TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
A regulamentação de visitas e a dificuldade de separação dos casais.
Laboratório de Neurociências
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Relacionamento Terapêutico
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Drogas na adolescência
O CPVI: História e Objetivos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Habilidades em Comunicação V
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Terapia Comportamental
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Alunas: Elidiane Soares Natália Lima
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Socialização Organizacional
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
SIGMUND FREUD.
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
PESQUISA.
Terapia comportamental
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
História da Terapia Cognitiva
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
O Processo Terapêutico em Terapia Familiar Sistêmica
Terapia analítico-comportamental infantil
• Manejo – Formação – Professor.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Prof. Dr. Mauro Hegenberg Instituto Sedes Sapientiae
Terapia Familiar.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Entrevista Motivacional
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Terapia Familiar Estrutural
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
GENOGRAMA.
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Professora Simone Pantaleão Macedo.  Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas.
Transcrição da apresentação:

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA DANIELA TREVISAN MONTEIRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO

O QUE É: O terapeuta possui um papel de extrema importância , onde vai promover a saúde mental, o equilíbrio através de suas intervenções, ocasionando assim uma mudança individual em cada membro da família. A terapia familiar sistêmica consiste em uma abordagem terapêutica onde todos os indivíduos participam da sessão, a família funciona como um todo, onde as pessoas interagem umas com as outras e influenciam essas relações em apoio mútuo.

O QUE É: O pensamento básico sistêmico está embasado no fato de que o todo é considerado mais que a soma de suas partes, e cada parte só pode ser entendida no contexto de um todo, ou seja, se houver alguma mudança em alguma parte, vai afetar e alterar todas as outras . Isso ocorre pois a família funciona como um sistema, um complexo de elementos colocados em interação . Também sistema pois possui elementos interatuantes e interdependentes que respondem um ao outro de forma autocorretora.

PRIMEIROS CONTATOS Em uma primeira entrevista familiar o terapeuta precisa unir-se à família, criando um sentimento de amparo, de confiança, podendo assim clarear informações, negociar o contrato terapêutico e traçar junto da família os seus objetivos e as mudanças desejadas.

OBJETIVOS DA TERAPIA FAMILIAR O terapeuta familiar pode oferecer uma melhora das interações no interior do sistema familiar e fazer um processo de recodificação de mensagens, onde possibilita a maior compreensão nas suas comunicações. Também pode facilitar uma busca e descoberta de novos caminhos de relação sistêmica, incitar a todos para atuarem e descobrirem onde convém introduzir mudanças para favorecer uma evolução e um amadurecimento ao paciente identificado e em todo sistema.

ATENDIMENTOS A primeira sessão consiste no conhecimento e identificação dos membros da família, através das apresentações ao terapeuta e do terapeuta à família. Inicia-se assim uma fase de socialização onde o intuito é de construir um ambiente não ameaçador à família, conhecê-los melhor e ajudá-los a ficarem mais à vontade. Com o andamento das sessões, o terapeuta vai fazendo a identificação do problema, explorando a visão que cada membro da família tem do problema, em termos de comportamento específico, bem como as soluções que já foram tentadas. È nesse andamento da sessão que o terapeuta pode observar a configuração familiar, tentando sempre ¨trazer o problema para a sala¨, podendo assim ir clareando esse problema à todos.

ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA ELABORADA Á UMA TERAPEUTA DE TERAPIA FAMILIAR Como funciona o setting terapêutico para trabalhar com terapia familiar?  A sala tem dois sofás e várias cadeiras, é livre a escolha dos lugares para os membros da família. A partir do posicionamento dos integrantes na sala, cria-se hipóteses sobre o tipo de estrutura familiar.

ENTREVISTA Como que é feita a primeira entrevista? Primeiramente realiza-se o acolhimento das pessoas, deixando-as a vontade. O terapeuta se apresenta e faz com que todos os integrantes se apresentem, estabelece o rapport e depois o motivo da queixa. A primeira entrevista é feita com todos os integrantes de maneira a ir conhecendo-os melhor. Como é estabelecido o contrato? O contrato é estabelecido nas primeiras sessões, é combinado o sigilo, os honorários, o número de sessões ( geralmente entre 10 à 12 ), e o uso de terapia breve que faz com que a família já vá mudando nas primeiras consultas.

ENTREVISTA Como é trabalhado com o paciente identificado? O que o terapeuta familiar pode oferecer para auxiliar uma família com conflitos?  Através das técnicas mostra para a família o que não vai bem, criando juntos estratégias para amenizar os problemas. Muitas vezes o problema está mascarado, oculto e acarreta uma série de dificuldades; através do diálogo ela vai desatando os nós comunicacionais fazendo que os membros consigam se entender e mudar. Como é trabalhado com o paciente identificado? É feito a socialização do problema, trazendo a todos os integrantes o funcionamento da doença, é trabalhado para que o sujeito não seja mais o sintoma. Através da terapia se faz uma compreensão da opinião de cada um a respeito do assunto.

ENTREVISTA Como é feita a devolução: A devolução é dada para todos juntos e no final de cada sessão também é feito um feedback onde é trazido tudo o que foi discutido no dia da sessão.