SPED: o caminho digital na Contabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Que é DT-e A Secretaria de Estado da Fazenda - AM colocou à disposição dos contribuintes a opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). A adesão.
Advertisements

CURSO PRÁTICO - SPED CONTRIBUIÇÕES
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
São Paulo, 14 de julho de 2009 CRCSC => Presidente: Sérgio Faraco
Passo a passo Credenciamento.
SPED Abrangência ECD – Escrituração Contábil Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; NFe – Nota fiscal Eletrônica.
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Nota Fiscal Eletrônica
NOTA FISCAL ELETRÔNICA   Obrigatoriedade e Credenciamento Para emissão da NF-e o contribuinte deverá.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
EVITE OS ERROS MAIS COMUNS NO ATENDIMENTO
PROJETO.
Principais Tecnologias – NF-e
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
Relatório “Status de Transmissão” Este relatório possibilita as seguintes pesquisas em relação ao arquivo XML: -Intervalo entre.
Sistema Público de Escrituração Digital
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Passo a passo 2 de 3. Insira aqui o válido e a sua senha de acesso e clique Entrar.
Sped Contábil 2014/2013 Outubro de 2013.
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Autenticação de Instrumentos de Escrituração
Evoluções.
Cofis/RFB.
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Obrigações Acessórias Eletrônicas
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS AVULSA ELETRÔNICA **NFA-e
Cadastro de Proponentes
Coordenação de Implantação:
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
EMPRESA SUPER FÁCIL Implantação da REDESIM no Estado do Amazonas.
A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso e o Livro Contábil Digital Fábio Granja Júnior Assessor Técnico.
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
EFD – SPED PIS/COFINS.
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Escrituração Contábil Digital (ECD) Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Escrituração Contábil Digital – ECD
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
EFD-PIS/COFINS.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Está convencido, que ninguém se interessa por você?
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
icms armazém geral icms armazém geral
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
ECD / ECF / EFD Contribuições
Notícias Hitec no Blogg
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG
HDI Seguros Produto Automóvel Fevereiro de 2008 Projeto Papel.
Transcrição da apresentação:

SPED: o caminho digital na Contabilidade Fundamentos, Requisitos e Procedimento para Autenticação de Escriturações Contábeis Digitais

CONCEITO Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - Contábil: O SPED Contábil é um sistema informatizado de transmissão de escrituração com o objetivo de garantir maior celeridade no cumprimento de obrigações acessórias por parte do contribuinte, aumentando a integração entre órgãos de fiscalização e de registro empresarial, viabilizando a repressão de ilícitos tributários.

O SPED também pode ser conhecido pelos contribuintes como DENOMINAÇÕES USUAIS O SPED também pode ser conhecido pelos contribuintes como ECD (ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL) ou simplesmente LIVRO DIGITAL

LEGISLAÇÃO Decreto nº 6.022/2007 – CRIAÇÃO DO LIVRO DIGITAL Instrução Normativa Nº 107/2008; Decreto-Lei 486/1969 Decreto 64.567/1969 Decreto 3.000/1969 Novo Código Civil 2002 Outros Observar Legislação da Receita Federal

PROCEDIMENTO

PROGRAMA A SER USADO No site www.receita.fazenda.gov.br, o usuário deverá baixar o Programa Validador Assinador, também conhecido como PVA. Todas as operações de transmissão, visualização de situação e emissão de Certificado de Autenticação ocorrem através do PVA.

Estrutura do livro digital O livro digital deve conter: Termo de Abertura, Escrituração e Termo de Encerramento. Se a escrituração compreender o término do exercício fiscal, o livro deverá conter Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Termo de abertura O Termo de Abertura deve conter: Número de ordem do livro Finalidade do Livro Nome empresarial NIRE da empresa CNPJ da empresa Datas de constituição e de conversão de S/C Nome do Município

TERMO DE ABERTURA

Dados contidos no livro digital Termo de Encerramento: Nome empresarial Finalidade do livro Número de ordem do livro Período de escrituração Signatários: administradores, procuradores, liquidantes, etc, e contabilistas.

Termo de Encerramento

Assinaturas

Fluxo do Livro Digital Através do PVA, o arquivo com a escrituração deverá ser trasmitido, sempre obedecendo a legislação vigente, após a autenticação e assinatura do requerimento por parte dos signatários. São signatários: administradores da empresa, procuradores e contabilistas, todos aptos a assinarem mediante assinatura digital fornecida por órgãos credenciados.

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À RECEITA FEDERAL Assim que a RFB recebe o SPED, a parte contábil da escrituração, os termos (Abertura e Encerramento) e as assinaturas digitais são separadas. O livro é enviado de forma criptografada (linguagem de máquina) para a JUCEMG, que irá calcular o volume do livro (linhas de programação), gerando o valor do DAE (Documento de Arrecadação Estadual). O DAE estará à disposição para impressão e pagamento.

