Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann

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Transcrição da apresentação:

Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas

AGENDA Situação Problemática e Justificativa Delimitação Teórica Objetivo Geral Objetivos Específicos Método de Pesquisa Contexto da Pesquisa Cronograma Contribuições Esperadas

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA UTILIZAÇÃO DA TI NA EDUCAÇÃO Permite o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem, além tornar o processo mais eficiente e eficaz, mais motivador e envolvente. (MASETTO, 2001). Redefine o papel dos professores porque os ajuda a tornarem-se motivadores e facilitadores, e não repetidores de fatos (TAPSCOTT, 1997, p. 218).

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA 70% dos alunos universitários no Brasil têm acesso à rede mundial de computadores. Destes, 30% têm acesso também em sua própria casa (SILVA apud MENDES FILHO et al., 2001). Os altos investimentos feitos em TI precisam melhorar a produtividade das organizações, mas, para que isso ocorra, as inovações precisam ser aceitas e efetivamente utilizadas nas organizações (Vencatesh et al., 2003).

FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TI DELIMITAÇÃO TEÓRICA FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TI Vencatesh et al. (2003) desenvolveram um modelo de aceitação da TI pelos usuários, a partir da unificação de oito modelos identificados na literatura. O modelo unificado apresenta quatro determinantes diretos da intenção e uso da TI nas organizações e de quatro fatores moderadores, ou seja, características pessoais dos usuários que influenciam a aceitação e uso da TI.

TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT) DELIMITAÇÃO TEÓRICA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT) Fonte: Vencatesh et al. (2003, p. 447).

OBJETIVO GERAL Identificar os fatores determinantes e os fatores moderadores da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior, na visão dos alunos, professores e funcionários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a TI disponível na IES; Identificar o potencial de uso da TI disponível; Identificar a percepção de disponibilidade de TI por parte dos usuários (alunos, professores e funcionários); Identificar o grau de utilização efetiva da TI por parte de alunos, professores e funcionários; Identificar os fatores determinantes do uso da TI; Identificar os fatores moderadores do uso da TI.

MÉTODO DE PESQUISA Pesquisa Exploratória Método: Survey Caráter quantitativo e qualitativo Instrumentos: 1) Entrevistas com especialistas para elaboração do questionário; 2) Questionário. Amostra: Alunos: uma turma de cada curso de graduação (não calouros); Professores: todos; Funcionários: todos.

MÉTODO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO: MÉTODO DE PESQUISA ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO:

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CONTEXTO DA PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Instituição de ensino comunitária, sem fins lucrativos, localizada em Lajeado, na região do Vale do Taquari. Oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e técnicos. Desde 1997 adota a filosofia do software livre, por primar pela produção e disseminação do conhecimento humano.

CONTEXTO DA PESQUISA ALGUNS NÚMEROS Alunos 2004A 8.389 Alunos de Graduação 6.781 Cursos de Graduação 36 Professores 269 Funcionários, Estagiários e Bolsistas 364 Laboratórios de Informática 7 Microcomputadores: uso acadêmico 295 Microcomputadores: uso administrativo 276

CRONOGRAMA

CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CONTEXTO: - Identificação de fatores que influenciam o grau de utilização da TI na IES estudada; - Impacto no retorno sobre investimentos da IES e agregação de valor à utilização da TI por parte dos usuários, caso a IES implemente ações que melhorem levem a uma utilização mais efetiva da TI. CONTRIBUIÇÕES PARA A MESTRANDA: - Aperfeiçoamento profissional (tema e método de pesquisa); CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE SI: - Estudo sobre fatores que influenciam a utilização da TI.

Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREITAS, H.; MARTENS, C. D. P.; ANDRIOTTI, F. K.; COSTA, R. S. Perfil da Tecnologia da Informação em Organizações Gaúchas. Porto Alegre: I SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. PUCRS-UFRGS- UNISINOS-UCS, 13-14 Outubro 2004, p. 255-262. MARTENS, C. D. P. e FREITAS, H. A Tecnologia da Informação (TI) em Pequenas Empresas Industriais do Vale do Taquari/RS. Porto Alegre/RS: Anais do XXXVII CLADEA. Outubro de 2002, anais em CD-ROM. MASETTO, M. T.. Atividades Pedagógicas no Cotidiano da Sala de Aula Universitária: Reflexões e Sugestões Práticas. In: CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E.. Temas e Texto em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001. MENDES FILHO, L. A. M.; ALLOUFA J. M. de L.; QUEIROZ, T. S. de; ADESHOYE, I. A.; RAMOS, A. S. M. Inovações Tecnológicas no Ensino: Contribuições Teóricas. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre – RS. Anais em CD do XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. ABENGE – Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 2001. v. Único, p.184-191. TAPSCOTT, D. Economia Digital: Promessa e Perigo na Era da Inteligência em Rede. São Paulo: Makron Books, 1997. VENCATESH, V. MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D.. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 27, n.3, p.425-478, set. 2003.

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA Questão de pesquisa: Quais são os fatores determinantes e quais são os fatores moderadores da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) em uma Instituição de Ensino Superior (IES), na visão de alunos, professores e funcionários?

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA COM BASE NA PESQUISA: 1 - A IES poderá rever suas políticas de investimento em TI e/ou estabelecer formas de divulgar melhor a TI e incentivar o uso; 2 - Estas ações poderão contribuir para uma melhoria na gestão da IES, no que tange a uma possível economia de recursos com a utilização mais efetiva das tecnologias já disponíveis e a possibilidade de investir menos em tecnologias que não serão efetivamente aproveitadas; 3 – As ações igualmente agregarão valor aos usuários (alunos, professores e funcionários), à medida que serão incentivados a utilizar com maior efetividade as tecnologias disponíveis.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES MISSÃO: Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida. VISÃO: Ser uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pela qualidade, onde se destacam os compromissos com a inovação, com o empreendedorismo e com os valores do associativismo.

ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO Levantamentos Físicos da TI: TI existente Entrevistas com Especialistas: Ti existente e potencial de uso. Questionário: percepção, uso e fatores que inflenciam. Percepção e uso: escala Lickert com base nos levantamentos, entrevistas e literatura; Fatores determinantes e fatores moderadores: assume-se como premissa o modelo de Vencatesh et al., mas não tem-se a pretensão de testá-lo. Será utilizado como base teórica para a elaboração do instrumento. A análise da intensidade da presença dos diversos elementos do modelo na IES pesquisada será comparada com os resultados encontrados pelos autores. As escalas que medem os fatores determinantes e os fatores moderadores da utilização da tecnologia, utilizadas pelos autores, serão traduzidas e incorporadas ao instrumento deste estudo. Além das questões fechadas, o questionário será composto por algumas questões abertas, que objetivam levantar fatores que influenciam o grau de utilização da TI e não estão previstos no instrumento. Validação: Pré-teste com um profissional da área de Tecnologia da Informação, uma pequena amostra dos alunos, professores e funcionários que compõem a população da pesquisa.

SUMÁRIO RESULTADOS VENCATESH et al.

ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT EXPECTATIVA DE PERFORMANCE   1 – Eu acho o sistema útil em meu trabalho. 2 – Utilizar o sistema me capacita a executar tarefas mais rapidamente. 3 – Utilizar o sistema aumenta a minha produtividade. 4 – Se eu uso o sistema, eu aumento minhas chances de ganhar uma promoção. EXPECTATIVA DE ESFORÇO 1 – Minha interação com o sistema é clara e compreensível. 2 – É fácil tornar-me experiente usando o sistema. 3 – Eu acho o sistema fácil de usar. 4 – Aprender a operar o sistema é fácil para mim.

ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT INFLUÊNCIA SOCIAL   1 – Pessoas que influenciam meu comportamento pensam que eu deveria usar o sistema. 2 – Pessoas que são importantes para mim pensam que eu deveria usar o sistema. 3 – O diretor desta empresa tem ajudado a usar o sistema. 4 – Em geral, a organização tem apoiado o uso do sistema. CONDIÇÕES FACILITADAS 1 – Eu tenho os recursos necessários para usar o sistema. 2 - Eu tenho o conhecimento necessário para usar o sistema. 3 – O sistema não é compatível com outros sistemas que eu uso. 4 – Uma pessoa específica (ou grupo) está disponível para dar assistência nas dificuldades com o sistema.