Área de Concentração: Construção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Funções empresariais ou organizacionais
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
A importância e o poder da informação.
Contexto da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Sistema de Informação Gerencial
PETI Planejamento Estratégico de TI
Professor, Palestrante: Arildo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Prof. Arildo Dirceu Cordeiro, Dr. s, Site e Telefones e
Inteligência Artificial ’s, Site e Telefones
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SISTEMA DE INFORMAçAO GERENCIAL – SIG.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas.
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Sistemas de Informação - Objetivos
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
PLANEJAMENTO ORIENTADO À GESTÃO EMPREENDEDORA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Funções da Administração
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
BEM-VINDO À DISCIPLINA Lógica de Programação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Sistemas de Informação
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
COACHING EDUCATION.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Sistemas de Informação
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Programa e Plano de Ensino
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Sistemas de Informação
Disciplina:Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Planejamento empresarial e a informação.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Inteligência Artificial
Roteiro de hoje Auto-apresentação Plano de Ensino FSI Capítulo 1
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Sistema de Informações Gerenciais
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Evolução da Tecnologia da Informação
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Evolução Histórica Pré-História
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Tecnologia da Informação
METODOLGIA EM ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM PROC. DADOS PLANEJAMENTO DE SISTEMAS Prof.: José Eduardo Freire.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Transcrição da apresentação:

Área de Concentração: Construção Civil ARILDO DIRCEU CORDEIRO Área de Concentração: Construção Civil Linha de Pesquisa: Sistemas de Produção Graduação: Eng. na Área Civil com Hab. Eng. Cartográfica - UFPR / 1985 Mestrado: Eng. de Produção com ênfase em SI e TI com IA - UFSC / 2001 Doutorado: Eng. de Produção com ênfase em AS, DTI e IA - UFSC/ 2005 arildo@utfpr.edu.br e arildo@netpar.com.br www.pessoal.utfpr.edu.br/arildo DACOC-Disciplinas: Automação Predial, TCC, Topografia, Empreendedorismo, Transportes, Sistemas de Produção, Gestão do Conhecimento Organizacional, Sistemas de Informações e Sistemas de Apoio à Decisão. Curitiba – 2009

SISTEMAS Grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos (entradas do sistema) e produzindo resultados ( saídas do sistema ) em um processo organizado de transformação

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização

Tecnologia da Informação Envolve os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, os quais são utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento Atualmente, pesquisadores desenvolvem trabalhos visando potencializar as tomadas de decisões gerenciais com Inteligência Artificial

Dado, Informação e Conhecimento Dado é um conjunto de letras, números ou dígitos que isoladamente não transmitem nenhum conhecimento Pode ser entendido como um elemento de informação Pode entendido como algo depositado ou armazenado Informação é o dado trabalhado ou tratado

Dado, Informação e Conhecimento Conhecimento é a informação trabalhada e estruturada por pessoas ou recursos computacionais, possibilitando a geração de cenários, simulações e oportunidades O conceito de conhecimento complementa o de informação com valor relevante e porpósito definido Pode ser definido como percepções humanas tácitas ou inferências computacionais

Dado, Informação e Conhecimento De um modo geral, os dados e as informações se apresentam em grande volume atualmente, disponibilizados nos diversos meios de comunicação, exigindo de todos a seleção e a organização das informações para a sua efetiva utilização e compartilhamento Os conhecimentos tácitos são mais difíceis de ser armazenados e compartilhados

Dado, Informação e Conhecimento Dados, informações e conhecimentos, não podem ser confundidos com decisões (atos mentais e pensamentos), com ações (atos físicos e execuções) ou ainda com processos e procedimentos Como exemplo ou orientação observar que: 1 ) Uma ação, decisão ou processo, começa sempre com um verbo no infinitivo; 2) As informações exigem mais de duas palavras e não são abstratas, sem verbo;

Dado, Informação e Conhecimento 3) A informação possui conteúdo único em cada momento; 4) A informação não pode ser generalizada, múltipla, estendida, abrangente ou confusa; 5) A informação não pode ser abstrata. De compreensão difícil,obscura, vaga, irreal ou imaginária; 6) Não pode ser formalizada por um verbo no início; 7) A informação não é um documento, programa, arquivo ou correlato;

Sinergia da Informação e Desinformação O conceito de sinergia é coerência e integração. Dessa forma, a sinergia de informações pode ser resumida como as relações e integrações verticais e horizontais das informações. A sinergia da informação está relacionada com os conceitos de planejamento estratégico, sistemas de informações e gestão de tecnologia da informação.

Sinergia da Informação e Desinformação A sinergia é a coerência de informações, idéias, planos, direcionamentos, ações, com relações efetivas entre os níveis superiores, médios e inferiores, bem como seus paralelos. Os sistemas de informações tratam com informações de qualidade. Infelizmente e algumas organizações ainda aparecem os sistemas de desinformação, manipulando e produzindo desinformação, dando conotação negativa à informação.

Objetivo, foco e benefícios dos sistemas de informações Os sistemas de informações tem por objetivo auxiliar os processos de tomada de decisão O foco dos sistemas de informações está direcionado, principalmente ao negócio empresarial nas organizações Os benefícios são: Controlar suas operações, diminuir a carga de trabalho, reduzir custos e desperdícios, aperfeiçoar a eficiência e a eficácia, etc.

Ciclo de vida dos sistemas de informações Os sistemas de informações que utilizam recursos de tecnologia da informação, podem ter um ciclo de vida curto, no máximo 5 anos Os sistemas de informações segundo o suporte de a decisões podem ser: Operacional (SIO) Gerencial (SIG) ou (MIS) Estratégico (SIE)

Sistema de Informações segundo a entrada na organização A partir do planejamento estratégico das necessidades de informação, os sistemas de informações podem ser classificados em: ►O desenvolvimento dos sistemas de informação; ►A aquisição dos sistemas de informação; ►A manutenção ou adaptação dos sistemas de informação.

Modelos de sistemas de informação Os modelos não são tipos de softwares e sim uma representação diagramada das informações sistematizadas nas organização, integrando soluções na prática ( P.E. e TI). ►Modelo convencional de sistema de informação; ►Modelo dinâmico de sistema de informação; ►Modelo de sistemas informação com tecnologia da informação.

17

Modelo de decisório convencional O modelo convencional ou trivial necessita constantemente de controle, avaliação e implementação Esse modelo trata dados para serem transformados em informação e conhecimento Os conhecimentos gerados possibilitam aos gestores tomarem as decisões (atos mentais) e em seguidas executar as ações (atos físicos) As ações geram resultados positivos ou negativos, retroalimentando o ciclo decisório

Modelo decisório dinâmico Nesse modelo a necessidade informações geram novos dados a serem trabalhos visando a geração de novas informações e novos conhecimento Portanto esse parte do princípio da necessidade de informação para gestão de negócios ou atividades organizacionais

Fonte: Livro de Denis Alcides Rezende “Sistemas de Informações Gerenciais” Guia prático para projetos

23

24