vivian.
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias. O desempenho de um projeto é avaliado pela medida em que essas três variáveis críticas de desempenho são atendidas.

ATIVIDADE TEMPORÁRIA Projetos são sistemas ou seqüências de atividades finitas, com começo, meio e fim bem definidos. Uma atividade repetitiva, ou que tem duração contínua, não é um projeto. É uma atividade funcional ou programa

PRODUTO SINGULAR A idéia central na definição de projeto é o produto que será fornecido (ou escopo do projeto). Os produtos dos projetos classificam-se em três categorias principais: Produto Físico Conceitos Eventos

Produtos Físicos Produtos físicos são tangíveis. Muitos projetos são atividades temporárias ao final das quais um item tangível deve ser fornecido: Casas Rodovias Veículos Máquinas e equipamentos Estações espaciais Pirâmide do antigo Egito Túnel do Canal da Mancha

CONCEITOS Produtos conceituais são intangíveis, como idéias, roteiros de filmes, mapas, sistemas, organogramas, processos, plantas, desenhos, fórmulas e teorias. Muitos projetos são esforços finitos que visam fornecer produtos desse tipo. Por exemplo: Escrever um livro ou trabalho acadêmico Montar o currículo de um curso ou programa de uma disciplina Preparar o roteiro de um programa de estudos Organizar os Jogos Olímpicos Desenvolver um sistema de telemarketing

EVENTOS Eventos são produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. O projeto é a própria execução da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organização e controle. Exemplo: Planejar, organizar e realizar eleições, prêmio de fórmula I Planejar, organizar e realizar estudos, pesquisas e diagnósticos, cursos e seminários, reuniões e congressos. Implantar sistemas, processos e modelos de organização.

ORÇAMENTO O montante de recursos financeiros disponíveis condiciona o alcance do projeto. Embora possa haver possibilidade, e já que é impossível fazer previsões infalíveis, a conclusão do projeto dentro do orçamento, ou, pelo menos, a minimização da margem de erro nas previsões orçamentárias, também deve ser objetivo prioritário da administração de projetos.

INCERTEZA Todos os projetos tem um componente de incerteza. A incerteza é uma escala. Incerteza significa desconhecimento do resultado ou do caminho para chegar até ele, ou ambos. Quanto maior o desconhecimento, maiores as incertezas e o risco. A principal conseqüência da incerteza é a dificuldade de fazer previsões.

COMPLEXIDADE A complexidade de uma situação mede-se pelo número de variáveis que contém. Projeto complexo é aquele que apresenta grande número de variáveis para serem administradas. Por exemplo: Multidisciplinaridade, ou diversidade de especialidades profissionais necessárias ara realização do projeto. Número de pessoas envolvidas. Número de instalações ocupadas e distância entre elas (dispersão da equipe). Diversidade e volume de informações a serem processadas. Duração. Número de organizações que precisam ser envolvidas para realizar o projeto. Condições a serem observadas ( risco e segurança, por exemplo).