Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Pós-Graduação IAG/USP
1.Bolsas REUNI e o trabalho na graduação 2.Bolsas Emergenciais PROPG 3.Co-Tutela 4.Projeto IODP/CAPES 5.Orçamento dos PPGs 6.Auxílio à Participação em.
Primeira Reunião Acadêmica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Auxílio participação em eventos
Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP)
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Reunião com Coordenadores de Programas
Ministério da Educação
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação:
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Seleção, qual a melhor proposta ?
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
Procedimentos para utilização dos Recursos PROAP/CAPES Coordenadoria Financeira (CAFIN/PROPG) Data: 16 de Abril de 2015 Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Ciência sem Fronteiras
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
ESTA APRESENTAÇÃO TEM CARÁTER INFORMATIVO. Todos os procedimentos dos alunos da UFCA, relativos ao Ciência sem Fronteiras, devem ser realizados junto à.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Processo do DS / REUNI CAPES 1 – Cadastramento de bolsista 2 – Cancelamento de bolsista 3 – Suspensão de bolsista.
Novas Normas e Alterações no Regulamento Interno do PQU-UEM 1.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
- Profª Drª Silvana Aparecida B. G. Vidotti - FFC/M - Profª Drª Gladis Massini-Cagliari - FCL/Ar - Profª Drª Lourdes Aparecida M. dos Santos Pinto (Tuka)
Transcrição da apresentação:

Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Agosto/2014 Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Prof. Dra. Joana Maria Pedro Pró-Reitora Prof. Dr. Juarez V. do Nascimento Pró-Reitor Adjunto

Pauta da Reunião Reconhecimento de diplomas estrangeiros de pós-graduação stricto sensu; Bolsas PDSE: cotas e cuidados; Bolsas PNPD; Edital PVE CAPES; Plataforma Sucupira; Cursos novos de pós-graduação; Normatização dos editais de seleção;

Pauta da Reunião 8. Videoconferência: qualificação e defesa de tese; 9. Definição dos gastos PROAP/CAPES; 10. Passagens e diárias; 11. TOEFL 12. Devolução dos valores de bolsa com insucesso 13. Professor Titular Livre 14. Assuntos Gerais

Informação Geral Renovação do CTC CAPES Prof. Dr. Ricardo Triska Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo Prof. Dr. Hernan Francisco Terenzi Coordenador da Área de Ciências Biológicas II

1. Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros Comissão para revisão das normas: Prof. Dra. Joana Maria Pedro – PROPG Prof. Dr. Luiz Otávio Pimentel – CCJ Prof. Dra. Maria Lúcia de B. Camargo – CCE Prof. Dr. William Gerson Matias - CTC

Considerações da Comissão: Recomendação do Ministério Público Federal; Projeto de lei em discussão na Câmara Federal; Determinação judicial que impediu a cobrança de taxas desta natureza na UFSC ; Realização deste trabalho por outras IFEs com cobrança de taxas.

Simplificação dos Procedimentos Diplomas de cursos ou programas estrangeiros já reconhecidos na UFSC nos últimos anos; Requerente obteve bolsa por agência governamental; Programas estrangeiros admitidos em acordos de cooperação internacional com agências de fomento governamentais; Programas de universidades de reconhecimento internacional.

Procedimentos de Inscrição Abertura de inscrição para reconhecimento de diplomas no site da PROPG sem data para encerrar; Disponibilizar no site da PROPG: a) email para recebimento da inscrição; b) ficha de inscrição; c) lista de documentos necessários para inscrição; O candidato se inscreve enviando um email com dois anexos: ficha de inscrição preenchida e comprovante de residência no exterior (visto de residência e/ou cópia do passaporte); Este email emite uma resposta automática de recebimento;

Procedimentos de Inscrição PROPG responde ao email e indica a data, a partir da qual o candidato poderá trazer a documentação para análise; Esta data dependerá da disponibilidade dos programas para avaliar estes processos; Os programas devem definir quantos processos estão dispostos a avaliar por semestre; O candidato traz a documentação (físico e digitalizado) nas datas definidas e a PROPG confere a documentação e monta o processo físico e no SPA;

Trâmite do Processo PROPG encaminha o processo para o programa indicado pelo candidato, acompanhado da tabela de diplomas já reconhecidos nos últimos anos e de sugestões para simplificar o processo; O Programa cria uma comissão (mínimo de 3 professores) para avaliação, emite parecer e decide sobre o parecer da comissão no Colegiado Delegado; Reenvio do processo à PROPG com o resultado da decisão do Colegiado Delegado;

Simplificação da Análise da Tese/Dissertação Programa pode optar por uma leitura menos aprofundada da tese ou dissertação, levando em conta: Diplomas de cursos ou programas estrangeiros já reconhecidos na UFSC nos últimos anos; Requerente obteve bolsa por agência governamental; Programas estrangeiros admitidos em acordos de cooperação internacional com agências de fomento governamentais; Programas de universidades de reconhecimento internacional.

