DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO FRASAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
Políticas Públicas e a Crise Augusto Mathias International Change Agents Network.
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
CESED - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Enem.
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
DESEMPREGO.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Atenção!!.
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
Parágrafo-padrão: tópico frasal, seleção,
Repensando a Logística
Orientações para a dissertação
TEORIAS POPULACIONAIS
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
Nutrição do Trabalhador
AVALIAÇÃO DA GALERIA Fatores Primordiais a Considerar Busca do equilíbrio entre: O Programa Cultural Se priorizado sem “eco” na resposta do público causa.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Carta é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo.
Maternidade na adolescência
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Saúde e Educação Século XXI
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
O Problema Como podemos mostrar para a sociedade/idoso que existem possibilidades após a aposentadoria?
Saúde Individual e Comunitária
Vendas de automóveis Vendas de automóveis ligeiros e pesados
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Análise do fluxo de caixa da empresa
Planejamento Estratégico
Comunicação Empresarial – “Cases” Prof. Esp. Cassius Breda Pereira.
Evolução da População Mundial
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Curso de Primeiros Socorros
Os Direitos das Crianças Área de Projecto 2009/2010.
A quebra do capitalismo
PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM
Comunicação e Redação Empresarial
CENSO DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO – JUVENIL FEP
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
REDAÇÕES NOTA MIL ENEM 2014 REDAÇÃO – Prof.ª Sarah.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Campanha de Promoção de Saúde
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
{ Aula 2 Formas de análise do subdesenvolvimento.
Integração na América do Sul: análise comparada das Políticas Externas dos recentes governos de esquerda em suas perspectivas para a criação da União de.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO FRASAL *SUGESTÃO DE RESPOSTA À ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

a) Desenvolvimento apresentando uma adição ao que foi exposto no tópico frasal. A violência nas grandes capitais cresce a cada dia e a população não sabe mais como conviver com esse drama. Além disso, a questão da saúde e da educação, abandonada pelo governo, completa um quadro de caos social que vitima os brasileiros sem previsão de solução a curto prazo.

b) Desenvolvimento apresentando uma causa ao que foi exposto no tópico frasal. A violência nas grandes capitais cresce a cada dia e a população não sabe mais como conviver com esse drama. Essa situação se deve, principalmente, à falta de investimentos em educação, o que acarreta problemas crônicos na rede pública de ensino, não assegurando uma formação de qualidade a todos os jovens. Assim, muitos dos que não são preparados para competir de forma equânime no mercado de trabalho recorrem a estratégias ilícitas para sobreviverem, aumentando os índices de criminalidade em âmbito nacional.

c) Desenvolvimento apresentando uma consequência do que foi exposto no tópico frasal. A violência nas grandes capitais cresce a cada dia e a população não sabe mais como conviver com esse drama. Em consequência disso, as pessoas tendem a se isolar cada vez mais em seus carros blindados, apartamentos gradeados e condomínios murados, tentando afastar o outro a todo custo. Em certa medida, pode-se perceber, pois, a íntima relação entre violência e solidão, sendo a depressão – uma das consequências do isolamento – uma relevante causa de mortalidade atualmente.

d) Desenvolvimento apresentando um exemplo ao que foi exposto no tópico frasal. A violência nas grandes capitais cresce a cada dia e a população não sabe mais como conviver com esse drama. Exemplo notório disso, que estampou jornais em todo o mundo, foi a derrubada de um helicóptero da polícia no Rio de Janeiro. Se uma organização responsável pela segurança pública tem seu veículo abatido, não se pode sequer imaginar a que estão expostos os civis quando dirigem seus carros pelas ruas.

e) Desenvolvimento apresentando uma oposição ao que foi exposto no tópico frasal. A violência nas grandes capitais cresce a cada dia e a população não sabe mais como conviver com esse drama. No entanto, o governo insiste em afirmar que os índices de criminalidade têm baixado, graças à administração ora no poder. Em vez de preocuparem-se com a segurança da população, alguns políticos empenham-se em adulterar dados de pesquisas, a fim de promoverem-se diante do eleitorado.

IMPESSOALIZAÇÃO DO DISCURSO *SUGESTÃO DE RESPOSTA À ATIVIDADE DE IMPESSOALIZAÇÃO DO DISCURSO

PRIMEIRO ITEM *Percebe-se que a violência no Brasil cresce a cada dia, sendo a crise da educação pública um dos fatores que mais contribuem para esse incremento. *É notório que a violência no Brasil cresce a cada dia, sendo a crise da educação pública um dos fatores que mais contribuem para esse incremento.

SEGUNDO ITEM *A violência é um problema grave em nossa sociedade que interrompe de forma antinatural a vida de muitos inocentes.

TERCEIRO ITEM *É preciso que todos façam a sua parte para resolver o problema da violência. Deve-se, pois, cobrar dos governantes mais investimento em educação, ir às escolas próximas de casa e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. A solução desse problema depende de toda a sociedade, agindo em prol da educação.

DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO *SUGESTÃO DE RESPOSTA À ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL.

Conclusão a partir do método dedutivo: No Brasil, a situação não é muito diferente. Se há diversas campanhas lutando contra a fome em território nacional, não se deve negligenciar o crescente número de obesos, que têm se mostrado objeto de atenção das políticas de saúde pública. Afinal, além dos sabidos problemas que o excesso de peso traz ao sistema cardiovascular, alguns quilos a mais às vezes escondem a deficiência de nutrientes, uma vez que comer muito não é, necessariamente, comer bem.

Conclusão a partir do método indutivo: Pode-se perceber, pois, que é preciso que as pessoas repensem sua relação com a comida, uma vez que se alimentar deve ser sempre uma fonte de nutrição, prazer e saúde. Desordens alimentares indicam falta de condições básicas de sobrevivência, no caso dos que amargam uma vida abaixo da linha da miséria; ou falta de qualidade de vida, no caso dos que comem compulsivamente para tentar suprir outras carências.