DAE e HASH O DAE para livros digitais é específico e deve ser obtido através do site da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (www.jucemg.mg.gov.br), através do link DAE ON LINE. O SPED possui um número indentificador (HASH) de 40 caracteres (composto de letras e números) que vincula o NIRE (Número de Inscrição no Registro Empresarial), o CNPJ, o numero de ordem do livro e o DAE. Não existe a letra “O”. Será sempre Zero

Liberação do livro para análise Após o pagamento, o estabelecimento bancário enviará à PRODEMGE a respectiva informação, que, por sua vez, a transmitirá à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Após processamento do pagamento, a SEFAZ libera o livro para análise por parte da JUCEMG.

Status do SPED Recebido pela RFB Recebido pela JUCEMG Aguardando Processamento Aguardando Pagamento Em Análise Autenticado, Pendente e Indeferido

LIVROS QUANTO À NATUREZA Somente livros contábeis podem ser transmitidos através do SPED. São eles: DIÁRIO GERAL DIARIO RESUMIDO E AUXILIARES BALANCETES DIÁRIOS E BALANÇOS RAZÃO No caso de Diários Resumidos, o status permanece “recebido parcialmente” até que todos os livros auxiliares sejam enviados.

Análise do SPED pela JUCEMG Somente a partir do status “Em Análise” que o autenticador verificará se o livro está correto ou se será colocado em exigência. Esse é o primeiro contato entre o autenticador e os termos de Abertura e Encerramento do livro. Somente os Termos (Abertura e Encerramento) serão analisados pela JUCEMG. Caso existam dúvidas, o autenticador verificará se há inconsistência das informações constantes nos Termos dos livros com as do Banco de Dados da JUCEMG.

ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG Havendo o mesmo número de ordem já autenticado e/ou divergências quanto aos dados da sociedade/empresário, o livro será colocado “em exigência”, status que corresponde à pendência lançada no livro em papel. Quando o livro referir-se a período já autenticado, com o mesmo número de ordem ou não, o livro será indeferido.

ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG O indeferimento, por parte da JUCEMG, do livro digital limita-se aos termos de abertura e encerramento recebidos pela Junta Comercial, não interferindo nos dados contábeis que continuam válidos para apreciação da Receita Federal.

ANÁLISE DOS LIVROS PELA JUCEMG Após a análise e a assinatura dos termos do livro pelo autenticador, o resultado é registrado no Banco de Dados da JUCEMG, confirmando-o como “autenticado”, “em exigência” ou “indeferido”.

ASSINATURA A autenticação dos termos do livro se dará por meio de assinatura digital do analista da JUCEMG As informações referentes ao resultado da análise são enviadas à Receita Federal e visualizadas através do PVA Em caso de pendências, o usuário terá acesso às mesmas através do PVA, programa que também permite a impressão do Certificado de Autenticação, nos casos dos livros deferidos.

RETIFICAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO A substituição pode ser realizada a qualquer momento antes do pagamento do DAE, não sendo necessário entrar em contato com a JUCEMG. Após o pagamento do DAE, o livro somente poderá ser substituído se o mesmo estiver no status “Pendente”. O usuário poderá solicitar à JUCEMG que coloque o livro “em exigência”, através do e-mail autenticacao@jucemg.mg.gov.br

Substituição do livro pendente O procedimento para substituição de livros colocados em exigência estão detalhadamente descritos no tópico “perguntas frequentes” de número 9, no site do SPED, cujo acesso se dará pelo seguinte endereço: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

NÃO EXISTE ATENDIMENTO PRESENCIAL! PROBLEMAS TÉCNICOS Os problemas técnicos referentes à visualização de notificações e/ou consulta do status do arquivo devem ser informados à Receita Federal, que é a responsável pelo PVA, somente através do e-mail sped@receita.fazenda.gov.br O mesmo ocorre com os problemas técnicos ocorridos na substituição dos livros NÃO EXISTE ATENDIMENTO PRESENCIAL!

TERMO DE AUTENTICAÇÃO Após os termos de abertura e encerramento do livro serem autenticados e enviados à Receita Federal pela JUCEMG, é emitido um Termo de Autenticação que comprova o registro (autenticação) do livro digital, que deve ser impresso pelo usuário através do PVA. Esse é um documento oficial que atesta que o livro foi autenticado pela JUCEMG, válido para quaisquer fins legais.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE Deve ser salientado que a autenticação dos termos não se refere aos lançamentos contábeis, uma vez que o conteúdo do mesmo é analisado somente por órgãos fiscalizadores. (artigo 29 da IN107/2008) Caso a sociedade/empresário necessite de um balanço autenticado, deve ser adotado o procedimento de autenticação do balanço como documento de interesse na JUCEMG, pela forma tradicional.

Luiz Eduardo Corrêa Soares MUITO OBRIGADO! Luiz Eduardo Corrêa Soares luiz.soares@jucemg.mg.gov.br