UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAYANE PRICILA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
Projetos PAA – Doação Simultânea
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
METODOLOGIA DA PESQUISA
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
SIG e Modelagem de Dados Parte III
Metodologia Científica Aula 6
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
AGENDA MÍNIMA DA INFRA ESTRUTURA DE
Uma nova metodologia para uma nova escola
Antenor de Amorim Nogueira
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
Uma nova metodologia para uma nova escola
15ª Mostra de Pôster de Projeto de Trabalho de Graduação – FATEC 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
ESTUDO DE PERDAS DE ÁGUA E SOLO EM UMA MICROBACIA DO PARAÍBA DO SUL
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
“Plano de Contingência para Minimização dos Impactos pela Seca no Norte de Minas Gerais” 27/04/2012.
OBJETIVO E CONTEXTUALIZAÇÃO RESULTADOS E CONCLUSÕES
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
EVENTOS 2003 a 2007 Ano 2003 Copa Brasil & Sulamericano de Ginástica Aeróbica – Ginásio Tesourinho (10 a 12 de Outubro Porto Alegre) Ano 2004 II Copa Brasil.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Carmen Janete Rekowsky¹ Gema Conte Piccinini² Maina Sulzbach Petry³
HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
“Universidade e Escola”
Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Elementos da Cartografia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
Luís Madeira Martins Júnior. , Amilton Paulo Raposo Costa
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO
Referências NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
OS DESAFIOS DA PRÁTICA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO DE SABERES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO FISICA: NOVOS DISPOSITIVOS, AGENTES E PROCESSOS.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.
D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
EXEMPLO DE RESUMO Estudo de viabilidade econômica e ambiental de uma estação de queima de resíduos sólidos urbanos (RSU) Nome do aluno Nome do orientador.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E MODELAGEM DO TERRENO Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências.
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
Pesquisa Participativa
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAYANE PRICILA ALVES GODOI LUTA PELA PERMANÊNCIA NA TERRA EM BATALHA INCESSANTE POR ÁGUA: A qualidade da água da chuva e o sistema de cisternas no Assentamento Roseli Nunes - MT Orientadora: Profª Dra. Cleusa A. G. P. Zamparoni Coorientadora: Profª Dra. Gersina A. S. Jr.

Introdução Localização da área de pesquisa – Assentamento Roseli Nunes Problema da água no assentamento Possibilidade de um projeto de redistribuição Hídrica Mapa 1 – Localização do Assentamento Roseli Nunes. Fonte: Fonte: SEPLAN – MT 2000 Organização: BARONI, E. K; GODOI, D. P. A. (2013)

Objetivo Geral Avaliar a quantidade e qualidade da água precipitada das chuvas no Assentamento Roseli Nunes, assim como a ineficiência dos poços na porção sul, objetivando a elaboração de um projeto de cisternas que viabilize a produção local no âmbito da realidade regional, visando à permanência das famílias assentadas na Terra, sobretudo as que sofrem com a escassez de água na porção sul do assentamento.

Objetivos específicos Levantar bibliografia sobre a temática abordada; Analisar o Programa do Governo Federal “Água para Todos” avaliando a possibilidade das cisternas; Analisar a qualidade físico-química da água dos poços; Avaliar a produção das famílias comparando as disparidades entre o Norte (rico em água) e o sul (pobre em água); Delimitar as dimensões do carste na porção sul; Instalar um pluviômetro na Escola Madre Cristina envolvendo alunos, professores e comunidade local no processo de coleta; Coletar dados diários de chuva durante o ano de 2014/2015; Elaborar gráficos com os dados diários totais de chuvas objetivando a quantificação das chuvas precipitadas no local; Realisar analise de qualidade de água da chuva na estação seca e na estação chuvosa.