Trâmites do Processo na UFSC Apesar da simplificação da análise, a comissão continua com a necessidade de observar as condições de organização acadêmica e o desempenho global da instituição onde o candidato obteve o diploma. Na PROPG, a Comissão de Avaliação de Títulos emite parecer e encaminha para apreciação da Câmara de Pós-Graduação.

2. Bolsas PDSE: cotas e cuidados Cotas de Bolsas PDSE Cada PPG possui 24 de meses de bolsa PDSE por ano (períodos de bolsas não implementadas podem ser utilizadas pelos demais PPGs) Após a implementação da bolsa PDSE de, no mínimo, 9 meses pelo respectivo bolsista, o PPG poderá solicitar à PROPG a concessão de uma cota adicional de bolsa de Doutorado CAPES DS

2. Bolsas PDSE: cotas e cuidados Exame de qualificação antes do afastamento Barreiras da mobilidade (língua, clima, custos e taxas acadêmicas) Redes de pesquisa para criação de sinergias entre centros/núcleos Fortalecimento de confiança e mentalidade aberta/global

3. Bolsas CAPES PNPD Formulários para implementação/ cancelamento/suspensão impressos pelo CAPG (não serão aceitos outros formulários) Recursos de custeio das bolsas (R$ 12.000,00 por pós-doutorando) serão liberados pela CAPES até o final do ano Atraso justificado pelas necessárias mudanças no PROAP e PROEX

4. Edital PVE CAPES Lançamento do edital até o final de outubro/2014 Professor Visitante Estrangeiro Período da bolsa: 15 dias a 12 meses Limitações por PPG: até 2 solicitações

5. Plataforma Sucupira Preenchimento dos dados de 2013 e envio à PROPG para homologação até 14 de setembro de 2014 Priorizar informações sobre a produção intelectual, corpo docente e disciplinas ofertadas

6. Cursos Novos Stricto Sensu Início em Agosto/2014 Jornalismo (DR) Tecnologias da Informação e Comunicação (MS) Campus Araranguá) Ensino de História (MP) Ensino de Física (MP)(Campus Trindade) Ensino de Física (MP)(Campus Araranguá) Início em Março/2015 Oceanografia (MS) Engenharia de Transporte e Gestão Territorial (MS) Engenharia e Ciências Mecânicas (MS) (Campus Joinville)

Cursos Novos Stricto Sensu APCNs Mestrado Profissional (CAPES): Desastres Naturais - CFH Informática em Saúde - CCS Direito e Acesso à Justiça - CCJ APCNs Mestrado Acadêmico (CAPES): Energia e Sustentabilidade – Araranguá Ecossistemas Agrícolas e Naturais - Curitibanos Ciência Animal - Curitibanos Ciências Agrárias - CCA

7. Normatização dos Editais de Seleção Comissão para revisão das normas: Prof. Dr. Roberto Caldas de A. Pinto - CTC Prof. Dr. Luiz Guilherme A. Guglielmo - CDS Prof. Dra. Eunice Nodari – CFH Ms. Verônica de S. Melo – CAP/PROPG Harmonização dos procedimentos: Seleções Anuais, Semestrais, Trimestrais e Fluxo Contínuo Critérios de seleção e transparência

8. Videoconferência nas bancas Banca de qualificação de projeto de tese: Participação de membros por videoconferência Banca de defesa de tese: Apenas um membro por videoconferência Assinatura posterior da folha de rosto ou pelo coordenador do PPG

9. Recursos Financeiros PROAP Prazos para Execução Empenhos: 17/11/2014 (previsão) Passagens, Hospedagem, Alimentação e Diárias: 19/12/2014 (previsão)

Apoio à Participação em Eventos Norma do PROAP/CAPES (Ver Portaria 064/CAPES/2010) Viagens Internacionais: 1 apoio a cada 2 anos Viagens Nacionais: Sem restrições Diretrizes do Comitê Gestor Recursos PROAP (ver site da PROPG) Contrapartidas de acordo com apoio do Programa Não são apoiados Bolsistas PQ 1 e DT 1

Apoio à Participação em Eventos Solicitações somente apoiadas pelo Programa SCDP preenchido pelo respectivo Programa Solicitações apoiadas pelo Programa e com Contrapartida do Comitê Gestor SCDP preenchido pelo respectivo Programa

Convidados nacionais: 10. Diárias e Passagens Convidados nacionais: Apenas diárias e passagens Convidados internacionais Passagens e hospedagem sem acompanhante Alimentação sem acompanhante Organização de eventos científicos Passagens e hospedagem para convidados nacionais e internacionais sem acompanhante Alimentação sem acompanhante

11. TOEFEL Baixa utilização das vagas do curso de inglês online (apenas 500.000 de 2 milhões) Baixa participação nos testes de inglês (apenas 40.000 de 500.000) Curso: teste inicial, senha e 3 horas de estudo semanal para manter a senha Pontuação para seleção dos PPGs: 80 pontos ?

