Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
Advertisements

Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
Instituto de Biologia – UFBA
Instituto de Biologia – UFBA
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Sistemas de Gestão Integrada
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Renaturalização de cursos d’água
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Padronização da conceituação terminológica
Luciana de Paiva Luquez
Rede EcoVazão Objetivo Geral
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
Metas de Aichi 2020 Situação Atual no Brasil
Representatividade das Unidades de Conservação Integral - PESC
Curso Técnico em Meio Ambiente
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Princípio Critério Indicador Verificador
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Profª: Cristiane M. Zanini
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello.
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento Professores: Eduardo Mariano Neto UFBA Eduardo Mendes da Silva UFBA Jeamylle Nilin UFS.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Escalas Espaciais e Temporais
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Problema 6.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Conceituação
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
Parte III Gestão Ambiental.
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Transcrição da apresentação:

Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin

Problema O estado brasileiro decidiu criar um programa de restauração ecológica, com o seu respectivo aporte financeiro. Cabe ao grupo elaborar um conjunto de critérios para a implantação deste programa, levando em consideração uma linguagem padronizada e métricas na avaliação.

Fragilidade: Interpretação do Conceito de Restauração “Ambiguidades no entendimento do que significa “restauração” podem gerar problemas na concepção de projetos de restauração de áreas degradadas, refletindo-se nos objetivos elegidos, nas técnicas utilizadas, no monitoramento das ações e, consequentemente, no produto resultante de tais projetos.” Nery, et al (2013). Levantaram 15 artigos científicos e 20 normais legais que traziam definição de restauração e termos correlatos. Nery, et al (2013). Necessidade: Padronizar a linguagem entre os atores Mais importante que o conceito em si é entender os objetivos da restauração “Conceito é encarada de várias formas por diferentes autores, seja como um campo de atuação, uma arte, uma disciplina, uma sub-área da ecologia e também como prática, ou mesmo como uma ciência aplicada” (Oliveira & Engel 2011).

Histórico De acordo com a Rodrigues et al. (2009), a evolução dos objetivos e das técnicas de restauração estão divididos em 5 fases: Fase 1 (1982): os processos ecológicos responsáveis pela manutenção da biodiversidade não eram levados em consideração, sendo a prioridade preservar o meio físico, mais precisamente, o solo e água. Fase 2 ( ): surgiu a ideia de uso de espécies nativas para “recriar” o ambiente ou seja, o nível biológico dentro da restauração passou a ser considerado. Fase 3 ( ): foi considerada a importância de assegurar a sustentabilidade da biodiversidade.

Fase 4 ( ): a sustentabilidade da biodiversidade tornou-se o carro-chefe da restauração. Fase 5 (2003): foi acrescentada também a noção de que existem processos dinâmicos, relativos a regimes de distúrbios naturais, além da própria estocasticidade do estabelecimento das espécies nos locais. Atualmente, também foi incorporada a necessidade de se considerar o contexto da paisagem e componentes antrópicos (Oliveira & Engel, 2011).

Conceito Restaurar é promover a sustentabilidade dos processos ecológicos que garantem a automanutenção da biodiversidade (diversidade de espécies e variabilidade genética), definida a partir de um diagnóstico prévio baseado no contexto onde os processos populacionais ocorrem (a paisagem), para estabelecer um plano de ação (Nery et al, 2013). Processo assistido, que visa restabelecer aspectos da estrutura e funções ecológicas característicos do ecossistema alterado (SER, 2004).

Objetivos da restauração -Restabelecer a estrutura e os processos ecológicos dos ecossistemas alterados; -Auxiliar a automanutenção da biodiversidade. -Reforçar as praticas culturais que contribuem para os processos ecológicos.

Diretrizes para restauração ecológica De acordo com Piovesan (2013): -Incorporação de processos ecológicos; - Ampliação da escala espacial na elaboração do plano de restauração ecológica

Área Degradada Diagnóstico Sociocultural Fisico Ecológico Plano de Restauração Execução do Plano Área Restaurada Processos Ecológicos Estrutura Composição Funcionalidade Biomonitoramento Perturbação Natural ou Antrópica Ecossistema de Referência Atores Sociais Controle da Perturbação Recurso Financeiro Linguagem Padronizada Paisagem

Restauração é um investimento que vale a pena!!!