Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
Advertisements

Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Estudo de Mercados.
As conseqüências do avanço da cana
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Reunião Ordinária Audiência Pública 15/09/2004.
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Agricultura e Meio Ambiente
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
Energia e Modernização da Agricultura Elias de Freitas Júnior Diretoria Executiva Diretoria ExecutivaAssessor Palestra apresentada no I Seminário Energia.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
O QUE TEM SIDO CHAMADO DE CRISE. AUMENTO GENERALIZADO E GLOBAL DOS
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
América Latina: países de industrialização tardia
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Área de Operações Indiretas
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
AGRONEGÓCIO.
Atividades do campo.
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
Bovinocultura: uma tendência global e seus rebatimentos no Brasil
Seminário Comércio Internacional
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
Empresas de biomassa.
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Programa UFBA Ecológica
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Potencial de investimento na cadeia da Silvicultura
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Padrões da Alimentação do Brasileiro na atualidade
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
A Revolução Energética
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
Planejamento Organizacional Integrado
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
A geografia da geração de energia no Brasil- conceitualizações.
O Setor Sucro-alcooleiro
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Campo Grande – MS 15 de Abril de 2011
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
Fundamentos em Agronomia
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Transcrição da apresentação:

Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul As opções brasileiras frente à crise alimentar: desafios e perspectivas Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul

População Mundial A FAO estima que, até 2020, a população global passará de 6,2 bilhões de pessoas para 8,3 bilhões. A demanda por alimentos se expandirá de 2,45 bilhões de toneladas de alimentos, para 3,97 bilhões. Será necessário dobrar a produção agrícola mundial em 13 anos.

A Urbanização das Populações A urbanização traz significativas mudanças nos hábitos alimentares, sobretudo nos países em desenvolvimento

Migração do Consumo Urbanização + Envelhecimento da População Maior Demanda por Alimentos Saudáveis e Funcionais Frutas Hortaliças Produtos Orgânicos

Alimentos Processados e de Rápido Preparo Migração do Consumo Alimentos “in natura” Alimentos Processados e de Rápido Preparo

Alimentação Rica em Carboidratos Alimentação Rica em Proteínas Migração do Consumo Alimentação Rica em Carboidratos (cereais) Alimentação Rica em Proteínas (carnes e laticínio)

Tendências Brasileiras O crescimento da população e o da renda nos próximos dez anos aumentará consideravelmente a demanda por alimentos.

Aumento do Consumo Interno Urbanização + Aumento da Renda “per capta” Diminuição do Consumo de Alimentos Tradicionais Arroz Feijão Pão, etc. Aumento do Consumo de Alimentos Processados e de Maior Valor Proteico Laticínios Carnes Ovos

Tendência do Consumo Interno Há, para os próximos anos, tendência de crescimento do consumo de produtos de médio e alto valor agregado.

Consumidor Mais Exigente O consumidor brasileiro tem se tornado mais exigente Aumenta a Demanda por Produtos com: Qualidade Rastreabilidade Certificação de Conformidade Indicação Geográfica Orgânicos

suas áreas agricultáveis. Desafios Globais Países superpopulosos, como a China e a índia terão dificuldades de atender as demandas de alimentos e matéria-prima de origem agrícola devido ao esgotamento de suas áreas agricultáveis.

Questões Sociais e Ambientais As questões sociais e ambientais tornar-se-ão cada vez mais importantes para o agronegócio.

Lado Social Os países desenvolvidos passarão a exigir alimentos, fibras e fontes de energia de áreas sem o uso de mão-de-obra escrava, infantil e respeito às leis trabalhistas.

Lado Ambiental O aquecimento global ocasionado pelo aumento das emissões de gases do efeito estufa à atmosfera, aliado a escassez de água, tendem a se tornar problemas de fundamental importância ao setor.

Questão Ambiental Com a entrada em vigor do protocolo de Kyoto e do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a agricultura deve ter papel fundamental para a redução dos gases do efeito estufa.

Oportunidades O Brasil possui crescentes oportunidades nessa área, por meio de projetos de redução e de seqüestro de gases, tais como: Biocombustíveis Plantio Direto Reflorestamento Biodigestores, etc.

Manutenção das Florestas Primárias Fonte: EMBRAPA

Manutenção das Florestas Primárias Ano 1.000 Ano 1.997 Manutenção das Florestas Primárias

Desafio da Carne Bovina As pressões para reduzir o desmatamento e controlar a ocupação da Amazônia podem ter impactos na cadeia de carne bovina, uma vez que existe um deslocamento da atividade pecuária para o norte do País.

Recursos Hídricos A disponibilidade de recursos hídricos será central para o desenvolvimento do agronegócio e da segurança alimentar. As melhorias tecnológicas para a utilização da água na agricultura irrigada poderão otimizar a área agricultável, repercutindo positivamente na composição dos preços e na oferta de alimentos.

atuais de preço do petróleo. Biocombustíveis O Brasil tem uma grande extensão de terras agricultáveis, combinada com diferentes padrões climáticos, o que lhe confere perfeitas condições para ser referência na produção e exportação de energia de biomassa. O êxito com o álcool leva à certeza de que o biodiesel também pode ser produzido competitivamente, especialmente considerando os patamares atuais de preço do petróleo.

Equilíbrio É fundamental que um programa de produção e consumo de biocombustíveis seja sustentado por um tripé de equilíbrio: agricultura alimentar, a agricultura energética e o respeito ao meio ambiente.

O Desafio do Milho Para o Brasil, do ponto de vista da demanda, estima-se que o consumo de milho por parte do segmento animal irá aumentar 36,9% no período entre 2005 e 2015, totalizando 42,54 milhões de toneladas no final do período de análise.

O Desafio do Milho O consumo do milho será impulsionado principalmente pelos segmentos da avicultura e da suinocultura, que representarão cerca de 76% do consumo animal e aproximadamente 60% da demanda doméstica.

O Desafio dos Insumos País importa 65% dos fertilizantes que consome O nitrogênio é atrelado ao preço do petróleo A uréia ao preço do gás natural

Terras Agricultáveis Nos 14 países de maior área agrícola no mundo, 49% das terras agricultáveis ainda estão disponíveis para plantio. Poucos têm potencial para expandir fortemente o cultivo de grãos, de forma que a oferta possa atender à simultânea - e crescente - demanda das áreas de alimentos e biocombustíveis

Sustentabilidade Agregar sustentabilidade ao desenvolvimento do campo é um desafio para o Brasil nas esferas econômica, social e ambiental.

Para Refletir A fome no mundo não é produto da falta de alimentos e nem, tampouco, da incapacidade dos produtores agrícolas de ofertar mais comida. A fome e a desnutrição está vinculada à pouca renda e, como conseqüência, a falta de dinheiro para comprar o alimento disponível nos mercados nacionais e internacionais.

Francisco Signor Superintendente Federal da Agricultura no RS Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul Francisco Signor Superintendente Federal da Agricultura no RS Endereço eletrônico: gab-rs@agricultura.gov.br Fone: (51) 32849586 www.agricultura.gov.br