ALIMENTOS
Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões) Hábitos e motivos de compra Objetivos: Incutir idéia Criar desejo Ato de compra Interessar, persuadir, convencer, levar à ação
Psicologia e Propaganda Consumidor típico Gosto da massa Reações e gostos médios Inserir na massa o indivíduo típico, denominador comum Natureza humana
Psicologia e Propaganda Vários tipos de estímulos Ruptura do equilíbrio do organismo Reações/estímulos externos Atos espontâneos Reações/estímulos sem necessidade aparente Estímulos que não provocam reações Motivação Desejo
Psicologia e Propaganda Necessidades humanas Ambição Progredir, ser alguém Amor à família Afeto aos pais, irmãos, etc Aparência Pessoal Asseio e bem vestir Apetite Paladar, boa mesa Aprovação Social Desejo de ser apreciado, ser igual (socialmente)
Psicologia e Propaganda Necessidades humanas Atividade Esportes, jogos e semelhantes Atração Sexual Conquista amorosa, namoro, casamento Beleza Sentimento estético, desejo pelo que é belo Conformismo Hábitos, tendência à imitação, a seguir líderes Conforto Desejo de repouso, bem estar, tendência à euforia
Psicologia e Propaganda Necessidades humanas Cultura Sede de saber, desejo de instruir-se Curiosidade Necessidade de saber o que se passa, bisbilhotice Economia De dinheiro, tempo, esforços, desejo de lucrar Evasão Psicológica Desejo de esquecer a realidade
Psicologia e Propaganda Necessidades humanas Impulso de afirmação Desejo de se impor, de se afirmar Segurança Proteção contra sinistro, previdência Saúde Higiene, defesa contra doenças
Psicologia e Propaganda Para comprar: Existência da necessidade Consciência da necessidade Conhecimento do objeto que pode satisfazê-la Desejo de satisfazê-la Decisão por determinado produto ou marca Melhor satisfação do desejo
Psicologia e Propaganda Desejo Vigor – decidir à compra Reduzir motivos que refream desejos Moral, econômico, etc Anúncio deve: Tornar massa consciente Despertar desejo (reforçar) Salientar objeto é a solução (vale o sacrifício) Publicidade vende desejo, prestígio, satisfação que confere. Valor psicológico, subjetivo
Psicologia e Propaganda Estados de consciência AIDA Atenção Interesse Desejo Ação de compra Estímulo (situações) – resposta (reações) Necessidades internas (instintivas) Necessidades externas (adquiridas)
Psicologia e Propaganda Necessidades - Solução Capacidade do objeto em satisfazer Campanhas: estímulos excitante
Psicologia e Propaganda Fatores de influência Isolados ou combinação Sugestão Pessoas são sugestionáveis (momentos/condições) Prestígio Testemunho Repetição/veracidade Convicção (confiança) Atmosfera (circunda objeto)
Psicologia e Propaganda Fatores de influência Imitação Ver os outros fazerem Crenças, hábitos, atitudes = ditadas pelos outros Tendência inata do ser humano Havaianas, todo mundo usa!
Psicologia e Propaganda Fatores de influência Empatia Identificação espiritual Viver mentalmente mesmas situações Sentimentos parecidos = simpatia
Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade Vida econômica resumida em 3 fases: Necessidades Desejos Satisfação Publicidade atua nas duas primeiras
Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade Atenção Espontânea Choque maior ou menor de intensidade, ruptura Voluntária Valor de percepção Fascinada Absorve-se no objeto, esquece o mundo ao redor
Psicologia e Propaganda Mecanismos de ação da publicidade Compreensão Elementos piscofisiológicos Comunicar pensamento Provocar ação Arte enriquece publicidade Elementos afetivos Só nos interessa: interesse pessoal e direto Vê e compreende o que quer O que isso significa para mim?
Referências Bibliográficas SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, 2006. p. 78 – 98.