Professor, Palestrante: Arildo

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Aula 2 - Transportes Prof. Arildo 2007

O transporte é um fator essencial à vida atual Ele foi importante para muitas sociedades no passado e o será mais ainda para as sociedades do futuro A adequação do sistema de transportes é assim um excelente índice do desenvolvimento econômico de um país Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 01/25

A engenharia de transportes é um dos grandes ramos de atuação da engenharia civil Estradas rodoviárias e ferroviárias, hidrovias, portos e pistas de aeroportos, engenharia de tráfego; sistemas de comunicação; modelos de planejamento em transportes, estudos de viabilidade, ... Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 02/25

Com os transportes o homem torna-se capaz de expandir os seus interesses e a sua influência sobre o mundo inteiro, e, ao lado disto, passa a ser influenciado pelos contactos com outros povos e lugares O transporte traz contribuições à economia, à atividade industrial e contribui também para o desenvolvimento cultural de uma nação Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 03/00

Ter bens onde eles são desejados e quando eles são desejados O transporte contribui para conferir duas espécies de utilidade aos bens: utilidade de lugar e utilidade no tempo Ter bens onde eles são desejados e quando eles são desejados Efeito econômico - Aumento da produtividade e redução de custos de produção Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 04/00

A Tabela I.1 da apostila mostra o efeito de produtividade crescente do homem, e a redução dos custos unitários na medida em que o sistema de transporte torna-se mais desenvolvido e complexo Os custos diários são baseados em um trabalho de Prof. E. G. Young, da Universidade de Illinois Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 05/00

FUNÇÕES ECONÔMICAS DOS TRANSPORTES Utilização de recursos naturais: Um fator contribuinte para a riqueza e poder de uma nação é o acesso e a efetiva utilização dos seus recursos naturais As matérias primas raramente são consumidas no lugar onde elas ocorrem na natureza Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 06/00

Minério de ferro extraído em Minas Gerais é transformado em aço, na Usiminas em Minas Gerais, na CSN em Volta Redonda, em Vitória e na Cosipa em Cubatão O carvão necessário à siderurgia é extraído em Santa Catarina ou importado da Inglaterra O calcário produzido em Rio Branco do Sul é levado para o Sudoeste do estado Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 07/25

A madeira de reflorestamento é transformada em pasta para a produção de papel que é utilizado em regiões distantes E ainda, na medida em que são consumidas as reservas naturais, torna-se necessário buscá-las em lugares mais distantes, ou até mesmo no exterior, como por exemplo: o cobre do Chile; o petróleo do Oriente Médio, Moçambique, Venezuela, México e Argentina; o gás da Bolívia; o potássio para os fertilizantes, ... Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 08/25

Especialização regional: O transporte torna possível a especialização regional tanto na produção de matérias primas como na de produtos acabados Regiões de produção conseguem direcionar os seus esforços para a exploração dos seus recursos locais ou para a produção de produtos específico Desta forma abrem-se novas fronteiras agrícolas, pólos industriais e agro-industriais Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 09/00

Novos mercados tornam-se disponíveis pelo transporte de e para as regiões de produção especializadas Descentralização: Muitas indústrias mudam-se de centros tradicionais de produção especializada Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

Tempo como fator econômico: A utilidade de tempo, de entrega de bens ou de movimento de pessoas, no tempo desejado, está se tornando cada vez mais importante Frutas frescas e vegetais são transportados através dos continentes e oceanos, em rápida velocidade Atrasos no trânsito causam perdas em quantidade e em valor de mercado dos produtos Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

Sociológicos: O progresso segue as linhas de comunicação Potência e energia: O domínio sobre potência e energia é um aspecto essencial de nossa sociedade Quantidades ilimitadas de carvão, gás, e óleo combustível são necessários para prover energia para indústrias, e para prover calor e luz para residências, edifícios públicos e comerciais Sociológicos: O progresso segue as linhas de comunicação Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

As populações tendem a se desenvolver ao longo das vias de transporte As margens de rios, lagos, e bons portos oceânicos e o cruzamento de vias terrestres foram escolhas naturais Civilizações antigas floresceram ao longo do mar Egeo, no vale do rio Nilo, e no contorno do mar Mediterrâneo Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

Em cada estação do ano movem-se turistas para lugares distantes A rede ferroviária e uma moderna rede de estradas rodoviárias e aéreas promoveram o desenvolvimento de centros populacionais no Sul, no Sudoeste, e no Oeste e em outras partes do continente norte-americano, em regiões que eram até então pouco povoadas Em cada estação do ano movem-se turistas para lugares distantes As viagens aéreas têm tornado possível passar férias no exterior dentro de períodos de férias de duas semanas Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

Culturais:. Diferenças de cunho mundial tem diminuído através do contacto em viagens e da disseminação de material impresso, filmes e produtos da indústria Políticos: Do ponto de vista político, o transporte desenvolve um sentido de unidade nacional A garantia da manutenção da integridade do território brasileiro depende da existência de uma ampla rede de transportes Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 00/00

A INDÚSTRIA DOS TRANSPORTES Os sistemas de transportes formam parte de um complexo amplo e variado de processos produtivos O mais comum e familiar reside no uso do automóvel sobre ruas e estradas Pequenos comerciantes, lojas e indústrias podem dispor de meios próprios de transporte Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 17/00

TRANSPORTE E O INDIVÍDUO Com uma rápida reflexão o leitor ficará surpreendido com as íntimas implicações que tem o transporte em suas necessidades, confortos e comodidades pessoais, assim como nas de sua família e vizinho O custo de quase tudo que se compra é determinado em parte pelo custo e pela disponibilidade de transporte Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 18/00

Como engenheiro, você pode ser chamado para projetar e construir estradas, ou equipamentos para agências de transporte, ou para planejar o uso de transporte em algum outro projeto Como empresário, pode ter que selecionar o tipo de transporte que dará o mais econômico e eficiente acesso a matérias primas e a mercados para os seus produtos acabados Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 19/00

O TRANSPORTE COMO AGENTE DE COORDENAÇÃO E INTEGRAÇÃO O estudante precisa conhecer os princípios fundamentais dos transportes e das relações que governam este componente essencial na sua sociedade O TRANSPORTE COMO AGENTE DE COORDENAÇÃO E INTEGRAÇÃO O sistema de transportes pode ser considerado como um agente de coordenação e integração Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 20/00

O transporte liga a população ao uso da terra e integra todo o país, e num sentido mais amplo, o mundo inteiro em uma imensa unidade produtiva Em princípio ele poderia unir o mundo todo, a menos das barreiras políticas e sociais Professor, Palestrante: Arildo Divisão, Departamento, Seção DACOC Slide: 21/00

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