Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GLICÍDIOS OU CARBOIDRATOS
Advertisements

As Raves e as drogas recreativas
Profª Marcia C. Silva HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva
Profª. NORILDA Função Álcoois Profª. NORILDA
ALUNOS: GERCILIO MARENILZA CANDISSE DIRCE Cida
ÁLCOOIS.
CARBOHIDRATOS.
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
BIOMASSA Energia alternativa.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Isótopos Estáveis e Produção de Bebidas:
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
Capítulo 19 Química Orgânica II: Os Grupos Funcionais QGE 001 Prof
Propriedades Nomenclatura Aplicabilidade
O que você deve saber sobre
Antiga diversão inocente
ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO VI- PROPRIEDADES
Características e nomenclatura !
Os Cuidados Básicos Da Saúde
FUNÇÃO ÁLCOOL Escola de Educação Básica Rainha do Brasil
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
FORÇAS INTERMOLECULARES
Aula 1 Lays Omena – Química.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.
FENOL Nomes: Bianca, Franciele, Luana e Sophia Turma: 202
ÁLCOOIS.
Moléculas Orgânicas, Pequenas e Grandes.
Funções Nitrogenadas Prof:Lisandra C. Amaral.
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Carboidratos: Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n.
Fundamentos Químicos da Vida
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Metabolismo energético
Nutrição Humana Jean Márcia Oliveira Mascarenhas
FUNÇÕES OXIGENADAS.
ÉTERES.
AMONÍACO, saúde e ambiente
ALDEÍDOS CETONAS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
João Victor Oliveira Bertolo Nº USP
ETANOL.
ÁCIDO CARBOXILICO ÉSTER ÉTER
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos
A presença do Cetona em nossas vidas
Drogas Alucinógenas (LSD)
ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO
Farmacologia da Cannabis sativa
Fibras alimentares.
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Disciplina: X Química Geral I
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Introdução à Bioquímica
FUNÇÃO ÁLCOOL Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupo funcional hidroxila (–OH) ligado a um carbono saturado.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
FISIOLOGIA HUMANA.
Introdução a Química.
Escola de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno Ensino médio Integrado à Educação Profissional ao Curso Técnico em Redes de Computadores Nome:
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
RISCOS QUÍMICOS.
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Felipe Fernandes Gomes RA Humberto Arakaki Junior RA Isabelle Lobo de Mesquita Sampaio RA Lucas Fábio Franco de Camargo RA
Metanol.
Transcrição da apresentação:

Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja. Diversão, sinônimo de porre. Em alguns lugares criam-se festas de adoração à bebida alcoólica, tal como a oktoberfest em Blumenau.

No supermercado, qualquer criança pode sair com litros de uma substância tóxica e entorpecente: etanol, a droga legal.

O etanol (álcool etílico), CH3CH2OH, é um líquido incolor, inflamável, com um odor característico.

É um álcool - um grupo de compostos químicos cujas moléculas contém um grupo hidroxila, -OH, ligado a um carbono.

O ponto de fusão do etanol sólido é de –114.1°C, e de ebulição e de 78.5°C. É menos denso que a água: 0,789 g/mL a 20°C.

Existem basicamente 3 processos utilizados para a fabricação do etanol: a fermentação de carboidratos, a hidratação do etileno, e a redução do acetaldeído (normalmente preparado pela hidratação do acetileno).

O etanol é produzido desde a antiguidade pela fermentação de açúcares O etanol é produzido desde a antiguidade pela fermentação de açúcares. Todas as bebidas alcoólicas e mais da metade do etanol industrial ainda é feito por este processo. Uma enzima, a zimase, é responsável pela conversão dos açúcares em álcool e gás carbônico.

Na produção de bebidas, tal como whiskey e vodka, as impurezas é que dão o sabor diferencial. Substratos de batatas, milho, trigo e outras plantas podem ser usados na produção do etanol por fermentação. Uma enzima, a diastase (ou maltase), converte o amido em açúcares e, então, a zimase converte-os em álcool.

O etanol produzido por fermentação chega no máximo a 14% na solução: acima desta concentração, o etanol destrói a enzima zimase e a fermentação para.

O etanol pode ser concentrado por destilação, mas ocorre a formação de um azeótopo (mistura de ponto de ebulição constante) a 96% de etanol em água. Portanto, o etanol puro não pode ser obtido por destilação.

Quando uma bebida alcoólica é ingerida, o etanol é absorvido no intestino delgado e distribuído pelo corpo - sendo que mais etanol é encontrado no sangue e no cérebro do que nos músculos e tecidos adiposos.

O etanol é uma substância tóxica, e o organismo inicia o processo de excreção desta substância tão logo ela é consumida.

Cerca de 90% é processado no fígado - a enzima álcool dehidrogenase converte etanol em acetaldeído, que também é uma substância tóxica (responsável pela enxaqueca!). O aldeído é convertido a acetato, pela enzima aldeído dehidroxigenase.

O etanol é utilizado, nas indústrias, como reagente de partida para vários compostos químicos, tais como o ácido acético, butadieno, acetaldeído. Também é utilizado como combustível, puro ou misturado com gasolina.

Como é miscível com qualquer proporção de água, e com a maioria dos solventes orgânicos, é muito utilizado como solvente para muitas substâncias na fabricação de perfumes, tintas, vernizes e explosivos.

Um álcool pode ser considerado um derivado da água, onde um dos hidrogênios é substituído por uma cadeia carbônica

O etanol pode ser obtido da fermentação de grãos e açúcares.

O etanol é um depressor do Sistema Nervoso Central - diminui o tempo de resposta a estímulos externos do SNC. Seus principais efeitos a curto prazo são a perda de coordenação, fala arrastada, pupilas dilatadas, perda do autocontrole emocional.

A exposição prolongada a esta droga causa destruição parcial do fígado e sistema nervoso, depressão respiratória, problemas de disfunção sexual (impotência e/ou ejaculação precoce), aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, câncer, catarata e morte.

Estima-se que, dentre os países desenvolvidos, o álcool seja um dos maiores causadores de morte - desde doenças relacionadas ao seu uso até acidentes provocados por seus efeitos.

Seu uso é comum devido aos efeitos prazerosos que possui: alteração sensorial, redução da ansiedade, relaxante muscular, euforia

A abstinência, em alcoolistas, pode provocar suor, tremores, alucinações, psicoses e medo. As alucinações mais clássicas são as zoopsias, onde o paciente relata ouvir zumbidos de insetos. Fonte: QMCWEB