APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Modelo Assistencial Brasileiro
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
5° ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE MODELO DE GESTÃO
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO DE GESTÃO E A REGIONALIZAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Um Pacto pela Saúde.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Seminário Descentralização das Políticas e Ações em Saúde: Impactos e desafios para o HIV/AIDS Fortaleza – CE Renilson Rehem Renilson Rehem.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
JCN 1.
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Transcrição da apresentação:

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA Estratégia para a Qualificação da Gestão Descentralizada Junho/ 2005

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada esfera de governo, o SUS está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas de atuação em todo o território nacional

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA SUS: Princípios Universalidade: atender a todos, sem distinções, restrições ou custo. Integralidade: atenção em quaisquer níveis de complexidade, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e tratamento aos indivíduos e às coletividades. Eqüidade: disponibilizar recursos e serviços com justiça, de acordo com as necessidades de cada um. Participação Social: direito da sociedade de participar e dever do Poder Público de garantir as condições para essa participação. Descentralização: ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

SUS: Construção Participativa APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA SUS: Construção Participativa Instâncias de controle social e gestão do SUS Conselhos de Saúde (órgãos deliberativos do SUS) Conselhos Gestores de Serviços Instâncias colegiadas de pactuação Comissão Intergestores Bipartite Comissão Intergestores Tripartite Pólos de Educação Permanente Mesas Permanentes de Negociação

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA SUS: Construção Compartilhada A consolidação do SUS é uma co-responsabilidade dos três entes federados (União, Estados e Municípios) Gestor Federal: Formular, Normatizar e Avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde e cooperar técnica e financeiramente com estados, distrito federal e municípios para o aperfeiçoamento da atuação institucional Gestor Estadual: Formular, Coordenar e Avaliar a execução da Política Estadual de Saúde e cooperar técnica e financeiramente com todos municípios Gestor Municipal: Formular, Avaliar e Executar a Política Municipal de Saúde

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA MACRO-FUNÇÃO DE GESTÃO: Apoio e Cooperação Técnica Esforço conjunto pela qualificação do processo de gestão: melhorando o rendimento e a efetividade da administração pública; implementando políticas que impactem positivamente o perfil da Saúde e a qualidade de vida das populações.

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA MACRO-FUNÇÃO DE GESTÃO: Apoio e Cooperação Técnica Esforço conjunto pela qualificação do processo de gestão: Habilitação dos estados na condição de Gestão Plena do Sistema de Saúde; Acompanhamento do processo de Programação e Pactuação Integrada (PPI); Política de Educação Permanente em Saúde; Revisão do marco normativo do SUS; Publicação do Manual: O SUS de A a Z; Projeto: Gestão Qualificada (pesquisas); Estratégia Programática de Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS.

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA Estratégia interinstitucional, constituída em função de apoiar, orientar e cooperar no processo de implementação das políticas governamentais de saúde Pressupõe o envolvimento dos sujeitos coletivos em interação no sistema de saúde: gestores federal, estadual e municipais e controle social

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA OBJETIVOS: Induzir a integração e a coordenação dos processos de gestão nos estados e municípios; Fortalecer a governabilidade e a capacidade de governo sobre o sistema de saúde nas esferas federal, estadual e municipal; Contribuir para a qualificação da atenção em seus diversos níveis; Favorecer a articulação e integração do agir institucional do MS DESENHO METODOLÓGICO: Considerar os saberes dos atores envolvidos; Ser “integrado” – articulação das atividades de apoio do MS e envolvimento dos atores; Relação baseada na contratualização e co-responsabilização;

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA DIRETRIZES DE GOVERNO AGENDA ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO SUS; Ampliação do acesso a ações de saúde, inclusive assistência farmacêutica, com garantia de qualidade no atendimento; Formulação e implantação da Política de Recursos Humanos; Intensificação das ações de controle de endemias e fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde. FARMÁCIA POPULAR QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – QUALISUS SAMU SAÚDE BUCAL – BRASIL SORRIDENTE SANEAMENTO BÁSICO POLÍTICA DE TRANSPLANTES SAÚDE MENTAL SAÚDE DA MULHER SAÚDE INDÍGENA

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA DIRETRIZES DE GOVERNO AGENDA ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO SUS; Ampliação do acesso a ações de saúde, inclusive assistência farmacêutica, com garantia de qualidade no atendimento; Formulação e implantação da Política de Recursos Humanos; Intensificação das ações de controle de endemias e fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde. CONTROLE DA TUBERCULOSE E DA HANSENÍASE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DOS GASTOS DO SUS PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS, HEMODERIVADOS E FÁRMACOS POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DOS PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE PACTO DE GESTÃO

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA Desafios do SUS Definição da divisão de responsabilidades entre estados e municípios Integração entre sistemas municipais Planejamento e organização funcional do sistema Financiamento e critérios de alocação de recursos – orientação pelas necessidades da população Garantia de resolutividade e acesso aos serviços