Metodologia Pesquisa Bibliográfica; Pesquisas quantitativas com aplicação de questionários com famílias do assentamento Roseli Nunes; Pesquisas qualitativas com entrevistas às famílias do assentamento visando um melhor aprofundamento nas histórias das famílias; Entrevistas junto ao INCRA; Coleta e analise físico-química de água da chuva e de poços do assentamento; Analise de dados pluviométricos por meio de pluviômetro a ser instalado no assentamento e de dados históricos de chuvas (período de 30 anos) da estação pluviométrica do município de Mirassol D’Oeste e Cáceres.

Resultados Preliminares Mapa de Viabilidade das Cisternas MAPA 3: Viabilidade de implementação das cisternas no Assentamento Roseli Nunes Fonte: Planta Geral de Parcelamento – Pranchas 01 e 02 – Escala 1:50.000, meio digital. Mapa confeccionado por intermédio do mapeamento comunitário realizado em Fevereiro de 2013 no Assentamento Roseli Nunes. Elaboração: GODOI, D. P. A. Abril, Mapa de sumidouros e entradas de cavernas Mapa 2: Entrada de cavernas e sumidouros no Assentamento Roseli Nunes/MT. Elaboração: GODOI, D. P. A.; SILVA, R. B. Da. Abril, Fonte: Planta Geral de Parcelamento – Pranchas 01 e 02 – Escala 1:50.000, meio digital. Mapa confeccionado por intermédio do mapeamento comunitário realizado em Fevereiro de 2013 no Assentamento Roseli Nunes.

Precipitação anual em Mirassol D’Oeste Gráfico - 1: Média anual de chuva no município de Mirassol D’Oeste/MT. Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos – SNIRH Agencia Nacional de Águas – ANA. Organização: GODOI, D. P. A. em 19 de Fevereiro de Média dos meses mais chuvosos em Mirassol D’Oeste Gráfico - 10: Média dos meses mais chuvosos de 2000 a 2001 – Mirassol D’Oeste/MT. Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos – SNIRH Agencia Nacional de Águas – ANA. Adaptado: GODOI, D. P. A. em 19 de Fevereiro de 2013.

Entrevista no lote 215 Poços perfurados pelo INCRA que não deram certo Figura 4, 5 e 6: Poços artesianos perfurados no lote 215 pelo INCRA que não deram água. Fonte: GODOI, Dayane Pricila Alves (Julho de 2014).

Bibliografia Parcial ANDRADE NETO, C. O. A. Qualidade da água e proteção sanitária de cisternas. In: VII simpósio brasileiro de captação e manejo de água de chuva. Caruaru, ____________Captação e Uso da Água da Chuva. Revista Brasileira de Saneamento e Meio Ambiente, Rio de Janeiro, v.Ano XI, n.n 22, p.07-07, AMORIM, P. H. O. P. De. Água, Cultura e Crise: analise do discurso contemporâneo sobre recursos hídricos. Dissertação de Mestrado – Porto Alegre: UFRGS/PPGEA, [106 f.] il. BATISTA, S. C.; SUERTEGARAY, D. M. A. Mapeamento Comunitário: Da escala do império à escala da ação? In: XVII Encontro Nacional dos Geógrafos, Belo Horizonte /MG, GODOI, D. P. A. Analise da eficiência de experiências com captação de água da chuva em propriedades rurais. In: XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina - EGAL. Abril, LAMERA, J. A.; FIGUEIREDO, A. M. R. Os Assentamentos rurais em Mato Grosso. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Rio Branco – Acre, p. 21. MENDONÇA, M. R. Água X Hidronegócio: Territórios em disputa nas de cerrado em Goiás. Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão, s.d.MORELLI, L. Água: nas mãos de quem? Cadernos Le Monde Diplomatique, 3, p Disponível em:. Acesso em: 24 de Mar PORTO-GOLÇALVES, C. V. Água não se nega a ninguém. In: ALAI, América Latina en Movimiento Dísponivel em Acesso em 15 de Fevereiro de