12. Devolução à CAPES de parcelas de bolsa por insucesso CAPES está cobrando das Universidades a devolução das bolsas recebidas Universidades devem cobrar dos estudantes a devolução das bolsas

Documentos Necessários Situação: Bolsista que desiste do curso Parecer conclusivo da Comissão de Bolsas do PPG sobre a situação indicando a necessidade ou não de devolução das bolsas recebidas Termo de Compromisso assinado pelo estudante bolsista Manifestação do estudante bolsista em defesa de causa própria

13. Professor Titular Livre 1.200 vagas – somente 150 vagas em 2014 Apenas 4 vagas disponibilizadas à UFSC Perspectiva de novas vagas (total 33 vagas UFSC) Comissão para identificar a demanda e estabelecer critérios para distribuição das vagas (Valdir R. Correia - CFM, Sebastião R. Soares - CTC, Nestor Habkost - CED, Sonia Carobrez - CCB, Catia C. Pinto - CAMPI, Julian Borba - PROGRAD e Joana Maria Pedro – PROPG)

Princípios para Distribuição das Vagas Priorizar os PPGs com nota 5 ou superior (n=35). Pesos dos critérios variam entre 10 a 30% Havendo disponibilidade de vagas, todos os Centros poderão ter, ao menos, um PPG atendido. Um Centro que já recebeu uma vaga de titular livre terá que esperar que os demais Centros tenham, ao menos, uma vaga para receber a segunda vaga.

Critérios de Desempate Serão priorizadas aquelas Unidades de Ensino com mais Programas de Pós-Graduação. Serão priorizados aqueles Programas com menor número de docentes permanentes. As Unidades de Ensino poderão indicar quais as áreas estratégicas que visam efetiva inovação na pesquisa.

Critérios para Distribuição das Vagas Nota do Programa na Avaliação Trienal da CAPES 2013 (10%) Risco de perda de nota (aposentadorias próximas) (30%) Tendência de aumento de nota (30%) Número de Professores Titulares no Programa (20%) Carga Didática Semanal Média do Departamento (10%)

1. Nota do Programa na Avaliação Trienal da CAPES 2013 (10%) Valorizar os PPGs que atingiram patamares elevados na avaliação da CAPES. Quanto maior a nota do PPG na avaliação trienal de 2013, maior será a pontuação recebida. Critério: 10 pontos = Nota 7 na trienal 9 pontos = Nota 6 na trienal 8 pontos = Nota 5 na trienal

2. Risco de perda de nota (aposentadorias próximas) (30%) Valorizar os PPGs com nota alta que estão com risco de perder esta avaliação, motivada por aposentadorias próximas. Quanto maior for o número de professores com idade igual ou superior a 55 anos, maior será a pontuação recebida Critério: 10 pontos = 45,0% ou + professores com 55 anos ou + 9 pontos = 30,0 a 44,9% professores com 55 anos ou + 8 pontos = até 29,9% professores com 55 anos ou +

3. Tendência de aumento de nota (30%) Considerar os PPGs em ascensão (desempenho capaz de, em breve, se tornarem PPGs de excelência) Quanto mais explícita a tendência de melhoria de avaliação na trienal de 2013, maior será a pontuação recebida Critério: 10 pontos = Aumento de nota ou manutenção da nota 7 9 pontos = Manutenção de Nota 5 ou Nota 6

4. Número de Professores Titulares no Programa (20%) Atentar para os PPGs que possuem professores titulares em seu quadro de professores permanentes e efetivos. Quanto maior o número de titulares que possui, menor será a pontuação recebida Critério: 10 pontos = Nenhum professor titular no PPG 9 pontos = 1 ou 2 professores titulares no PPG 8 pontos = 3 ou + professores titulares no PPG

5. Carga Didática Semanal Média do Departamento (10%) Observar que a presença de Professores Titulares Livres incidirá sobre a distribuição de carga horária do Departamento. Quanto maior a Carga Didática Semanal Média do Departamento (4 últimos PAADs), maior será a pontuação recebida Critério: 10 pontos = CDSM = ou > 11,0 9 pontos = CDSM entre 10,0 a 10,9 8 pontos = CDSM = ou < 9,9

Consulta pública e Fóruns de discussão 14. Assuntos Gerais 14.1. PDI da Pós-graduação Metas da Pós-Graduação no Projeto Pedagógico Institucional e PDI 2015 – 2019 Consulta pública e Fóruns de discussão