Lei nº 11.079, de 30.12.2004 Decreto nº 5.385, de 04.03.2005 Financiamento Projetos de Infra-estrutura: Financiamento Corporativo, Project Finance e Parcerias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Advertisements

em Energias Renováveis
23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
Diretoria de Crédito e Recuperação de Ativos JUL/2002 CUSTO JURÍDICO NO CRÉDITO IMOBILIÁRIO.
Gerenciamento de Riscos e Aproveitamento de Oportunidades
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
Project Finance no Brasil
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
PPP na Infra-Estrutura Pública
Mercado Financeiro Finalidade básica: Forma de atuação: Agentes:
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia
Parceria Público-Privada e Project Finance no BNDES
Fonte Nova – Copa 2014 – Salvador/Bahia/Brasil
Análise Setorial Cristina Junqueira.
FINANÇAS CORPORATIVAS
CONCEITOS ESSENCIAIS DO PROJECT FINANCE:
1 BNDES 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores Renda Fixa e Variável como Instrumento de Acesso ao Mercado de Capitais Sergio Földes Guimarães.
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
VI VIGOV/SUHAB FINANCIAMENTO À PRODUÇÃO 1.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE TESOURARIA
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
Questões sobre SFN.
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
EFICIÊNCIA QUE MOVE O MERCADO..
Aula 10 e 11.
MERCADO FINANCEIRO.
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
Programa de Financiamento às Exportações
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Fontes de Financiamento
PEC. PEC Fonte de recursos: SBPE e FGTS PLANO EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEC OBJETIVO Linha de Crédito para financiamento à produção de empreendimentos.
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Instituições Financeiras do SFN
CONFERÊNCIA SOBRE SECURITIZAÇÃO DO BRASIL MERCADO IMOBILIÁRIO NOVAS PERSPECTIVAS APRESENTAÇÃO: FERNANDO PINILHA CRUZ IMN OUTUBRO/
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Eduardo Karrer (Presidente) El Paso Energia do Brasil
$ Jogo do Milhão.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
Macroeconomia Política Fiscal
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Agenda ANBIMA/BNDES de Apoio ao Mercado de Capitais de Renda Fixa Atraindo recursos privados para o financiamento dos investimentos de longo prazo Ministro.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Mercado do Títulos Público
DEBÊNTURES PODEM SER CLASSIFICADAS: Garantia:
Workshop: Todos juntos por um Brasil mais acessível Atuação do BNDES Brasília, 16 de novembro de 2015.
Sociedade Anônima Características
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Sustentabilidade Econômica Parque Olímpico
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Roberto Zurli Machado Chefe do Departamento de Telecomunicações 30 de maio de 2003 Florianópolis Banco Nacional.
Concorrência, tarifas e consolidação de mercado: o papel do agente regulador Luiz Guilherme Schymura de Oliveira O Desafio das Telecomunicações no Brasil.
FINANCIAMENTO DE PPPs NO BRASIL Henrique Amarante da Costa Pinto 11 de maio de 2010.
O que é ? SCPARCERIAS SCPARCERIAS S/A Parceria Público-Privada – PPP (Governador, Luiz Henrique da Silveira, 2005)
Principais marcos do FGP/PR 11/01/12: 1ª Lei de PPP (nº /2012) 02/01/14: Lei da Conta Garantia (nº /2014) 03/07/14: Lei que define a Fomento.
André Dabus – 15/09/2015 “Concessões e Parcerias: Ampliação das Oportunidades de Negócios”
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Lei nº 11.079, de 30.12.2004 Decreto nº 5.385, de 04.03.2005 Financiamento Projetos de Infra-estrutura: Financiamento Corporativo, Project Finance e Parcerias Público-Privadas (PPP)

Modelos de Estruturação Financeira Longo Prazo + Capital Próprio (Equity) Estrutura “Tradicional” de Financiamento: Construção / Operação Empréstimo Ponte (construção) através de (consórcio) de agente(s) financeiro(s) Empréstimo para implantação (Full recourse: FC) + Capital Próprio (sócios) Estrutura “Híbrida”: Empréstimo de Longo Prazo para Operação (PF limited recourse) Envolve elementos de Corporate Finance e Project Finance

Tomador Poupador Mercado de Capitais e Financeiro Tomador Intermediário Poupador 7

Recuperação de Crédito na Execução contrato ação ordinária sentença (certeza (+/- 5 anos) e liquidez) sentença ação de execução notificação (ou título de (até 2 anos) crédito) penhora/garantia avaliação hasta pública/leilão créditos privilegiados (trabalhistas, fiscais etc) crédito do executante

Ordem: Credores: Classificação dos Créditos na Falência 1ª Trabalhistas 2ª Fiscais (União, Est e Mun) 3ª Garantia Real 4ª Privilégio Especial (ex. CCI) 5ª Privilégio Geral (ex. gar. flut.) 6ª CONCORDATA Quirografários (sem prefer.) 7ª Tomadores subordinados S/A 8ª Sócios

Estrutura Básica de Project Finance e de PPP Poder Concedente/ Estado Usuários Seguradoras Concessão Regulação Seguro Construção Performance Operação Financiadores (Locais e Externos) Contratos Fornecimento Sociedade de Propósito Específico ou SPE / SPC Contrato Construção Construtor (empreiteiras) Financiamento Operador (ex. CCR) Fornecimento Seguro Garantia Contrato Operação Recursos Ações Equipamentos Investidores (Locais e Externos) Fornecedores Controladores “SPONSORS” 6 8

