SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Aroldo Correa da Fonseca
Órgãos e Política Ambiental
A Gestão Social pode ser vista como...
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
A Cadeia Produtiva do Etanol
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)‏
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SNUC
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Local: Sede do PARNA Monte Pascoal
Sergio Luis Allebrandt
Sistema Nacional do Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
Distribuição do Distritos. Noroeste Unaí Distribuição do Distritos Norte Pirapora Montes Claros.
APRESENTAÇÃO Projeto Condomínio Ambiental. QUEM SOMOS O Instituto Educa Brasil (IEB) é uma Organização Não Governamental que atua na preservação do meio.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Aspectos Básicos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
“Oportunidades de Otimização da Gestão Pública a partir das Unidades de Conservação” Belém – Pará 07/06/2016 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS Avanços e Desafios das Unidades de Conservação Federais em Minas Gerais

O IBAMA em Minas Gerais Gerência Executiva sediada em Belo Horizonte 8 Escritórios Regionais: Uberlândia Pouso Alegre Montes Claros Lavras Governador Valadares Pirapora Juiz de Fora

Unidades de Conservação de Proteção Integral Parque Nacional do Caparaó Parque Nacional da Serra da Canastra Parque Nacional das Sempre-Vivas Parque Nacional da Serra do Cipó Parque Nacional Grande Sertão Veredas Parque Nacional Cavernas do Peruaçu Reserva Biológica da Mata Escura Estação Ecológica de Pirapitinga

Unidades de Conservação de Uso Sustentável APA Serra da Mantiqueira APA Carste Lagoa Santa APA Morro da Pedreira APA Cavernas do Peruaçu Floresta Nacional de Paraopeba Floresta Nacional de Ritápolis Floresta Nacional de Passa-Quatro

Regionalização IBAMA

Avanços Enfoque na proteção da Biodiversidade em detrimento do enfoque meramente paisagístico; O IBAMA assume uma postura mais participativa em seu processo de planejamento; Um maior envolvimento da Sociedade Civil na tarefa da Conservação (ONG's, RPPN's); Experiências de Co-gestão de Unidades de Conservação Federais: FUNATURA-PNGSV; SNUC: mecanismo que permitiu a normatização, organização e fortalecimento nos processos de criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação;

Avanços (cont.) Institucionalização da Compensação Ambiental; Gestão colegiada das Unidades de Conservação Federais através da criação de seus Conselhos Consultivos; Cooperação de Organismos Internacionais (PNMA, Doces Matas, Promata); Cooperação Mùtua União/Estado e acordos de Parcerias com Prefeituras Municipais; Realização de 2 concursos nacionais com aporte de recursos humanos.

Desafios Regularização Fundiária; Busca de recursos e parcerias para viabilizar o projeto de conservação do Estado; Melhor definição e visibilidade das atribuições dos diferentes órgãos ambientais que atuam no Estado de Minas Gerais; Integrar e padronizar a linguagem e ações de monitoramento e controle no Estado (SIG); Planejamento das Unidades de Conservação Federais sob gerência do IBAMA; Melhor estruturação para o apoio a implementação e desenvolvimento das RPPN's.

“Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo” Thomas Jefferson