A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mal-Estar na Civilização
Advertisements

O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
O Início da Comunicação
Avaliação Psicomotora
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Marketing e Propaganda de Produtos Farmacêuticos
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Amamentação / Alimentação
Doença Diarréica.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Política de Prevenção Precoce na França Anne Frichet Novembro 2005.
Um Bom Pequeno Almoço CLUBE DE SAÚDE Um trabalho realizado por:
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Para vocês pesquisarem.
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Seminário Internacional sobre Rotulagem e Propaganda de Alimentos
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
SEAC ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Enfª. Darlane Alves Wobeto
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Os 10 Passos para Obter Sucesso no Sirley Paulino da Silva Santos
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
A vida numa gota de Leite
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Mães HIV positivas e a não amamentação
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Disciplina Técnicas Projetivas
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
IMUNIZAÇÃO Profª Adriana Amaral.
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Aptidão Física Educação Física II.
Nova legislação de Recolhimento de Alimentos Recall RDC N° 24/2015
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
Aleitamento Artificial
Manejo na clinica. Cães – No passado a caça era a forma alimentar de busca de alimentos, competindo e integrando nos grupos suas fontes alimentares.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Natália Miranda Monteiro Enfermeira Residente de Enfermagem Obstétrica da UFAM.
Rua Heitor Penteado, Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP – Fs e
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.

O leite da mulher é sem dúvida alguma, o aleitamento ideal e insubstituível para o lactente, no primeiro semestre de vida. Ele é profilático dos transtornos nutritivos e das infecções do latente. Em certos casos de enfermidades graves da criança chega a constitui-se em um verdadeiro recurso terapêutico, de indispensável valor. (Monetti, pág.41,1964).

Nenhum outro período da vida é mais crítico ou mais suscetível de traumatismos e distúrbios do que os seis primeiros meses, quando a criança sai do ambiente uterino onde tinha proteção e estabilidade, e se vê forçada a se adaptar a um mundo de novas dimensões e pressões físicas e psicosociais. Ela é incapaz de funcionar por si própria, requer cuidadosa educação.

Por várias razões, sabe-se que o leite materno oferece vantagens, sobre todos os outros leites. A amamentação pela própria mãe é mais cômoda, mais econômica e menos trabalhosa. A mãe deve estar mentalmente preparada para a sua tarefa de amamentar, assim a criança receberá carinho e proteção.

A mãe tem um grande papel a desempenhar na amamentação que trará a seu filho benefícios durante o seu desenvolvimento fisiológico e o sentimento do fator imunológico.

O aleitamento materno é indispensável para suprir as necessidades do organismo da criança, principalmente nos primeiros meses de vida. Proporcionando ao bebê, através do contato com a mãe maior segurança, para um futuro equilibrado tanto psico como fisiologicamente, mostrando as vantagens do leite materno aos demais.

A importância do aleitamento materno,assim como no sentido psicológico e nutritivo, aumentando o carinho, nas relações mãe/filho. O contato íntimo nos primeiros meses é fundamental para a estruturação da personalidade da criança.

O núcleo mãe/filho dá a criança uma sensação de segurança e de calor que é importante para o seu desenvolvimento físico e emocional durante a infância e nos anos futuros.

O leite do seio contém agentes ativos que proporcionam defesas imunológicas, assim como mecanismos não específicos que tornam menos provável a ocorrência de infecção e menos severas as que por ventura ocorram. As diarréias, que constituem os graves problemas de saúde infantil em todos os países em desenvolvimento não muito menos frequentes ou severas em crianças alimentadas ao seio, e o mesmo ocorre com as infecções estafilocócicas ou víricas.

Porque o aleitamento materno, apesar dessas importantes vantagens, vem sendo substituído por modalidades menos eficazes na alimentação?

Porque os produtos que não podem ser pregados com segurança onde há falta de água pura, onde existe limitadas as possibilidades de esterilizar mamadeiras e bicos e/ onde não pode ser assegurado acesso regular e quantidades suficientes de alimentos infantis desidratados, estão sendo usados lugares da amamentação ao seio?

O sucesso da amamentação não depende da capacidade de produzir leite da mãe, nem da capacidade da criança para sugar, depende da maneira pela qual a mãe foi informada a respeito da alimentação ao seio e de seu desejo de praticá-lo. E é determinado também até que ponto a sociedade valoriza e apóia o alimento natural e o papel a ser desempenhado pela mãe.

Porque o aleitamento materno que com toda a sua importância e de suas inigualáveis vantagens vem sendo substituídos por outros leites? A razão é complexa e difícil, de desvendar, pois é nessa fase dos primeiros seis meses que a criança precisa de calor e amor da mãe, além do grande valor nutritivo do leite humano, que supre suas necessidades.