ANTONIALLI A.L.C.; ANTUNES, S.R.; CAOVILA, J.; CARIOLA, S.G.; GRAMANI, R.C.B.; GIRARDI, A.M.M.; MATUMOTO, M.A.S.; SILVA, D.P.; SILVA, E.C.P. CURITIBA/

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Transcrição da apresentação:

ANTONIALLI A.L.C.; ANTUNES, S.R.; CAOVILA, J.; CARIOLA, S.G.; GRAMANI, R.C.B.; GIRARDI, A.M.M.; MATUMOTO, M.A.S.; SILVA, D.P.; SILVA, E.C.P. CURITIBA/ PR A CRIANÇA DISFÁGICA VAI À ESCOLA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

OBJETIVO: Relatar o percurso de organização de apoios e recursos estruturais e humanos para o acesso e permanência de alunos com quadro clínico de disfagia em contexto escolar, realizado pela equipe de fonoaudiólogas da Secretaria de Educação (SE) do Município de São Bernardo do Campo. METODOLOGIA: Relato de Experiência

RESULTADOS: Propostas de gerenciamento do suporte estrutural e de recursos humanos junto a SE Adaptação dos alimentos e consistência da merenda escolar; Compra de material adaptado (utensílios), espessante e suplementos alimentares; Atuação interdisciplinar com profissionais da educação; Formação para professores e equipe escolar; Entrevista com família; Interlocução com profissionais da área clínica; Observação do momento de alimentação e rotina escolar; Efetivação das adaptações necessárias; ACESSO E PERMANÊNCIA DE CRIANÇAS DISFÁGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR CONCLUSÕES: Este trabalho aponta para a importância da inserção do fonoaudiólogo no apoio à Educação, pois a complexidade do processo de inclusão demanda ações interdisciplinares que garantam o acesso, permanência e aprendizagem de todas as crianças.