Investimentos A disseminação do Project Finance no Brasil ocorre quando o mercado de capitais internacional entra em uma trajetória descendente. Papel do BNDES. Marcos legal e regulatório não se apresentavam suficientemente capazes de mitigar os riscos

Exemplo: Competição entre Bandas A x B Privatização: marco inicial deste estudo- 1997 Amazônia Celular x (NBT) Norte Brasil Telecom BCP Nordeste x TIM TCO x Americel Maxitel x Tele Leste Telemig x Maxitel ATL x Telefonica BSE (BCP) x Telesp Celular TIM x Global Telecom Telet x CRT Tess x Telesp Celular

Universo Pesquisado em Telefonia Celular Banda B 109 contratos: 13 CAC, 6 FINEM, 30 repasses, 3 CSVM, 7 pontes, 6 consórcios, 37 CDCoA e 7 auditorias. Todos com registro público. Banda B: 9 SPE. 13 bancos e 7 consórcios. O exame empírico dos contratos com o BNDES, de 1997 a 2001 prova que a implantação dos projetos de telefonia móvel Banda B no Brasil não foi financiada exclusivamente nem em bases de corporate finance (mantido na fase de construção) nem somente no seu fluxo de caixa (utilizado na fase de operação), descaracterizando o project finance puro, mas definindo uma nova forma híbrida de engenharia financeira, vista com conforto sob a ótica dos credores e suficiente para o sucesso de seus objetivos.

Regulação e Fiscalização Project Finance - Modelagem Investidores ESTADO Regulação e Fiscalização Capital 25% Empréstimos Construtores 75% SPC / SPE Special Purpose Company Financiadores Fornecedores Operadores Receitas/Serviços Produto Final Trustee $ $ $

Tesouro ou Fundo Fiscal Exemplo de Esquema Operacional de PPP ESTADO Sócios Privados Regulação e Fiscalização 25% Empréstimos Construtores 75% SPE ou Empreendimento BNDES e Outros Fornecedores Operadores Agente Fiduciário Receita Operacional C/C ou Fundo. Colchão de liquidez Atingimento de metas contratuais Tesouro ou Fundo Fiscal

Risco versus Evolução da Operação Inexistência de Receitas / Receitas Iniciais Receitas em Fase Experimen tal Receitas Crescentes, Estabilizadas ou em Queda Projetos Novos “Greenfield” Projetos Ampliação Modernização B A C Fase de Implantação Risco Elevado Início Operação Médio Risco Operação Curso Normal A - Operação Satisfatória (Receita Estabilizada) B - Operação Insatisfatória (Receita Abaixo Previsto) C - Operação Bem Sucedida (Receita Acima do Previsto)

2 - execução por não pagamento Fundo como Mitigador de Risco Político 1 - Pagamento ordinário da PPP do Estado para a SPE – se falhar… Poder Público - Tesouro SPE Fundo de garantia ou de liquidez 2 - execução por não pagamento 4 - Cobra do Estado 5 – Reposição do Fundo pelo Estado 3 - Fundo paga SPE Direito Público Direito Privado

Estrutura da Operação com Companhia de Ativos SPE Cia. de Ativos ou Fundo Contrato de C&V de recebíveis Dívida Receitas Concessão Construtores Fornecedores Bancos pagamento Construção ou prestação de serviço

Project Finance : Riscos Destaque para uma maior exigência ambiental relativa aos projetos de infra-estrutura.

Caso de Telecomunicações - AMERICEL BNDESPAR FUNDOS (Opportunity) BCI TIW ANATEL BB AMERICEL NORTEL BNDES PROMON BOZANO BOAVISTA CREDIBANCO SUBFORNECEDORES UNIBANCO USUÁRIOS DE BANDA B

ALM -Asset Liability Management

Fundos de Pensão - Aplicações de longo prazo Título de Mercado Financiamento direto corporativo ou através de debêntures com garantia firme de colocação (Banco Comercial) Até 35 anos ou 420 meses Put contra fundo fiduciário privado ou cia de ativos SPE Repactuação e Call de instituições financeiras públicas Não há PPP na fase de implantação Empréstimo Ponte a Taxa de Mercado e garantias tradicionais Taxa Mercado após Repactuação com mitigação de risco político ou migração para project finance

PPP e os Agentes Financeiros Condições: (desde que haja aquisição de equipamentos e serviços brasileiros) Estrutura de financiamento: Máximo de 80% (90% IDH baixo) de funding de agentes financeiros públicos (AFP) e de fundos de pensão com patrocinador público; Definição de percentual de risco direto do AFP; Parcela restante na forma de financiamento indireto (agentes financeiros privados sindicalizados). Prazos de Financiamento: Total: média de 11 anos; Carência: até 6 meses depois de entrar em operação.

Equity: Garantias: Sindicalização: PPP e os Agentes Financeiros 20 % mínimo; 30% desejável. Garantias: Usuais: recebíveis, ações, ativos etc. Possibilidade de compartilhamento; Sindicalização: Pelo menos mais uma instituição financeira aportando recursos e com experiência em Project Finance. Constituição de conta centralizadora de recebíveis e eventual recebimento direto do empenho em agente fiduciário participante do consórcio de agentes financeiros.

Aspectos a serem considerados em uma PPP: PPP e os Agentes Financeiros Aspectos a serem considerados em uma PPP: Processo demorado e complexo (Riscos: Meio Ambiente, Regulatórios e Políticos) ; Reunir atores, inclusive bancos, desde o início do projeto (antes da adjudicação), multisourcing; Governança Corporativa, covenants,Step-in; O fluxo de caixa do projeto e da contrapartida como base da análise de risco do projeto; Ainda assim utilizar instrumentos de corporate finance, especialmente na fase de implantação.