O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio

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Transcrição da apresentação:

O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio Adélia Piquet Recife, Setembro de 2012

Apresentação O convite Experiência como psicóloga em escola e em clínica Cuidado com cuidadores Escuta, conhecimento e desejo de compartilhar e sensibilizar Promoção de saúde

O que se quer ser? Adolescência / indecisão turbulência

Uma chance? Sente assim – angústia Escolha Profissional Sonho dos filhos/pais

Grande desafio Irritabilidade Inconstância Vínculos familiares Novas relações Pais/ stress cotidiano Revive sua adolescência Expectativas

Adaptação: nova realidade Novas exigências Nova identidade Novo corpo Apoio Paciência Limites

Estado de proteção (faz de conta) Estado de exposição ( consequência) Ambivalência Suportar as queixas Acolher sofrimento Culpa Empatia/ Compartilhar

Confiar no que foi construído Reparar o que precisa ser reparado

Pais ausentes Solidão dos filhos Lei do consumo Laços sociais e sentidos desprezados Tempo de cuidar

Competências Educação hoje/ mercado Sucesso

Projeto de vida Sonho Desejo Exemplo dos pais/ Crise meia-idade

O adolescente Crise. Muitas mudanças em curto espaço de tempo. Identidade. Quem sou eu? Desenvolvimento Cognitivo Contexto exige emocionalmente Sexualidade Escolha Profissional Relação com os pais. Ambivalência Luto. Medo do novo Ansiedade Instabilidade

Escolha Profissional Processo / Autonomia Projeto de vida Escolha possível no momento Auto-conhecimento. Processo contínuo Influência da família, grupo, conjuntura Desejo Responsabilidade do sujeito singular Escolha . Ato de coragem. O que quer e o que está disposto a perder

Pais e Mães Tudo começou antes mesmo dele nascer... E o tempo passou Expectativas Revive, através do filho, suas escolhas, seus dilemas Stress contemporâneo.Tempo Desafio constante Condição interna para acolher as angústias dos filhos. Dependendo, estará mais ou menos fortalecido para ajudá-los.

Adolescência / retrospectiva Desculpas por não ter estudado, pelas notas... Muitas promessas de estudar mais. A culpa por não ter estudado e a revelação de um maior nível de consciência e maturidade. O que não significa conseguir estudar. Isso envolve muitos fatores, é mais complexo do que se imagina.

O medo de decepcionar, de não corresponder e as desculpas por não ser o filho ideal. “Peço que esteja do meu lado,mas também que me aceite seja qual for o meu resultado.”. Cada caso é único. ... “Queria que cobrasse mais de mim, porque o estímulo é a metade do caminho”

Apoio dos familiares Presença implicada e comprometida. Faces do cuidar: Holding, acolher, dar sustentação,“segurar a barra” ( a continência e a capacidade de sonhar e crescer) Reconhecer: testemunhar, espelhar. (Prestar atenção e reconhecer o outro no que ele tem de singular) Interpelar e reclamar. Finitude, alteridade e lei Apoio, cuidado, criatividade Cuidar do cuidador

Cuidar/ Ser Cuidado “...Às vezes sinto falta de um olhar mais atencioso, de um carinho construtivo e não paleativo. Entretanto não vos julgo. Em um mundo egoísta como esse, os problemas individuais não nos pemitem enxergar a problemática coletiva....”

Adélia Piquet Psicóloga CRP 02/8326 Consultório: 3269-2638 Celular: 9615-6482 E-mail: adeliapiquet@uol.com.br