MAX WEBER (1864-1920).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
A contribuição de Max Weber
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A Contribuição de Weber O imperativo da racionalidade
Max Weber Os tipos ideais.
Abordagem Clássica Escola Burocrática.
Max Weber.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Se eu olho o mundo sociologicamente, quem olhou antes de mim?
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
E o Espírito do Capitalismo
Max Weber ( ): a autoridade carismática na política
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Diferenças entre ação social e relação social
Fundamentos das Ciências Sociais
Instituição que detém o poder político
A sociologia de Max Weber
Émile Durkheim (1858 – 1917) Max Weber (1864 – 1920)
Burocracia.
O Individualismo Metodológico
Max Weber.
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O ILUMINISMO.
MAX WEBER. Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos.
Burocracia e Estruturalismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Tipos Puros de Dominação Legítima
Max Weber e as ações sociais
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Estrutura e Dinâmica Social
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)
Sociologia Clássica e Educação
Estrutura e Dinâmica Social
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
MAX WEBER
Max Weber ( ) “A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra em Max Weber um marco de referência” “Durante toda a sua vida,
AÇÃO SOCIAL MAX WEBER – ( ) Professora Helena Vetorazo.
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Ética da Responsabilidade
Max Weber e a educação.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Positivismo.
Max Weber.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

MAX WEBER (1864-1920)

Weber, não era político de profissão, mas um cientista, participou ativamente do debate político da Alemanha de sua época. Nesse período (1864-1920), o capitalismo industrial se expandia com velocidade por toda Europa. No entanto, a Alemanha ainda era um país retardatário no processo de industrialização.

Ao contrário da Inglaterra e da França, a burguesia alemã não tinha força política para conduzir esse processo e se apoderar do Estado. Isto se deve ao peso representado pelo “junkers”, como eram chamados os proprietários de terra. A existência de um governo forte e centralizador, como o de Bismarck, foi essencial para a modernização alemã.

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Weber estabeleceu quatro tipos de ação social Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social: 1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; 2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;

3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; 4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.

O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contém e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.

Max Weber elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito. A burocracia, então, podia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.

Dominação e Poder: Dominação legal racional: obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a mandar. Dominação tradicional: sua legitimidade apóia-se na crença de que o poder de mando têm um caráter sagrado, herdado dos tempos antigos.

Dominação carismática: a legitimidade da autoridade do líder carismático lhe é conferida pelo afeto e confiança que os indivíduos depositam nele.

Weber defendeu o ponto de vista de que a religião não expressa necessariamente uma força conservadora, pois movimentos inspirados na religião podem resultar também em transformações sociais. Em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber analisou o impacto do cristianismo na História do ocidente.