PROJETO INTEGRADOR 2 Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais
Análise e Projeto de Sistemas I
Localização de Empresas
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Introdução a Algoritmos
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Sistema de Informação Gerencial
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
Gerenciamento do escopo do projeto
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A ENGENHARIA NO PROJETO
Formação por competências
Administração de Recursos Materiais
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO PARTE
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Modelos de Maturidade de Processos de Software
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Requisitos
Gerenciamento da Integração
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Análise e Desenvolvimento de Software
Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Trabalho Final (Jogo de Empresas)
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Teste de Software Conceitos iniciais.
O Processo Unificado (UP)
Planejamento e Controle e obras
Estimativas de Custos e Orçamentação
Matemática Financeira
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Planejamento e Controle e obras
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Projetos Comunitários Lilian Kelian
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Software
Problemas de Rede.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Professora: Fabrícia F. de Souza
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Materiais
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Este subsistema de provisão de RH devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: Recrutamento – Divulgação, chamar, atividade.
Natureza e Análise dos Processos e Sistemas Produtivos
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Recursos Patrimoniais
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Layout de Empresas Industriais
Transcrição da apresentação:

PROJETO INTEGRADOR 2 Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim Cornélio Procópio, 18 junho de 2008

Sumário Análise de Viabilidade: Identificação dos Aspectos Síntese Exemplo Prático

para o Projeto Integrador Metodologia Sugerida para o Projeto Integrador Definição do Problema Concepção de soluções Análise de Viabilidade Desenvolvimento de conceitos Seleção do conceito ótimo Necessidade Produto Pesquisa de Informações

Pesquisa de Informações Definição do Problema Definição do Problema Concepção de soluções Análise de Viabilidade Desenvolvimento de conceitos Seleção do Conceito ótimo Necessidade Produto Pesquisa de Informações

Análise de Viabilidade Tem a dupla função: Garantir que os conceitos elaborados atendam a certos critérios específicos quanto à viabilidade. Limitar o número de conceitos que serão desenvolvidos em profundidades na fase seguinte do processo de projeto.

Identificação dos Aspectos O objetivo da análise de viabilidade é rapidamente levantar as chances de sucesso e os riscos falha d o projeto, sem ter de elaborar os conceitos de solução em detalhes. Quatros aspectos são essenciais: Físicos, econômicos, temporais , sócio-ambientais. Físicos: Existe viabilidade cientifica e técnica do produto propostos? O conceito respeita as leis da Física? As restrições físicas anotadas no caderno de especificações são respeitadas? As tecnologias consideradas atingiram um nível de maturidade suficiente para serem aplicadas?

Identificação dos Aspectos Econômicos: As restrições orçamentárias fixadas para o desenvolvimento do produto são atendidas? O desenvolvimento, a fabricação e a oferta do produto podem ser feitas no contexto econômico atual da empresa? Temporais: Os prazos necessários para realizar o projeto, concordam com o cronograma global fixado pela empresa? As tecnologias consideradas atingiram um nível de maturidade suficiente para serem aplicadas dentro do prazo de execução do projeto? Sócio-ambientais: As restrições sócio-ambientais associadas ao projeto são respeitadas?

Identificação dos Aspectos Sócio-ambientais: As restrições sócio-ambientais associadas ao projeto são respeitadas? A realização do projeto necessita de mão-de-obra especializada? O desenvolvimento, a produção, ou a utilização do produto têm um impacto humano, ecológico ou sócio cultural indesejável?

Síntese da Análise As informações são sintetizadas e compiladas em uma tabela, de forma sistemática e rigorosa. A retenção ou rejeição de um conceito necessita de uma reflexão profunda e de uma análise judiciosa. As decisões tomadas nessa etapa devem necessariamente serem justificadas. As decisões parciais relativas a cada um dos aspectos são apresentadas em uma tabela de síntese como a mostrada a seguir.

Síntese da Análise Conceitos Aspectos da Análise Decisão Físicos Econômicos Temporais Sócio-Ambientais Conceito 1 Sim Sim mas Retido Conceito 2 Retido mas Conceito 3 Não Rejeitado ... Sim Atende aos critérios Sim mas Necessita de algumas modificações para atender aos critérios Não Não atende aos critérios Retido Todas as restrições e seus critérios são respeitados Retido mas algumas restrições não respeitadas, mas a solução pode ser melhorada Rejeitado A solução não atende aos critérios nem pode ser modificada

Síntese da Análise Discussão e Decisão Para realizar uma análise de viabilidade de forma sistemática é necessário: Se garantir que a informação do caderno de especificações seja atualizada (critérios, escalas de avaliação, especificações aceitáveis, etc. Classificar as restrições e os critérios em função dos quatro aspectos de análise de viabilidade. Analisar cada conceito a fim de verificar sucessivamente os aspectos de estudo e de determinar se o conceito é retido, combinado à um outro ou rejeitado. Colocar as informações na tabela de síntese. Justificar as decisões tomadas ao termo da análise de viabilidade.

Tabela de Construção de Conceitos Exemplo Prático Tabela de Construção de Conceitos FUNÇÃO CONCEITO 1 CONCEITO 2 CONCEITO 3 CONCEITO 4 CONCEITO 5 CONCEITO 6 Força motriz 4 indivíduos pedal roda alavanca balanço remo Transformar em energia mecânica Engrenagens e rodas excêntricas acionando dois pistões Alavancas acionando o pistão Corda e polia para reiniciar o movimento Balanço ligado aos pistões Remo ligado aos pistões Filtrar água Grade no tubo de entrada Limpeza do filtro Retirar a grade para limpeza Fornecer um fluxo continuo Cilindros alternativos e aspiração pulsada Válvula de membrana Válvula de esfera Cilindro de dupla ação Vávula de membrana Transportar a bomba Desmontável 7 módulos 5 módulos Não Desmontável 9 módulos Adaptar a bomba ao terreno Pés ajustáveis

Análise de Viabilidade Exemplo Prático Conceitos Aspectos da Análise Decisão Físicos Econômicos Temporais Sócio-Ambientais Bicicleta Sim mas Sim Retido Ciclo bomba Não Rejeitado Carrossel Marchador Cantor Retido mas Remador

Análise de Viabilidade Exemplo Prático O Marchador Aspectos Físicos: o conceito obteve a cota “sim mas”. Quatro trabalhadores acionam e a garantem o fluxo contínuo. Os pés ajustáveis permitem a adaptação a todo terreno. É desmontável para o transporte e possui filtro. Pode ser fabricado com 32 peças O seu peso excede a 90 kg. Com modificações pode satisfazer os critérios em causa. Aspectos econômicos: o conceito respeita o aspecto economico. Não demanda nenhuma pessoa nem ferramentas especializadas para sua construção, utilização e instalação. Todas as peças são padronizadas e demandam precisão mínima. Aspectos Temporais: o conceito respeita o cronograma os cálculos, ou seja ao final de abril. Aspectos Sócio-ambientais: o conceito é julgado seguro, porque não possui nenhuma engrenagem ou outras peças potencialmente perigosas. Além disso, a bomba é estável e possui superfície antiderrapante sob suas bases, Bem como, as peças de ação são pitadas ou galvanizadas.